Como Divulgar Livros, Editoras e Livrarias no Google

07/04/2021 by in category Dicas, Segmentos do Mercado with 0 and 2
Home > Blog > Dicas > Como Divulgar Livros, Editoras e Livrarias no Google

Deseja vender livros pela internet? Veja como usar o Google para divulgar livros, editoras e livrarias na web.

Os livros estão entre os produtos mais vendidos na internet. De fato, isto abre uma grande oportunidade de lucros para livrarias, editoras e escritores independentes.

No entanto, com a grande concorrência, como você pode vender livros pela internet para os consumidores ansiosos por uma boa leitura?

O Google tem a solução ideal para você: o Google Ads.

Por que anunciar livrarias no Google Ads

Uma das grandes vantagens de anunciar editoras e livrarias no Google é que seus anúncios aparecem apenas quando as pessoas procuram por livros.

Por exemplo, quando a pessoa pesquisar um livro pelo título, você pode exibir um anúncio que leva a pessoa para a página de venda da obra que ela procura.

Mas além de criar anúncios para livros individuais, você também pode anunciar categorias como “ficção”, “autoajuda”, “infantil”, e assim por diante.

Assim, por exemplo, se uma pessoa pesquisar por “livros infantis” no Google, ela pode ver um anúncio apontando para uma página com diversos livros infantis da sua livraria ou editora.

anúncios de livros infantis no Google

Para começar a divulgar livros no Google, você precisa criar uma conta no Google Ads.

Depois disto, você precisa criar as campanhas e anúncios, incluindo configurações de segmentação e exibição.

Vantagens de divulgar livrarias no Google

1. As pessoas usam o Google para procurar livros

Os livros estão entre os produtos mais vendidos na internet. Isto significa que as pessoas estão no Google, neste exato momento, procurando pelos livros da sua editora ou livraria.

Por exemplo, milhares de pessoas pesquisam todos os meses por categorias de livros:

volume mensal de buscas por categorias de livros

Em outros casos, a pesquisa é pelo título da obra:

volume mensal de buscas por títulos de livros

2. Anúncios de livros com imagens da capa

Em alguns casos, os anúncios aparecem com fotos da capa do livro.

anúncios com imagens de livros

Isto ajuda a pessoa a encontrar o que procura, além de tornar o anúncio mais chamativo.

3. Você paga somente se clicarem no anúncio da livraria

O Google usa o sistema de Custo Por Clique (CPC). Assim, o anunciante de uma livraria só paga quando as pessoas clicarem nos seus anúncios.

E quanto você paga por clique? Você decide. Com base em seu orçamento, você define um valor máximo que está disposto a pagar por clique.

4. Anúncios de qualidade gastam menos

Visto que o Google preza pela boa experiência dos usuários, anúncios de qualidade são privilegiados.

Além de ocuparem as melhores posições, o custo por clique de anúncios de qualidade tende a ser menor.

Por isso, vale a pena contratar uma agência certificada Google Partner para administrar suas campanhas.

5. Total controle na veiculação dos anúncios

Com o Google Ads, você tem total controle sobre a exibição dos anúncios da editora e dos livros.

Com apenas um clique, você pode pausar campanhas inteiras ou anúncios individuais. Da mesma forma, campanhas podem ser reiniciadas com apenas um clique.

6. Você decide onde os anúncios vão aparecer

Quais são as regiões que você atende? Você pode selecioná-las para que os anúncios de livros apareçam apenas nestes locais.

Desde um bairro até o mundo inteiro, você tem total controle sobre em que cidades, estados e países os anúncios vão aparecer.

7. Programação de dias e horários

De modo geral, e-commerces costumam exibir anúncios 7 dias por semana, 24 horas por dia.

No entanto, pode ser que você anuncie uma livraria local e prefira aparecer somente em horário comercial.

Fique tranquilo! Ao anunciar livrarias na internet, você escolhe os dias e horários em que os anúncios podem aparecer.

8. A inteligência artificial do Google trabalha para sua livraria

O Google possui um aprendizado de máquina avançado. Isto significa que sua inteligência é alimentada em tempo real.

Portanto, ao divulgar uma editora na internet, o Google aprende mais e mais sobre seu público e seus interesses. Isto é importante para ajudar a segmentar as pessoas certas.

Além disso, dependendo do tipo de anúncio que você escolhe, o Google utiliza o aprendizado de máquina para ajudá-lo a criar títulos e descrições que vendem mais.

9. Anúncios em diversos sites parceiros

Mas, você não precisa se limitar à rede de pesquisa do Google.com. Com o Google Ads, você pode divulgar seus livros em toda a internet.

Isto inclui alguns dos milhões de sites parceiros do Google. De fato, com a segmentação por interesse, você consegue selecionar as categorias dos sites onde seus anúncios devem aparecer. Por exemplo, você pode escolher sites de literatura para exibir anúncios de romances literários.

Além disso, no YouTube, você consegue exibir anúncios em vídeo da sua editora ou livraria.

Ao divulgar livros e livrarias, atenção às Políticas de Publicidade

Ao anunciar uma livraria na internet, um dos fatores que você precisa analisar é o conteúdo dos livros.

Afinal, se o tópico do livro estiver entre assuntos proibidos, existe uma chance do Google reprovar os anúncios.

De fato, é preciso ter muito cuidado neste hora! Afinal, violações recorrentes podem fazer com que o Google suspensa sua conta. Em resultado, todos os seus anúncios são bloqueados.

Coloque livros e livraria na 1ª página do Google

Em resumo, o Google Ads é uma maneira rápida e barata de atingir o público interessado em comprar livros.

Para as livrarias, editoras e escritores independentes, isto significa um aumento nas vendas dos livros.

Portanto, entre em contato conosco e comece a anunciar livros no Google hoje mesmo.