– Uma iniciativa do Google foi lançada para fazer frente a forte concorrência da Amazon na venda de produtos na web. Com isso, vemos a batalha se intensificando no ambiente do varejo online.
– Como sabemos, a Amazon é um gigante dentre as plataformas de consumo. E também domina o mercado de compras por voz. O Amazon Alexa é o seu braço direito, realizando tarefas por meio de comandos de voz, e desempenhando papel essencial neste processo.
– Mas o domínio soberano da Amazon nesse mercado fez com que o Google desenvolvesse estratégias para uma competição mais acirrada.
– Surge, então, o Shopping Actions para varejistas online.
– A Amazon permite um simplificado sistema de compra por voz. O Shopping Actions também. Mas devemos ter em mente que um dos seus principais diferenciais, é que o Google permite a compra com diversas lojas do varejo online.
– O Shopping Actions amplia as opções de compras com varejistas, além de melhorar relacionamento com comerciantes online.
– E, para tanto, o Google não economizou recursos. Para beneficiar usuários e clientes, o Shopping Actions aproveita outras plataformas do Google. Com este movimento, as plataformas de Pesquisa (Search), Assistant e Google Express são unificadas visando entregar a melhor experiência para usuários. Com esta união, os recursos destas ferramentas que integram o Shopping Actions são:
– Temos assim um carrinho de compras universal.
– Desde 2017, o Google já havia criado parcerias com alguns gigantes do e-commerce (como o Walmart). Tais parcerias possibilitaram as compras por voz. Assim, por exemplo, usuários do Google Assistant podem encomendar produtos do Walmart via dispositivo móvel. Também podem realizar tais pedidos pela caixa de som conectada ao Google Home.
– Agora analise estas vantagens: as compras ativadas por voz são aprimoradas pelo histórico de pedidos de compras. As informações de pagamento são salvas nas contas do Google do cliente. Na prática, isto significa que o usuário poderá ver recomendações de compras personalizadas, levando em consideração suas compras anteriores. E as credenciais de pagamentos anteriormente salvas permitem o check-out imediato e universal entre dispositivos (seja ele mobile, desktop ou dispositivo Google Home). Este uso inteligente do aprendizado de máquina dá aos clientes uma experiência de compra mais personalizada e intuitiva.
– Auxílio para pesquisar produtos, criar listas de compras (que podem ser, inclusive, compartilhadas) e realizar o check-out – tudo isso com uma facilidade e velocidade nunca vista antes. Temos a receita para transformar clientes ocasionais em clientes leais.
– E tudo isso, evidentemente, permite aos varejistas melhorarem seus negócios online.
– A principal vantagem para os varejistas já foi mencionada acima: clientes altamente satisfeitos com o simplificado processo para realizar suas compras.
– Mas as vantagens não param por aí.
– Quando um cliente perguntar para o Google onde ele pode comprar determinado produto, as lojas associadas ao Shopping Actions aparecem em destaque, em primeiro lugar. Esta parceria com o Google permite a tais varejistas aumentar sua exposição e número de vendas por comandos de voz.
– Outro ponto que devemos dar atenção é que grande parte do processo de vendas está nas mãos do Google. Quando o processo de venda chega ao varejista online, ele já recebe todas as informações sobre pedidos, entrega e pagamento. Assim, o Google atua como um vendedor online com ampla experiência em entender o que os clientes realmente precisam.
– Vemos assim que o Shopping Actions não quer apenas simplificar o processo de compra dos usuários em seus dispositivos móveis. Ele também quer otimizar os negócios dos comerciantes online.
– No Google Ads, os anunciantes pagam pelos cliques recebidos nos anúncios. É por isso que o sistema é conhecido como PPC (pay-per-click). Mas isso não acontece no Shopping Actions que utiliza outro modelo. Neste sistema, o Google participa do lucro das vendas, como um associado da empresa. Assim, o varejista não paga por cliques, muito menos por impressões. Mas paga por vendas. É o PPS (pay-per-sale).
– Isto reflete o modelo da Amazon que também obtém uma porcentagem das vendas.
– Já existem dezenas de grandes varejistas online participando do Google Express. Além disso, com os resultados positivos, a lista está crescendo rapidamente. Estas mesmas empresas também participam do Shopping Actions. Desta forma, os produtos destes comerciantes são exibidos para usuários em suas buscas no Assistant e Google Home.
– Empresas que já participam deste programa observaram um aumento nas conversões, além de um custo menor.
– Além disso, o Google anuncia que percebeu um aumento de 30% no volume das listas de compras dos varejistas que participam do Shopping Actions.
– O programa não está disponível mundialmente, mas deve se expandir rapidamente para mais e mais países.
– Segundo declaração oficial do Google, o número de pesquisas por “onde comprar” cresceram mais de 85% nos últimos dois anos. E esta é uma tendência crescente. Isto significa que uma parcela significativa do público-alvo de sua empresa pode estar em seus dispositivos móveis, neste exato momento, perguntando para o Google onde comprar os produtos que você oferece.
– Quando o Google responder para estas pessoas, o que acha de sua loja aparecer em primeiro lugar? E melhor ainda, o que acha de pagar para o Google somente se elas comprarem seus produtos?
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