Vejamos agora o passo a passo para a configuração das campanhas, grupos de anúncios e criação dos primeiros Links Patrocinados para a Rede de Pesquisa.
O que vamos fazer agora é criar a nossa primeira campanha de Links Patrocinados para a rede de pesquisa. Para isso, no menu à esquerda, clique em Campanhas.
Clique no botão de adição e, seguida, selecione Nova Campanha.
A próxima tela solicita que você selecione a sua meta ao anunciar no Google:
Você também pode criar uma campanha sem especificar uma meta para ela.
Clique em Continuar.
Em seguida, são apresentados os tipos de campanhas. Dependendo da meta selecionada, as opções podem variar. No total, são 7 tipos de campanha:
Clique na primeira opção, Rede de Pesquisa.
Depois de selecionar sua meta e selecionar a campanha, o Google Ads vai lhe perguntar como você gostaria de alcançá-la. Em nosso exemplo, as opções são “Visitas ao site”, “Ligações telefônicas” e “Downloads de aplicativos”. Mas lembre-se que, se escolher outra meta e/ou outra campanha, as opções aqui podem variar.
Dependendo da opção escolhida, o Google Ads pede informações sobre o endereço do seu site, telefone e aplicativo.
Após isto, basta clicar em Continuar.
A partir daí, entramos em uma nova tela que apresenta as principais configurações da primeira campanha. E para começar, você deve inserir o nome da campanha.
Em seguida, especifique se você deseja que seus anúncios sejam exibidos nos parceiros de pesquisa (ativados, por padrão) e se quer ampliar o alcance dos Links Patrocinados para a Rede de Display.
Ainda na mesma página, você precisa configurar os locais onde os anúncios devem ser exibidos. Clicando em Opções de local você pode limitar a exibição dos anúncios a apenas um tipo de local.
A opção padrão “Pessoas que estão nas suas regiões de segmentação ou têm interesse nelas” exibe anúncios para pessoas que estão na região de segmentação, bem como para aqueles que demonstram interesse nela. No entanto, a opção “Pessoas que estão na região de segmentação ou costumam frequentá-la” inclui pessoas que viajam regularmente para seu local. Isto acontece mesmo que elas não estejam fisicamente em sua cidade e nem estejam pesquisando ativamente por ela.
Se quiser restringir sua segmentação geográfica, você deve clicar em Inserir outro local. Em seguida, clique em Pesquisa avançada.
Note que você pode selecionar um ou vários países, ou especificar cidades, estados ou até mesmo um raio de extensão. Por exemplo, digamos que você queira exibir seus anúncios somente em um raio de 20 km da cidade de São Paulo. Depois de clicar em Pesquisa Avançada, escolha um raio (valores em quilômetros) e um local para que o Google determine a área geográfica onde os anúncios serão veiculados. O recurso visual do mapa vai ajudá-lo a ampliar ou diminuir a área, conforme achar necessário. Assim, você exibe os anúncios na Rede de Pesquisa somente para quem estiver dentro da área geográfica delimitada por você.
Em seguida, configure o idioma do seu público. O Google já apresenta alguns idiomas de acordo com as opções de segmentação anteriores. Mas você pode alterar os idiomas como quiser.
Após isso, chega o momento de configurar o público-alvo das suas campanhas. Ou seja, são os grupos de pessoas com interesses e informações demográficas específicas que podem visualizar seus anúncios. O Google apresenta algumas ideias de público que você pode selecionar. Mas você pode procurar pelo seu público especificando informações demográficas, interesses e hábitos, se eles já interagiram com sua empresa no passado, o que eles estão pesquisando ou planejando ativamente, além de outros detalhes.
Após isso, chega o momento de configurar o orçamento diário e o valor dos lances. Este tutorial leva em consideração que você já tenha configurado corretamente o acompanhamento de conversões no Google Ads. Se ainda não fez, dá uma olhada neste artigo sobre acompanhamento de conversões para entender como funciona.
Em Orçamento, é preciso determinar o valor que você pretende gastar em média por dia. Se você já tiver algum orçamento adicionado à Biblioteca Compartilhada, é possível selecioná-lo aqui.
Nos Lances, escolha o objetivo que quer focar (por exemplo: conversões, valor da conversão, cliques ou parcela de impressões). Se quiser, você pode escolher um CPA Desejado. Esta estratégia define os lances para alcançar a maior quantidade de conversões sem ultrapassar o custo por ação (CPA) desejado que você selecionou.
Se preferir, você ainda pode escolher entre outras estratégias de lances.
Logo abaixo das opções de orçamento e lance, clique em Mostrar mais configurações. A janela expandida mostra as seguintes opções:
Ali você vai ter as opções de Conversões. Nesta configuração você pode selecionar quais ações de conversão são informadas na coluna “Conversões” da campanha.
Em Programação de anúncios você especifica os dias e horários que os anúncios devem ser veiculados. Escolha os períodos em que seu público está na internet pesquisando ativamente os produtos e serviços oferecidos por sua empresa.
