– A otimização é parte essencial para a aquisição de novos negócios nos Links Patrocinados do Google Ads. Um estudo realizado pelo WordStream indica que pequenas e médias empresas estão desperdiçando cerca de 25% do seu orçamento devido a falhas na aplicação de boas práticas neste segmento do marketing digital. O estudo avaliou 500 pequenas e médias empresas para chegar aos dados abaixo apresentados.
– Que fatores contribuem para que um número expressivo de anunciantes desperdicem grande parte do seu orçamento reservado para os Links Patrocinados? As principais causas percebidas são as seguintes:
– Um dos grandes vilões desta história é a falta de bom critério na escolha das palavras-chave. Na ânsia de aproveitar toda a demanda que o mercado oferece, muitos anunciantes apelam para palavras-chave que tem pouca ou nenhuma relação com seu público-alvo, o que resulta em cliques de má qualidade. A correção do problema envolve bom critério na seleção das palavras que ativarão os anúncios. Além disso, o uso estratégico das correspondências das palavras-chave, incluindo palavras-chave negativas, tem uma contribuição efetiva para um melhor aproveitamento do orçamento destinado ao Google Ads.
– O Índice de Qualidade é um fator utilizado pelo Google Ads para determinar o valor que será pago por clique nos anúncios. Não atentar para a qualidade dos anúncios e das páginas de destino faz com que haja uma significativa queda no Índice de Qualidade, o que, por sua vez, acarretará em CPCs mais altos. Empresas com baixa pontuação neste importante quesito chegam a observar um aumento de 400% no seu custo por clique.
– Para driblar este inconveniente, é necessário dar a devida atenção à relevância dos anúncios de Links Patrocinados. Adicionalmente, deve-se dar a devida atenção à criação de Páginas de Destino personalizadas de acordo com a pesquisa do usuário, em vez de direcionar todo o público para a página inicial do seu site.
– Pesquisas indicam que os checklists são realizados em pouquíssimas ocasiões por uma considerável parcela das empresas. Este estudo constatou que muitas empresas tem suas campanhas otimizadas somente uma vez a cada 3 meses. Isto é muito pouco, levando-se em consideração a constante evolução que ocorre no universo dos Links Patrocinados. A falta de otimização causa prejuízo às campanhas, fazendo com que grande parte do seu investimento seja prejudicado.
– Uma média de 25% do orçamento ser desperdiçada é um valor altíssimo, e foge totalmente dos padrões do aceitável. Em muitos casos, isto acontece quando a empresa possui funcionários que realizam a gestão dos Links Patrocinados ao mesmo tempo em que cuidam de outras tarefas. A contratação de uma agência certificada pelo Google Ads, 100% focada neste segmento, é uma das melhores formas de fugir deste desperdício e aproveitar todo o investimento para alcançar cliques de qualidade. Desta forma, o desperdício é eliminado, e o número de vendas crescerá proporcionalmente.
– Os resultados do estudo podem ser conferidos no infográfico abaixo (em inglês):
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2447) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2521) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2521) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)