Como gerenciar anúncios no Google e no YouTube durante a COVID-19

21/05/2020 by in category Google Ads with 0 and 1
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Neste guia, confira dicas valiosas sobre como gerenciar suas campanhas no Google Ads e YouTube durante a pandemia do coronavírus.

O mundo todo está respondendo à atual pandemia do coronavírus (COVID-19). E isto afeta empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Portanto, se você anuncia seus produtos ou serviços na internet, o que precisa levar em consideração? Será que é necessário realizar ajustes na mensagem dos anúncios gráficos, de texto e em vídeo?

Este artigo foi desenvolvido exatamente para esta finalidade: servir de guia para você adaptar suas campanhas do Google Ads e YouTube durante a COVID-19.

Dicas para adaptar publicidade durante a pandemia:

Antes de Tudo, Onde Estão Suas Personas?

A COVID-19 causou um impacto gigantesco em diversos cenários. E isto inclui a rotina das pessoas.

Por isso, agora é o momento de repensar o contexto. Por que podemos dizer isso?

Quando suas campanhas foram criadas, é bem provável que o contexto do usuário tenha sido levado em consideração.

Por exemplo: dependendo do seu ramo de atuação, talvez você tenha campanhas preparadas para atingir usuários que estão dentro das lojas, pesquisando pelos valores mais competitivos nas imediações.

No entanto, neste exato momento, é bem pouco provável que seu público-alvo esteja dentro de uma loja fazendo estas pesquisas.

Por isso, pergunte-se: onde está minha persona neste momento? Será que está em casa, como a maioria das pessoas? Pensando nisso, será que meus anúncios estão adequados a este momento e contexto? O que preciso fazer para contextualizar meus anúncios de acordo com esta nova realidade?

Confira algumas dicas de como você pode adaptar seu marketing ao momento em que vivemos.

Google Ads e Google Shopping

Revise Copy e Imagens

Como mencionado, é bem provável que a copy dos seus anúncios tenha sido escrita levando em conta diversos contextos, como o usuário em trânsito até o trabalho, dentro de uma loja ou pesquisando produtos em uma loja.

Mas, neste cenário de pandemia, a realidade é que a grande maioria das pessoas está dentro de casa. E alguns podem estar enfrentando sentimentos e pensamentos conflitantes.

Por isso, é importante revisar o texto dos Links Patrocinados levando em consideração este novo contexto.

Do contrário, pode ser que algum anúncio transmita uma ideia errada, como insensibilidade da parte do anunciante.

Certamente, não queremos que nosso público-alvo tenha uma impressão negativa. Portanto, é importante reservar um tempo para revisar os anúncios.

Dicas de Revisão de Anúncios

  • Revise as palavras. As palavras podem ser entendidas de forma errada por seu público. Por isso, cuidado com o uso de palavras como “proteção”, “vírus” e outras que estão sendo usadas com muita frequência no atual contexto do coronavírus. Certifique-se de que elas não transmitam a ideia errada.
  • Cuidado com o tom. Muitas pessoas estão ansiosas – algumas, assustadas – com o cenário atual. Por isso, leve em consideração os sentimentos das pessoas que visualizarão seus anúncios. Cuidado para não parecer insensível diante deste problema que afeta a humanidade.
  • Revise as informações sobre entrega. Em tempos de COVID-19, muitas empresas estão oferecendo entregas em domicílio. Você fez alguma alteração na forma como entrega seus produtos e serviços? Deixe isso claro nos anúncios e nas páginas de destino. Também certifique-se de atualizar quaisquer mudanças relacionadas a horários de atendimento, bem como valores de frete e tempo de entrega.
  • Dê atenção às imagens. Suas imagens precisam passar uma mensagem positiva. Considere o seguinte: se suas imagens apresentam pessoas aglomeradas, será que este é o momento de usar este tipo de interação? Em tempos de isolamento social, avalie se é apropriado apresentar imagens de pessoas interagindo com beijos, abraços, apertos de mão ou outros tipos de cumprimento.

Informe Entrega na Calçada no Google Shopping

Em uma ação de enfrentamento ao coronavírus, o Google Ads oferece uma tarja exibida nos anúncios do Shopping. É o selo “Retirada na Calçada”.

Com este recurso, você informa os clientes que eles podem retirar os produtos adquiridos sem precisar entrar na loja.

Caso sua logística permita isso, você pode aproveitar este recurso. Para saber mais, clique em selo “Retirada na Calçada” do Google Shopping.

Aceite Novas Métricas Durante Coronavírus

O cenário econômico mudou. Ainda que este quadro seja passageiro, talvez você tenha percebido que as taxas de conversão esperadas em meses passados estão bastante desatualizadas.

Neste momento, aceite que é necessário revisar suas expectativas em relação às taxas de conversão. Isto afetará inclusive as métricas que você passará a analisar com detida atenção.

Da mesma forma, as expectativas de ganho e lucro precisam ser reavaliadas.

Ajuste Periódico do Google Não é o Mais Ideal Para Tempos de COVID-19

Segundo definição do Google, o ajuste periódico é uma “ferramenta avançada que ajuda a informar o recurso Lances inteligentes sobre as mudanças esperadas nas taxas de conversão para eventos futuros, como promoções ou vendas”.

Será que você deve utilizar o ajuste periódico para lidar com a volatilidade das taxas de conversão durante a pandemia?

Bem, considere o que o Google diz a seguir:

“Os ajustes periódicos são ideais para eventos curtos que duram de um a sete dias. Eles podem não funcionar muito bem para períodos longos com mais de 14 dias”.

