User ID do Analytics – O Que Você Precisa Saber Sobre Este Recurso

13/03/2020 by in category Google Analytics with 0 and 0
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Qual o significado de User ID? Neste artigo, veja quais são as vantagens deste código exclusivo e como você pode configurá-lo no Google Analytics.

O User ID foi criado com a finalidade de atribuir um código exclusivo aos usuários que visitam seu site. O objetivo é conseguir identificar este usuário ainda que ele utilize diferentes dispositivos ou navegadores.

Por que isso é necessário?

Bem, de modo geral, o número de usuários apontados pelo Analytics nem sempre apresenta um quadro real. Na maioria dos casos, o número de usuários únicos é menor do que aquele apontado na ferramenta. Portanto, quando o Analytics diz que você teve 2 usuários visitando seu site, talvez isto signifique que o mesmo usuário acessou suas páginas 2 vezes, a partir de dispositivos diferentes.

É por isso que o User ID surge como uma solução prática para este problema, oferecendo uma contagem de usuários mais precisa.

Para entender melhor as vantagens desta configuração, vamos analisar primeiramente a diferença entre User ID e Client ID.

Diferenças Entre User ID e Client ID

Estes dois termos são comuns para profissionais que acompanham relatórios analíticos. Qual a diferença básica entre eles?

Client ID é um valor gerado de forma aleatória pelo Analytics. Ele é atribuído ao cookie da visitação. Portanto, representa um navegador / dispositivo.

User ID é um código exclusivo gerado por você. Ele representa o usuário exclusivo. Com ele, o Analytics combina e registra todos os hits com o mesmo ID do usuário. Desta forma, ainda que a pessoa navegue em diferentes dispositivos ou navegadores, o GA consegue rastreá-la como um usuário único.

De modo geral, os User IDs são gerados por meio do seu sistema de autenticação, quando o usuário faz login. Em seguida, eles são enviados para o Google Analytics.

Unificação da Sessão

Unificação da Sessão é um recurso que permite combinar o Client ID com o User ID.

Assim, os hits gerados e coletados antes da implementação do User ID podem ser atribuídos ao usuário certo. Em outras palavras, possibilita rastrear o que o visitante fez no site momentos antes de logar na sua conta particular.

Meu Site É Elegível?

Como mencionamos, o User ID deve ser gerado por você. Isto significa que o seu site deve possuir algum tipo de identificação exclusiva que permaneça inalterável, ainda que o usuário mude de dispositivo.

Por exemplo, digamos que o seu site ofereça a possibilidade dos visitantes logarem em suas contas. Neste caso, seu site é elegível. Na verdade, sistemas de login são os mais comuns e mais indicados para utilizar o User ID.

No entanto, se seu site não disponibiliza login nem qualquer tipo de identificador exclusivo para os visitantes, provavelmente, o User ID não é para você.

Vantagens do User ID

Neste era multitela, sabemos que os usuários podem mudar de uma tela para outra, diversas vezes ao longo do dia. Por exemplo, um usuário pode utilizar o smartphone para acessar a página de um produto durante o dia. No entanto, a noite, ele utiliza o laptop para concluir a compra.

Com o User ID, você consegue identificar que se trata do mesmo usuário, apesar da mudança de dispositivo.

No entanto, se não fosse pelo User ID, este usuário poderia ser contado diversas vezes. E você não entenderia o papel desempenhado pela visita dele no smartphone, durante o dia, antes de converter à noite.

Portanto, esta configuração garante que a contagem de sessões se torna mais precisa.

Além disso, permite entender melhor a jornada de conversão, tendo uma visão holística da compra do cliente.

Como Configurar o User ID

Antes de enviar User IDs ao Analytics, é necessário ativar no mínimo uma vista de relatório.

Vamos ver o passo a passo para ativar o User ID no Google Analytics. Lembrando que você precisa ter permissão de edição na plataforma para realizar este processo.

1. Acesse sua conta no Analytics.
2. No canto inferior esquerdo, clique em Administrador.
3. Na coluna Propriedade, selecione a propriedade onde você quer implementar o User ID.
4. Clique em Informações de acompanhamento.
5. Você verá a opção User-ID. Clique nela.
como configurar user id

O processo de conclusão está dividido em 3 etapas. São elas:

1ª Etapa: Revisar a Política do User-ID

1. Leia a política. Para confirmar que concorda com ela, você deve clicar no botão seletor, deixando como Ativado.
2. Clique em Próxima Etapa.

2ª Etapa: Configurar o User-ID

A próxima etapa se refere à configuração do User ID. Para isso, será necessário realizar alterações no código de acompanhamento. Portanto, este processo precisa ser realizado por um webmaster ou desenvolvedor do seu site.

O Google oferece instruções específicas dependendo do ambiente onde será realizada a configuração.

Ainda na segunda etapa, você pode configurar a Unificação da Sessão. Para isto, basta ativá-la no botão seletor.

Clique em Próxima etapa.

3ª Etapa: Criar uma visualização do User-ID

Para concluir esta etapa, clique no botão Criar.

como configurar user id

Será aberta uma nova vista de propriedade. Siga estes passos para configurá-la.

1. Escolha um nome da vista de relatórios. Como sugestão, utilize a expressão “User ID” como parte do nome para facilitar sua identificação, posteriormente.
2. Selecione o fuso horário dos relatórios.
3. Na opção Mostrar relatórios de User-ID, defina o seletor como Ativado.
4. Clique em Criar vista da propriedade.

como configurar user id

Um aviso importante: após ativar o User ID para uma vista, não será mais possível desativá-lo. Essa vista só exibirá hits para os quais o campo userId estiver definido.

Depois de tudo devidamente configurado, tenha em mente o seguinte: os hits do Analytics (tais como páginas visualizadas, transações e eventos) para os quais foi estabelecido um User ID serão processados de forma separada dos hits sem o campo userId. Ou seja, eles estarão disponíveis somente nas vistas onde o User ID estiver ativo.

Tendo em mente que estas vistas apresentarão somente os visitantes com IDs, portanto, é natural que o número de usuários, exibições de páginas e sessões seja bem menor do que na visualização principal.

Quer conferir se você fez tudo certo?

Uma das maneiras rápidas de verificar isso é acessar o User Explorer, em Público-alvo.

Se tudo estiver funcionando corretamente, será possível visualizar ali a coluna User ID em vez de Client ID.

coluna user id

Coleta de Dados

Como mencionado, o Analytics não gera um User ID. Este código precisa ser gerado por você.

Isto é feito, de modo geral, por um sistema de autenticação, o que permite atribuir um código único para cada usuário que visita o site.

No entanto, é preciso destacar que este código único não pode conter elementos de identificação pessoal do usuário (por exemplo, nome ou endereço de e-mail).

Conclusão

O Google Analytics possui relatórios prontos. Mas há muita coisa que pode ser customizada, elevando seus dados para um nível superior.

Portanto, ao ativar o ID do usuário, você conseguirá uma precisão muito maior em seus relatórios. E utilizando corretamente estas informações fará com que você entenda muito melhor seu público-alvo.

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