Ferramenta de Diagnóstico e Visualização: descubra se seus anúncios estão aparecendo no Google?

04/12/2020 by in category Análise e Monitoramento, Ferramentas, Google Ads with 0 and 1
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Ferramenta de Diagnóstico e Visualização: descubra se seus anúncios estão aparecendo no Google?

Começou a anunciar no Google e quer descobrir se seus anúncios estão aparecendo? Veja como fazer isso sem prejudicar suas campanhas com a ajuda da Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios.


E você criou sua primeira campanha e publicou seu anúncio. Querendo ver se o anúncio já está aparecendo, você vai até o Google e pesquisa pela palavra-chave em questão.

Bem, este cenário é bastante comum, especialmente entre aqueles que estão começando agora a anunciar no Google.

Mas, de cara, podemos dizer que este método para avaliar se os anúncios estão aparecendo é errado. De fato, ele causa impressões desnecessárias, diminui a CTR e faz com que seu índice de qualidade caia.

E você deve saber que anúncios com índice de qualidade baixo podem desaparecer dos resultados. Ou, no melhor dos cenários, ficar mal posicionados.

É por isso que o Google Ads oferece a Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios.

Assim, saiba o que é esta ferramenta e como tirar proveito dela.

O que é Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios

A Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios é definida como uma solução que simula uma pesquisa no Google. O objetivo dela é ajudar você a ver se seus Links Patrocinados estão aparecendo. No entanto, visto que estamos falando de uma simulação, a exibição dos seus anúncios não contabiliza impressões em sua campanha.

Vale destacar que os resultados da pesquisa são exatamente os mesmos de uma pesquisa normal no Google. Mas, como mencionado, a grande vantagem é que não são contabilizadas impressões.

E esta simulação é perfeitamente personalizada já que você pode selecionar a área geográfica onde deseja realizar a busca.

Por exemplo, vamos supor que você esteja em São Paulo, mas quer verificar se seus anúncios estão aparecendo no Rio de Janeiro. Para isso, basta inserir “Rio de Janeiro” no campo Local e o Google simula uma pesquisa somente nesta região.

Como visualizar meu anúncio no Google

Portanto, para visualizar seu anúncio no Google, utilize a ferramenta de visualização.

Para isso, entre na sua conta no Google Ads.

Em seguida, na guia Planejamento, clique em Diagnóstico e Visualização de Anúncios.

Depois disso, o Google quer saber alguns detalhes para fazer uma simulação personalizada:

  • Local: cidade, estado ou país. Não há como pesquisar dois locais diferentes, simultaneamente.
  • Idioma: selecione o idioma do seu público.
  • Dispositivo: computador, celular ou tablet. Visto que dispositivo é um dos sinais usados pelo Google para determinar quem vai aparecer nos anúncios, você pode ter resultados diferentes quando seleciona computador, tablet e celular.
  • Público-alvo: grupos específicos de pessoas.
    • Usuários que não fazem parte de nenhum público-alvo
    • Públicos-alvo semelhantes
    • Combinação personalizada
    • Visitantes do site
    • Usuários do YouTube

Feito isso, basta inserir o termo de pesquisa e clicar no botão da lupa.

Mas, caso seu anúncio não esteja aparecendo, a Ferramenta de Visualização de Anúncios informa isso imediatamente.

Mas, diante deste aviso, surge a seguinte pergunta:

O que fazer se seu anúncio não está aparecendo no Google?

Após utilizar a Ferramenta de Visualização você descobre, para seu desespero, que seus anúncios não estão aparecendo.

Mas, e agora, o que você pode fazer para corrigir isso?

Para descobrir a resposta, confira o artigo com os 9 motivos que podem fazer com que seus anúncios não apareçam no Google. Sem dúvida, com as dicas apresentadas ali, você pode resolver este problema de forma rápida.