Saiba Como Trazer Sua Empresa Para o Nível da Maturidade Digital

10/12/2018 by in category Anuncia via agência Google Partner with 0 and 1
Home > Blog > Anuncia via agência Google Partner > Saiba Como Trazer Sua Empresa Para o Nível da Maturidade Digital

Quer aumentar os lucros de sua empresa? Está ansioso por diminuir as despesas? Sua empresa precisa de maturidade digital.

No empenho de aumentar os lucros e diminuir despesas publicitárias, muitas empresas decidem divulgar seus negócios na internet por meio de agências Google Partner. Talvez este seja o seu caso.

Ainda assim, você talvez se pergunte o que precisa fazer para manter sua empresa em constante estágio evolutivo. Afinal, os hábitos dos consumidores mudam a cada dia. Isto sem falar na concorrência cada vez mais acirrada.

Por isso, a melhor receita para aumentar os lucros e diminuir as despesas é conduzir sua empresa para a maturidade digital.

Assim, pergunte-se: “Minha empresa atingiu o nível de maturidade digital? O que preciso fazer para que ela amadureça e não fique para trás?”

O Que É a Maturidade Digital?

A maturidade digital é caracterizada por empresas orientadas pelo data-driven. O que é o marketing data-driven? É uma estratégia onde as decisões de marketing são orientadas a partir da análise de informações (ou dados) recolhidos dos clientes. Com isso, todos os sinais da navegação e consumo dos clientes são recolhidos e transformados em informação estratégica para influenciá-los na hora certa.

Muito se fala sobre a maturidade digital e o data-driven. Uma busca na internet e você verá diversos artigos abordando este assunto.

Mas na prática, poucas empresas no Brasil se orientam por esta estratégia, especialmente quando comparadas com outros países. Um estudo do Google e do BCG (Boston Consulting Group) mostra isso claramente.

No Brasil, apenas 25% dos gastos de marketing são direcionados para o digital. Em outros países, como o Reino Unido, este número chega a 61%.

Gastos marketing direcionados para digital

E quanto à sua empresa, como estão os gastos de marketing?

Estágios de Maturidade Digital

Foi desenvolvido um método para classificar as empresas de acordo com seu nível de maturidade digital.

São 4 níveis:

  • Nascente: são as empresas que criam suas campanhas usando somente dados de clientes gerados por terceiros;
  • Emergente: utilizam dados gerados e mantidos pela própria empresa, além de mídia programática;
  • Conectado: empresas que exploram dados a partir de diversos canais;
  • Multimomento: estágio em que as empresas aproveitam os dados para executar as estratégias no nível de cada cliente, individualmente.

Por Que Se Preocupar Com o Digital

As pessoas são receptivas aos Links Patrocinados… desde que eles estejam adequados às necessidades e desejos dos consumidores.

No Brasil, segundo um estudo do BCG, 75% dos consumidores entrevistados clicam em Links Patrocinados que refletem seu interesse e necessidade. E 56% declaram estar inclinados a clicar em anúncios digitais.

Cliques em anúncios de Links Patrocinados

Mas aí entra a necessidade das campanhas publicitárias orientadas segundos os princípios da maturidade digital. Quando isso acontece, a empresa lucra mais.

Resultados alcançados por empresas multimomento

Pesquisas mostram que empresas que estão no estágio Multimomento têm uma eficiência até 30% maior. E o aumento das receitas chega a 20%.

Como Levar Minha Empresa À Maturidade Digital

Existem alguns passos importantes que precisam ser tomados para que sua empresa possa ser classificada como madura, em sentido digital.

Interligar Online e Offline

Os dados estão disponíveis a partir de diversas fontes (na internet e no offline). A maturidade digital exige combinar os dados provenientes de todos estes canais.

Uma boa integração fará com que você tenha uma visão holística dos seus consumidores, em todos os estágios da jornada de compra.

No entanto, 77% das empresas não interligam os dados online e offline.

Personalizar no Nível do Cliente

Como mencionado, o estágio Multimomento da maturidade digital adapta as campanhas publicitárias no nível do indivíduo. As fontes de dados conhecidas como First-Party Data e Third-Party Data são bastante úteis neste momento.

As campanhas do Google Ads oferecem recursos para aproveitar os dados e personalizar as estratégias no nível do cliente.

Mas as pesquisas apontam que pouquíssimas empresas no Brasil personalizam suas campanhas desta forma. Na verdade, segundo o estudo do Google e BCG, apenas 9% das empresas estão aproveitando as avançadas técnicas de personalização.

Atribuir o Valor Correto

Os pontos de contato do consumidor com sua empresa acontecem em diversos momentos e canais. Entra aí a necessidade de possuir um modelo de atribuição sofisticado, que realmente mostre o valor de cada ponto de contato para a conversão final.

No entanto, a maioria das empresas no Brasil não possui métodos de atribuição eficientes. Isto prejudica os resultados, dando uma visão distorcida dos anúncios e canais mais valiosos na jornada de conversão.

Consultoria Para a Maturidade Digital

Sem dúvida, para você conseguir elevar suas campanhas publicitárias para o nível multimomento da maturidade digital, precisará de apoio de uma consultoria altamente especializada.

É por isso que você anuncia por meio de uma agência Google Partner. Mas você sabia que o Google oferece uma certificação adicional, o Google Partner PREMIER? O selo PREMIER é concedido às agências que alcançaram resultados superiores na gestão das campanhas de Links Patrocinados do Google Ads.

Selo Google partner premier

Além disso, como visto, a maturidade digital exige entender o valor de atribuição em todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Por isso, uma agência que alcançou o grau máximo de Certificações Google Ads, conquistando as 8 certificações, tem muito mais a lhe oferecer.

Ficou curioso? Saiba mais sobre as 8 certificações Google Partner.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso