Seja Encontrado Por Consumidores Indecisos Com o Google Ads

08/11/2016 by in category Conversão with 0 and 0
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Há um grande número de consumidores que não tem ideia de que produtos comprar. Eles buscam inspiração na internet. Como sua empresa pode atender esta demanda ao anunciar nos Links Patrocinados?

Consumidores indecisos– Todos sabemos que, durante a tomada de decisão sobre compras, especialmente em períodos de fim de ano, os usuários recorrem às buscas na web. O mecanismo de busca do Google passa a receber um crescente número de visitantes que procuram por produtos para presentear parentes e amigos.

– Mas os fatos apontam que grande parte dos usuários, ao iniciar esse ciclo de compras, não tem a mínima ideia do que pretendem adquirir. Portanto, recorrer ao Google envolve muito mais do que a busca por produtos para comprar. Isto também se relaciona a busca dos clientes por inspiração quanto ao que adquirir.

Grupos de Consumidores: Decididos e Indecisos

– Podemos, neste momento, e de forma resumida, classificar os consumidores em dois grandes grupos:

  • Consumidores que sabem exatamente o que querem ao pesquisar no Google;
  • Consumidores que buscam inspiração quanto ao que adquirir, estando abertos a sugestões.

– Sua empresa talvez já esteja preparada para receber visitantes que procuram por sua marca ou por palavras-chave fortemente relacionadas ao seu negócio.

– Mas e quanto aos prospectivos clientes que não sabem o que comprar? Até que ponto esses consumidores indecisos são valiosos para o seu negócio ao anunciar nos Links Patrocinados do Google Ads? Como se preparar para captar esta importante parcela do público-alvo ao anunciar no Google?

Características dos Consumidores Indecisos

– O Google chama este micro-momento de I-Need-Ideas. A empresa utilizou um diagrama para apresentar este consumidor em busca de inspiração, no funil de conversão. A imagem abaixo mostra os passos de uma consumidora em busca de sugestões de presentes para sua irmã, passando pelo mecanismo de pesquisa, blogs e finalmente o e-commerce.

– Outra característica deste grupo é que eles passam a ser mais específicos, à medida que descobrem produtos interessantes e vão obtendo mais informações sobre eles. Por exemplo: um consumidor, ao pesquisar um produto para presentear um familiar, achou interessante adquirir um smartphone. As pesquisas iniciais talvez especifiquem somente o termo “smartphone” e o sistema operacional “Android”. Adquirindo mais informações sobre o produto, o usuário passa a ser mais específico em sua consulta, utilizando termos relacionados ao tamanho da tela, memória, preço, entre outros.

Consumidores indecisos nos links patrocinados– A empresa que consegue se aproveitar do momento de indecisão dos usuários será aquela com maior potencial de aparecer na hora certa. Páginas de destino com sugestões de presentes podem ser uma boa opção. Além disso, as estratégias de Links Patrocinados precisam incluir termos amplos de pesquisa já que, como vimos, tais consumidores são poucos específicos em suas buscas iniciais.

– Adicionalmente, segundo o Google Ads, no ambiente mobile, cresce o número de usuários deste grupo que utilizam termos como “o melhor presente”.

Pesquisas Mais Aprofundadas Antes da Compra

Pesquisa aprofundada antes da compra– Outro comportamento característico destes consumidores é a pesquisa aprofundada por um produto, antes de se decidir pela compra. Ou seja, o fato do cliente ter feito uma pesquisa por “smartphone”, clicado em seu Link Patrocinado, não significa que ele está a um passo da conversão. Ele pode estar em um período de pesquisa avançada, procurando informações sobre o produto pelo qual demonstrou interesse. E, muito provavelmente, vai deixar seu site em busca de mais dados sobre o produto em questão. Como você faz para que o cliente se lembre de você quando finalmente se decidir pela compra? Utilizando anúncios de Remarketing. Com o Remarketing, os anteriores (e até então indecisos consumidores) podem encontrá-lo novamente, em qualquer hora, lugar ou dispositivo que estiverem utilizando.

– Assim, os comerciantes e varejistas online que estiverem preparados para atender os consumidores em seus diferentes estágios ao longo do funil de conversão, muito provavelmente, conseguirão alcançar maiores vendas durante o período das compras.

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