Como visto, a ferramenta não se destina para períodos mais longos de flutuação das taxas de conversão. E, infelizmente, o período de pandemia do coronavírus não pode ser classificado como um evento curto de um a sete dias.

Faça Ajustes em Tempo Real

Se você já tinha o hábito de manter olhos atentos em suas campanhas de Links Patrocinados do Google Ads, isto se torna ainda mais necessário agora.

Como visto acima, muitas são as mudanças que precisam ser realizadas. Na maioria dos casos, você precisará realizar estes ajustes em tempo real, sempre se adaptando à realidade contextual que estamos atravessando.

Você pode utilizar as atualizações automáticas de itens no Google Merchant Center para manter preços, disponibilidade e outros os dados dos seus produtos, atualizados.

O amanhã é incerto. Por isso, muita atenção nos seus anúncios para garantir informações e tom corretos.

Se Necessário, Pause Grupos de Anúncios

Diante de todo o impacto que a pandemia está trazendo sobre os negócios, pode ser que você decida pausar alguns grupos de anúncios. Por exemplo, talvez seus produtos só possam ser retirados na loja física. Se sua loja está fechada, logo, as vendas e retiradas se tornam impossíveis por enquanto.

Em casos assim, você talvez decida pausar os anúncios temporariamente até que a situação seja normalizada.

YouTube

Na hora de criar e gerenciar anúncios em vídeo, também é preciso utilizar as ferramentas certas durante este período de incerteza.

Isto é importante para entender os novos hábitos e preferências das pessoas. Além disso, existem ferramentas desenvolvidas especialmente para criação de vídeos durante a pandemia.

Alcançar novos públicos

Estude os novos hábitos do público-alvo

O Planejador de Alcance foi criado para estimar o alcance comercial das campanhas no formato de vídeos. A ideia é simples: descobrir novos públicos-alvo e alcança os clientes certos no YouTube.

E isto é muito importante. Afinal, durante a pandemia, os hábitos de consumo das pessoas mudou drasticamente, tanto no conteúdo quanto nas telas utilizadas.

Por exemplo: cresceu o número de pessoas assistindo ao YouTube app nas Smart TVs e no YouTube TV (atualmente disponível apenas nos Estados Unidos).

Segmente TVs

Com o isolamento social, as pessoas estão passando mais tempo em casa diante da TV. Portanto, campanhas de vídeos adaptada ao período de pandemia precisam segmentar estes usuários.

Portanto, você precisa utilizar a categoria de dispositivo “Telas de TV” voltada para alcançar usuários do YouTube em Smart TVs.

Mensure o interesse por sua marca

Que impacto os vídeos estão tendo na lembrança da marca dos consumidores?

Responder esta pergunta pode ser simples se você utilizar o Brand Lift. Esta é uma solução do Google que avalia conscientização, percepção e interesse do público-alvo sobre os anúncios do YouTube.

Se houver mudanças na percepção dos consumidores em relação à sua marca (por exemplo, devido a uma pandemia), você consegue entender isso em tempo real.

Adaptar a mensagem

Vivemos em um período de grande incerteza. Portanto, não dá para continuar fazendo marketing da mesma forma. É preciso se adaptar. Mas, como fazer isso?

Use Experimentos de Vídeo

Tem algumas ideias mas não sabe qual delas vai dar bons resultados? Com a ferramenta Experimentos, você realiza testes para analisar todas as suas hipóteses criativas e escolhe aquela com melhores resultados.

Com esta ferramenta, você não precisa adivinhar. Suas decisões são tomadas com base em dados.

Não corra riscos. Coloque suas melhores ideias de vídeos publicitários para serem veiculados durante a pandemia.

Lance novos vídeos com o Video Builder

Com o coronavírus, a produção de vídeos foi interrompida na maior parte do mundo.

No entanto, o Video Builder foi desenvolvido para facilitar o processo de criação de audiovisuais. Estamos diante de uma ferramenta poderosa e gratuita para criar vídeos de 6 e 15 segundos.

Para saber mais detalhes, temos um artigo sobre o Video Builder.

Eventos ao vivo

As “lives” estão na moda. Artistas e profissionais de diversos ramos estão usando as lives para se conectar com seu público em transmissões ao vivo.

Portanto, este é um excelente recurso para se conectar aos clientes e encontrar novos públicos. O YouTube oferece todas as ferramentas que você precisa para criar sua própria Live e divulgá-la antes, durante e após o evento.

Uma opção semelhante são as Estreias. Veja no vídeo abaixo como funciona este recurso (ative a legenda).

Use sabiamente as ferramentas do Google

O Google é expert em entender intenções de pesquisa das pessoas. Portanto, na hora de adaptar seus vídeos ao período de pandemia, fique de olho nos dados e insights do gigante das buscas.

A inteligência artificial e aprendizado de máquina jogam a seu favor.

Por exemplo, com a segmentação de intenção personalizada você alcança pessoas de acordo com intenção de compra recente delas. Assim é possível criar uma segmentação levando em consideração a intenção de compra das pessoas depois do início da pandemia.

E por falar em novos interesses, confira a ferramenta Find my Audience. Ela ajuda a descobrir interesses e comportamentos para encontrar novos públicos e alcançá-los com mensagens personalizadas.

E, claro, você não pode ignorar a inteligência das máquinas trabalhando a seu favor com os Lances Inteligentes (smart bidding).

Concluindo

Portanto, ao passo que lida da melhor forma possível com as incertezas durante este período de COVID-19, que sua publicidade no Google Ads continue refletindo positivamente sobre as pessoas.

Para saber mais:

COVID-19 – Os Impactos do Coronavírus no Varejo

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