Gigante das buscas introduz ferramentas que dão às pessoas mais informações sobre anúncios. A iniciativa é parte dos esforços para melhorar a privacidade dos usuários na publicidade digital.
A privacidade é essencial, especialmente quando uma infinidade de dados é compartilhada todos os dias na internet.
Na verdade, esta é uma preocupação crescente das pessoas. De fato, dados apontam que pesquisas por “privacidade online” crescem 50% ano após ano. A atualização da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) reflete isso.
No entanto, acessar conteúdo suportado por anúncios ao mesmo tempo em que mantêm as pessoas protegidas não é tarefa fácil. Por isso, o Google declara:
“Para chegar lá, precisamos aumentar a transparência sobre o funcionamento da publicidade digital, oferecer aos usuários controles adicionais e garantir que as escolhas das pessoas sobre o uso de seus dados sejam respeitadas”.
Portanto, confira abaixo uma lista das principais medidas do Google para melhorar a privacidade dos usuários.
O recurso “Por que esses anúncios” é um velho conhecido. Exibido junto aos Links Patrocinados, ele apresenta quais sinais foram levados em consideração na hora de mostrar um anúncio para o usuário. Além disso, permite que o usuário desative anunciantes, o que significa deixar de ver anúncios da empresa.
Pode parecer um ícone sem muita serventia. Mas a grande verdade é que, segundo o Google, o “Por que esses anúncios” recebe cerca de 15 milhões cliques por dia. Nada mal!
Mas agora o Google comunica o aprimoramento deste recurso rebatizado como “Sobre este anúncio”. Ele também está habilitado para mostrar a Verificação de Identidade nos países onde o nome verificado está disponível.
Ads Transparency Spotlight é uma extensão para Chrome que dá às pessoas informações detalhadas sobre todos os anúncios que elas veem na internet. A extensão traz as seguintes informações:
O objetivo da extensão é oferecer maior transparência aos usuários em meio ao complexo ecossistema de anúncios.
O Google comunica que a extensão Ads Transparency Spotlight será aprimorada ao passo que receber insights e comentários dos usuários.
O Privacy Sandbox é uma solução do Google para proteger a privacidade dos internautas ao mesmo tempo em que continua oferecendo anúncios relevantes.
Diversas propostas fazem parte do Sandbox. A iniciativa utiliza APIs para selecionar anúncios, medir taxa de conversão e proteger contra publicidade fraudulenta.
Além disso, segundo o Google, com o orçamento de privacidade os sites podem chamar APIs até obterem informações suficientes sobre um usuário de modo a classificá-lo, ao mesmo tempo em que se mantém o anonimato. Depois disso, qualquer tentativa adicional de chamar APIs que revelem informações faz com que o navegador intervenha e bloqueie as chamadas.
Vivemos em uma época de constantes adaptações. E o cenário publicitário tem sido palco de diversas mudanças.
Manter-se de pé na linha de frente não é tarefa fácil. Portanto, os profissionais de marketing e editores precisam manter-se atualizados e preparados.
Por este motivo, o Google assume o compromisso de capacitar ainda mais os parceiros de marketing. Isto é feito por meio de treinamento, ferramentas e exemplos práticos sobre como respeitar a privacidade dos usuários no ambiente digital.
De fato, apesar da evolução das expectativas dos usuários, os profissionais de marketing ainda precisam encontrar oportunidades para fortalecer a relação com os clientes, ao mesmo tempo em que respeita seus direitos. Isto inclui:
Esta é mais uma resposta do Google diante da crescente preocupação com a privacidade. Na verdade, o gigante das buscas sempre se preocupou com este tema.
Isto foi tema de uma entrevista realizada com Mike Schulman, vice-presidente de privacidade e segurança de anúncios do Google.
Na entrevista, Schulman destaca que diversas ferramentas lançadas ao longo dos anos garantem a constante preocupação do Google com a privacidade. Por exemplo com a ferramenta de Personalização de anúncios os usuários assumem maior controle sobre as informações compartilhadas e que tipo de conteúdo publicitário pode impactá-los. Para o Google, rastrear o usuário sem seu conhecimento é inadmissível.
Além disso, a empresa confirma seu compromisso de não vender dados coletados e nem usar documentos, e-mails ou informações sensíveis (como raça, religião ou orientação sexual) para objetivos publicitários.
Portanto, os anúncios são personalizados levando em consideração as informações adicionadas à conta do Google e a estimativa dos seus interesses – desde que isto respeite a privacidade do usuário.
A entrevista completa está disponível no vídeo abaixo:
Se precisar de orientação para criar campanhas publicitárias que respeitam a privacidade dos clientes, entre em contato com a gente.
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