Na opção sobre Rotação de Anúncios é configurado se serão priorizados anúncios com melhor desempenho ou se eles serão alternados, indefinidamente.
Em seguida, o Google sugere todas as extensões de anúncios disponíveis para a campanha selecionada. Lembre-se que as extensões de anúncios deixam os Links Patrocinados maiores e com mais informações, o que costuma atrair mais cliques. Segundo o Google, você consegue aumentar sua taxa de cliques em até 15%. Para mais detalhes sobre cada uma delas, confira nosso guia sobre as extensões de anúncios do Google Ads.
Note que, além das sugestões, existe o botão + Extensão de anúncio. Clicando nele você pode escolher outras extensões como snippets estruturados, extensões de preço, entre outras.
Quando terminar esta configuração, clique em Salvar e continuar para finalizar a primeira etapa.
A primeira informação que o Google Ads deseja nesta etapa é saber qual o tipo de grupo de anúncios da sua campanha. A escolha vai influenciar no tipo de anúncio veiculado na campanha bem como nas opções de segmentação.
Como visto na imagem, existem dois tipos de grupo de anúncios:
Depois disso, você pode dar um nome para o seu primeiro grupo de anúncios. Posteriormente, você pode criar outros grupos de anúncios para a mesma campanha.
Em seguida, chega o momento de inserir as palavras-chave responsáveis por disparar os anúncios no Google. Estas palavras-chave precisam estar diretamente relacionadas aos seus anúncios. Somente assim os usuários verão seus Links Patrocinados como a resposta do que estão procurando. Insira sua lista de palavras-chave no campo disponível – lembrando que você deve colocar uma palavra-chave ou frase por linha.
Mas, será que você conseguiu relacionar todas as palavras-chave mais relevantes, sem deixar algumas de fora? Não se preocupe. Aqui mesmo, durante a configuração da sua campanha da Rede de Pesquisa, você tem um recurso de apoio.
Existe um campo onde você pode inserir a URL de um site relacionado ao seu negócio ou inserir o nome de um produto ou serviço que você oferece. Depois de preencher estes campos, clique em Ver palavras-chave e o Google Ads vai lhe dar algumas ideias de palavras para você utilizar em seu grupo de anúncios.
No exemplo abaixo, colocamos o endereço do site da Adidas e as sugestões foram as seguintes:
Mas claro que você ainda pode utilizar o Planejador de Palavras-chave do Google para encontrar novas ideias de palavras-chave.
Lembra-se que há pouco falamos que você pode criar outros grupos de anúncios para esta campanha? Pois bem, logo abaixo da opção das palavras-chave, temos o botão + Novo grupo de anúncios. Se clicar ali, você precisa dar um nome para este grupo e criar uma lista de palavras-chave para ele. Criando diferentes grupos de anúncios você consegue separar seus anúncios por interesse.
Em seguida, clique em Salvar e Continuar para finalizar a segunda etapa.
Chegamos, enfim, ao momento em que você terá a oportunidade de criar os anúncios que serão veiculados para seu público-alvo na Rede de Pesquisa do Google.
O Google Ads recomenda que você crie pelo menos 3 anúncios diretamente relacionados ao tema das suas palavras-chave em cada grupo de anúncios.
A tela para criar seu primeiro anúncio de texto é a seguinte:
Insira a URL Final, títulos 1, 2 e 3 com até 30 caracteres cada uma. Além disso, você tem duas descrições com 90 caracteres disponíveis para cada uma. A opção Caminho de exibição faz parte da URL de visualização e pode ter até 15 caracteres cada.
Se você estiver anunciando um produto como afiliado, coloque o seu link de afiliado no campo Modelo de Acompanhamento, em Opções de URL do anúncio. Na URL final, você vai colocar a URL exibida no navegador após o redirecionamento. Para isso, cole seu link de afiliado no navegador, dê enter e copie o link de redirecionamento que aparecer.
Ao passo que inserir estas informações, acompanhe a imagem ao lado – ela mostra como o seu anúncio será apresentado em computadores e dispositivos móveis. Fique atento para aproveitar bem o espaço disponível com conteúdo relevante que vai realmente atrair e informar seus clientes.
Está precisando de uma inspiração? Clique no botão identificado Exemplos de Anúncios e o Google vai te ajudar.
Assim que terminar seu primeiro anúncio, você pode criar outros. É recomendado que você tenha, pelo menos, 2 a 3 anúncios. Assim, você consegue comparar desempenho e ver qual deles está dando mais resultado. Por isso, clique em Salvar e criar novo anúncio.
Depois de concluída esta etapa, clique em Concluído. Em seguida, clique em Salvar e continuar.
E não se esqueça que depois de concluir a configuração da primeira campanha, você pode voltar até o painel principal do Google Ads para adicionar diferentes tipos de anúncios, como os anúncios responsivos.
Parabéns, sua campanha está pronta para começar a ser veiculada na rede de pesquisa para as pessoas assim que elas pesquisarem pelos produtos e serviços oferecidos por sua empresa.
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