Google Smart Shopping – Tudo o que você precisa saber sobre as campanhas inteligentes do Google Shopping

07/12/2020 by in category Google Ads, Google Shopping with 0 and 2
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Conheça detalhes sobre o Smart Shopping, as campanhas inteligentes do Google Shopping que utilizam aprendizado de máquina para otimizar os anúncios da plataforma.

De julho a setembro de 2022, as campanhas inteligentes do Shopping serão automaticamente atualizadas para as campanhas de maior desempenho.

O que é Smart Shopping?

Smart Shopping ou campanhas inteligentes do Shopping é um tipo de campanha onde os anúncios do Google Shopping são automatizados. Para isso são utilizados a inteligência artificial e aprendizado de máquina do Google.

Assim, o objetivo das campanhas inteligentes do Shopping é otimizar os anúncios de forma automática, reduzindo a necessidade de intervenção manual. Você vai além de apenas reduzir esforços, mas aproveita melhor o investimento que está sendo feito nos Links Patrocinados.

Campanhas Inteligentes – Como funcionam as campanhas de Smart Shopping?

As campanhas de Smart Shopping são a solução do Google Ads para tornar os anúncios de e-commerces mais inteligentes, melhorando a experiência dos usuários interessados em adquirir produtos.

Estas campanhas combinam características e elementos das campanhas padrão do Shopping e do remarketing dinâmico.

Em uma definição do Google, estas campanhas testam diferentes combinações do seu feed de produtos e dos materiais e mostra apenas os criativos mais relevantes e de melhor desempenho.

Para isso, ele toma as rédeas do seu programa de compras, dependendo de pouca intervenção manual para melhorar seu funcionamento.

Portanto, estas campanhas levam em consideração o contexto do usuário, trabalhando o funil de conversões. Isto significa que as máquinas extraem dados dos seus feeds de produtos e geram diferentes combinações de texto e imagem. Assim, o objetivo é encontrar a melhor combinação e veicular os anúncios com melhor desempenho.

Meta de conversão de novos clientes

Em uma campanha, você certamente gostaria de ganhar novos clientes para sua loja virtual. Com as campanhas inteligentes do Shopping, você pode criar uma meta de conversão focada em novos clientes.

Este valor é a soma do valor da compra + o valor que você definiu para novos clientes.

meta de conversão novos clientes

Em seguida, o Smart Shopping utiliza os Lances Inteligentes para maximizar o valor da conversão. Ou seja, quando você ativa a meta de novos clientes em sua campanha, os lances são ajustados automaticamente para alcançar este público novo para sua loja virtual.

meta de conversão novos clientes smart shopping

Vale destacar que a meta de conversão de novos clientes está sendo disponibilizada gradualmente para os anunciantes.

Conteúdo de vídeo nos anúncios gráficos das campanhas inteligentes do Google Shopping

Os recursos visuais são características fundamentais dos anúncios do Google Shopping. E com as campanhas inteligentes, você pode ajudar os clientes a se inspirar e restringir o que realmente lhes interessa.

O Google compartilhou um exemplo deste recurso.

Imagine que um cliente está procurando ideias de móveis em um aplicativo. Ele ainda não sabe exatamente o que deseja. Mas, neste momento, ele vê um vídeo mostrando diversos produtos relevantes para a busca que ele está fazendo.

conteúdo em vídeo campanhas inteligentes

O conteúdo em vídeo ajuda o cliente a restringir sua escolha para procurar exatamente aquilo que ele precisa.

Vantagens de utilizar Smart Shopping

Visto que as campanhas inteligentes podem ser utilizada por varejistas de todos os tamanhos, o Smart Shopping é ideal para quem tem pouco tempo para gerenciar seus anúncios. E isto é algo para levar em consideração, já que menos tempo dedicado à criação e otimização dos anúncios prejudica o desempenho das campanhas e diminuir o retorno sobre os investimentos.

Algumas características deste tipo de campanha explicam o porquê disso.

Por exemplo, os anúncios inteligentes do Shopping podem ser exibidos em diversas redes do Google:

  • Rede de pesquisa
  • Rede de Display
  • Gmail
  • YouTube

Mas, o que isto significa?

Sigifica que estas campanhas analisam dados do Google provenientes de todas estas redes para encontrar o melhor público para suas campanhas.

Portanto, ao escolher o Smart Shopping, os anúncios do seu e-commerce podem aparecer em todas estas redes.

E visto que o Google usa aprendizado de máquina, os anúncios não são exibidos ali de forma aleatória. Na verdade, o Google leva em consideração quem são as pessoas e o contexto de sua navegação. Em outras palavras, ele analisa diversos sinais para identificar o público certo.

Assim, estas campanhas inteligentes do Shopping procuram veicular as combinações mais relevantes dos seus criativos, como texto e imagens.

Isto possibilita alcançar metas importantes, tais como:

  • Resultados mais expressivos;
  • Melhor aproveitamento do seu orçamento;
  • Diminuição da taxa de rejeição.

Lembretes para se sair bem nas Campanhas Inteligentes do Shopping

A base do funcionamento das campanhas inteligentes do Google Shopping é a automação. E este é o seu principal diferencial em relação às campanhas padrão do Shopping.

