Google Afirma Prever Sucessos de Bilheteria nos Cinemas

07/06/2013 by in category Dicas with 0 and 0
Home > Blog > Dicas > Google Afirma Prever Sucessos de Bilheteria nos Cinemas

Já tem planos para assistir alguma estreia nos cinemas? O Google arrisca dizer quem serão os campeões de bilheteria

– Não importa o quanto os estúdios de cinema desejem isso, não há uma bola de cristal para adivinhar quanto seus filmes de estreia alcançarão em termos de bilheteria, e quanto dinheiro arrecadarão. Bem, na verdade, há algo que pode ser tão útil quanto: o Google. Qual será o grande sucesso do cinema na próxima semana? As pesquisas no Google revelam-se uma importante métrica para isso – e com uma precisão surpreendente.

– Segundo um estudo divulgado pelo Google, o motor de busca afirma ter a capacidade de prever o desempenho de um filme, em sua semana de estreia, com uma precisão que chega aos 92%. Tudo isso, baseado nas consultas no seu mecanismo de busca, nas buscas pelos trailers e nos cliques recebidos nos Links Patrocinados do Google Ads.

A Base do Relatório

– No ano de 2012, o Google avaliou os 99 filmes que foram campeões de bilheteria nos cinemas. Após isto, relacionou tais dados com o volume de pesquisa e cliques nos anúncios pagos em seu mecanismo de busca, somente na semana que antecedeu a estreia. A relação entre pesquisa no Google e bilheteria nos cinemas é incrivelmente próxima, como pode ser visto no gráfico abaixo.

– Segundo o Google, se um filme receber 250.000 consultas a mais do que um concorrente com estreia marcada para a mesma semana, isto significará que o filme com maior número de buscas gerará cerca de US$ 4,3 milhões a mais do que o outro longa-metragem. Isto no tocante às consultas ou pesquisas realizadas pelos usuários. Com relação aos cliques nos Links Patrocinados, o Google também arrisca fazer algumas previsões. Segundo o mesmo relatório, se um filme receber 20 mil cliques a mais do que seu concorrente, é esperado que ele gere US$ 7,5 milhões a mais durante o fim de semana de sua estreia.

– O documento destaca que o ano de 2012 teve uma pequena diminuição de 9% no número de lançamentos no cinema. No entanto, a despeito desta queda, o número de pesquisas por filmes, no mesmo ano, teve um aumento de 56%. Isto revela um engajamento maior das pessoas com as mídias digitais, e um apetite maior por informações que podem ser alcançadas por meio das buscas no Google, o que reforça a necessidade da publicidade digital baseada nas redes de pesquisa.

– Ainda falando sobre oportunidades publicitárias, o documento destaca que 48% dos espectadores decidem que filme assistirão no mesmo dia em que planejam ir ao cinema. Isto abre uma oportunidade de marketing para a divulgação de filmes no Google, que podem gerar conversões praticamente imediatas.

– Ainda que o mecanismo de busca do Google não seja uma métrica infalível para cineastas e produtores, este estudo reforça a importância de variar o conteúdo cinematográfico disponibilizado na internet, além de vislumbrar quais serão os possíveis resultados com base nas pesquisas e nos cliques nos Links Patrocinados do Google Ads.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso