– Como qualquer plataforma de publicidade, o Google Ads possui diretrizes para veiculação dos seus anúncios de Links Patrocinados, palavras-chave e sites divulgados. O descumprimento destas políticas de publicidade podem acarretar em anúncios não exibidos, além de penalidades maiores como desativação do domínio e suspensão da conta. Imagine todo um trabalho para construir campanhas eficazes, com alto índice de qualidade e, no final, ter o trabalho perdido por desconhecer e descumprir uma ou mais políticas de publicidade do Google!
– Por esta razão, é necessário conhecer quais são as regras e diretrizes estabelecidas pelo Ads para veicular anúncios e sites em sua plataforma. Mas é preciso um importante passo adicional: estar em dia com as atualizações das políticas de publicidade (as atualizações podem ascender às dezenas por ano). O Google Ads atualiza regularmente suas políticas com o objetivo de garantir uma melhor experiência para usuários e parceiros de negócios.
– Quais são as atualizações das políticas dos Links Patrocinados? Confira importantes alterações aplicadas nos últimos tempos que precisam ser conhecidas e respeitadas pelas empresas que divulgam seu site na internet.
– Você possui uma loja ou empresa de produtos ou serviços perigosos? O Google Ads atualizou as políticas de publicidade sobre Armas em setembro de 2015. Com esta atualização, os anunciantes estão autorizados a promover produtos de arco e flecha, e demais itens relacionados.
– Não apenas as loterias off-line gerenciadas pelo Estado são permitidas. É possível que Links Patrocinados de loterias online sejam veiculadas no Google, desde que também mantidas pelo Estado.
– Algumas normas já existentes tornaram-se mais específicas para os anunciantes, sendo mais claras quanto ao que pode e o que não deve ser utilizado na publicidade online. Por exemplo, a política de Coleta de Informações esclarece e enfatiza que não é permitido a publicidade com base em interesse que coletam informações de identificação pessoal, como e-mail, telefone e números de cartões de crédito.
– No tocante às drogas ilegais, o Google Ads especifica que é proibida a promoção de drogas herbáceas. Isto significa que é terminantemente proibido a veiculação de anúncios sobre sálvia e cogumelos, por exemplo.
– Foi incluído um adendo às políticas sobre Documentos Falsificados: estão também proibidas as graduações concedidas apenas para “experiências de vida” relatadas.
– Anteriormente, o Google Ads citava a proibição de anúncios de marfim de elefantes. No entanto, a política foi ampliada para representar melhor a preocupação do Google. As políticas de publicidade atualizadas mencionam que a proibição não se limita a elefantes, mas inclui também cachalotes e morsas.
– Em princípio, esta política parece afetar somente fabricantes e comerciantes de fogos de artifício. No entanto, uma atualização nas diretrizes pode abranger outras empresas. Isto porque, segundo o Google Ads, é proibida a promoção de fogos que formam desenhos em páginas de destino, mesmo que esse conteúdo não seja o foco da página. Portanto, ao anunciar no Google, certifique-se de que as páginas divulgadas não contenham desenhos formados por fogos de artifício.
– As normas para páginas de destino que segmentam dispositivos WAP correspondem aos requisitos das páginas que segmentam computadores e celulares de última geração (com navegadores completos). O Google Ads enfatiza que, nos casos em que houver faturamento recorrente ou inscrições, uma caixa de seleção deve acompanhar o preço e o intervalo de faturamento.
– Conforme já divulgado em outra oportunidade neste blog de marketing digital, declarações sobre perda de peso estão restritas e permitidas somente para anunciantes que promovem programas de dieta ou exercícios, psicoterapia ou soluções cirúrgicas. A norma passa a integrar as políticas de Segurança do Usuário.
– Prezando pela clareza nos anúncios e para evitar confusão, o Google Ads determina que números de telefone não podem ser usados nos anúncios de texto. O objetivo é que os internautas entendam que, ao clicar em um anúncio, eles serão direcionados para um website ou aplicativo, e não a uma chamada. Anunciantes que desejam promover números de telefone podem usar o recurso das extensões de chamada.
– O Remarketing é ativado com base no interesse e navegação dos usuários no website do anunciante. No entanto, neste respeito, o Google proíbe a publicidade com base em interesses com conteúdo relacionado a divórcio e separação conjugal. Isto se aplica tanto a websites quanto a aplicativos.
– Um critério adicional foi estabelecido para empresas que promovem serviços e produtos relacionados a saúde na internet. O Google proíbe a promoção de testes domésticos de HIV. Além disso, estão proibidos produtos com HGH (hormônio de crescimento humano).
– O Ads não permite a promoção nos Links Patrocinados de websites com falsa alusão à afiliação com o governo. Por exemplo, sites que, enganosamente, utilizam selos e nomes de agências do governo, ou anunciantes que imitam o layout e design de sites estatais.
– Massagens íntimas são classificadas como conteúdo que pode ser interpretado como promoção de ato sexual em troca de pagamento. Este tipo de conteúdo é proibido de ser anunciado no Google Ads. Uma atualização das políticas de Serviços Sexuais Adultos deve chamar a atenção de sites de massagens. Segundo a atualização desta diretriz, sites de massagem com descrições físicas ou imagens sugestivas de massagistas serão considerados “massagem íntima”, podendo ter sua veiculação proibida no Google.
– No tocante às políticas sobre URLs de Visualização, o Google Ads adicionou uma informação: não são permitidos endereços IP no campo do URL de visualização. Isto visa proteger a experiência dos usuários.
– Em seu compromisso com as políticas e diretrizes do Google Ads, conhecendo e respeitando as normas que visam uma melhor experiência para usuários e anunciantes, a CLINKS disponibiliza a segunda edição do E-book Políticas de Publicidade do Google Ads. A nova versão traz as normas revisadas, explicadas pontualmente. O e-book deve interessar a todos os anunciantes: indústrias, fabricantes e comerciantes de produtos, escritórios de serviços, bem como profissionais de marketing digital.
Tenha sempre a mão em seu Smartphone, Tablet ou Pc todas as políticas do Google Ads explicadas detalhadamente.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2551) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2620) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2620) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)