Visto que grande parte do seu funcionamento está baseado na automação, a configuração deste tipo de campanha é simples e rápida. Ao mesmo tempo, é bom se lembrar que podem demorar dias ou semanas até que seus anúncios estejam otimizados de acordo com seu público-alvo. Isto porque o Google precisa de um tempo de aprendizado para desenvolver a inteligência do seu negócio.

No entanto, é importante entender que as campanhas funcionam com aquilo que lhe entregamos. Além dos dados do Google, elas dependem dos feeds dos produtos enviados pelos anunciantes.

Por isso, é importante garantir que os feeds estejam otimizados.

Limitações das campanhas Smart Shopping

Diante das vantagens automatizadas, será que compensa migrar todas as campanhas padrão para campanhas Smart?

Bem, não se apresse em tomar esta decisão.

Na verdade, é preciso primeiramente entender que as campanhas inteligentes também oferecem limitações. E a principal delas está na pouca disponibilidade de dados sobre desempenho dos anúncios.

Sim, é exatamente isso. Diversas informações sobre público-alvo, termos de pesquisa e dados de posicionamento praticamente desaparecem dos relatórios, não sendo mais compartilhadas. Visto que você entregou o comando para o Google, menos informações são compartilhadas com você.

Por isso, quando acontecem problemas, você fica limitado para resolvê-los.

Além disso, o controle de segmentação é outra limitação. Visto que a segmentação é entregue para as máquinas do Google, você não tem muito o que fazer na hora de personalizar esta configuração.

Por isso, não é interessante migrar todas as campanhas padrão para as campanhas inteligentes do Shopping.

De modo geral, quando comparamos as vantagens e limitações de cada tipo de campanha, uma sugestão interessante é realizar testes antes de implementar mudanças definitivas.

Sempre testar

Como mencionado, o ideal é realizar testes para acompanhar resultados, como ROAS e número de vendas. Seguindo esta sugestão, você utiliza apenas alguns produtos como teste para as campanhas inteligentes, ao passo que mantém os demais nas campanhas padrão.

Por exemplo, digamos que seu mercado seja somente o Brasil e você vai começa a atuar no mercado internacional, como Argentina e Uruguai. Você pode considerar a possibilidade de criar uma campanha de compras inteligentes segmentando estes dois países. Assim, embora seja um mercado novo, você tem a inteligência artificial do Google trabalhando em seu favor. E certamente o Google sabe muito sobre novos mercados que você deseja adentrar.

Como criar uma Campanha Smart Shopping

Antes de começar a criar sua primeira campanha inteligente, você deve configurar o acompanhamento de conversões.

Visto que estas campanhas têm como base um público-alvo de remarketing, é necessário possuir uma lista de remarketing de pelo menos 100 usuários ativos. Assim, é possível fazer Remarketing dinâmico, personalizando os anúncios para quem já visitou seu site.

Em seguida, os passos para criar uma campanha inteligente do Google Shopping são os seguintes:

1. Acesse a plataforma do Google Ads.

2. Clique em Campanhas, no menu esquerdo.

3. Em seguida, dê um clique no botão com sinal de + e escolha Nova Campanha.

4. Em metas, escolha Vendas.

5. Escolha Shopping, em Tipo de campanha.

6. Em seguida, selecione a conta do Merchant Center com produtos para anunciar nesta campanha e o país onde eles serão vendidos.

7. No subtipo da campanha, escolha Campanha inteligente do Shopping.

Smart shopping configuração

8. Dê um nome para a campanha.

9. Defina seu orçamento e os lances.

10. Em seguida, escolha os produtos que deseja anunciar com a ajuda das campanhas Smart Shopping.

11. Faça upload dos materiais de criativo, como logotipo, imagem e texto. Esses materiais são usados para gerar os Links Patrocinados que serão exibidos às pessoas que acessaram seu site, mas não demonstraram interesse em um produto específico. Assim que o interesse for identificado, os dados serão extraídos do seu feed de produtos para criar os Links Patrocinados.

12. Finalmente, clique em Salvar.

O Google recomenda que todos os produtos sejam incluídos em uma única campanha. O objetivo é alcançar o máximo desempenho.

Confira também nosso guia passo a passo para criar uma campanha padrão no Google Shopping.

Concluindo

Em resumo, quais as vantagens de cada tipo de campanha do Shopping?

Campanhas Padrão: você continua tendo acesso a todos os dados das campanhas. Com estas informações, você pode otimizar esta e outras campanhas no Google Ads, além de identificar e solucionar problemas.

Smart Shopping: as máquinas inteligentes do Google se tornam aliadas do seu e-commerce. Você consegue segmentar automaticamente pessoas interessadas que estão navegando em diversas redes do Google.

Portanto, não há dúvidas de que as campanhas inteligentes oferecem muitas vantagens para o anunciante. Seu principal ponto positivo é que você entrega o controle para o Google. Mas, o lado negativo é que você também entrega o controle para o Google.

Assim, na maioria dos casos, isto significa menos tempo gerenciando as contas e, provavelmente, algumas melhorias no desempenho das campanhas.

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