15 ideias para criar listas de e-mail e aumentar assinantes

29/04/2020 by in category Inbound Marketing with 0 and 0
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Listas de e-mail de qualidade garantem bons negócios para as empresas. Neste artigo, compartilhar algumas dicas sobre como criar listas de e-mails. Se você já possui uma lista, veremos como aumentá-la.

Uma mensagem de qualidade só atingirá seu objetivo se tiver quem a ouça ou leia.

Assim, uma campanha de e-mail marketing depende de:

  • Uma mensagem de qualidade;
  • Uma audiência para ouvir.

Se você quiser saber mais detalhes sobre como criar sua primeira campanha de e-mail, convidamos você a ler o artigo E-mail Marketing – Como criar campanhas de sucesso.

Depois disso, chega o momento de criar listas de pessoas ansiosas para ler sua mensagem. Vamos compartilhar algumas dicas sobre como criar listas de e-mails. Se você já possui uma lista, veremos como aumentá-la.

E o aspecto principal envolve criar listas de qualidade.

Por isso, para início de conversa, vamos ver o que você não pode fazer na hora de criar listas de e-mail marketing.

Por que não comprar listas de e-mail

Uma pesquisa rápida na internet e você encontrará listas de e-mail prontas para serem usadas. Por exemplo, é possível encontrar mailings com milhares de endereços disponíveis quer seja por meio de compra, aluguel ou cessão.

Em um primeiro momento, esta pode parecer uma solução rápida, barata e inteligente.

Mas este método está longe disso. Na verdade, nem pode nem ser chamado de “solução”.

Muito pelo contrário. A compra de listas de e-mail pode afundar uma campanha que tinha tudo para ser um sucesso.

Os motivos são esses:

  • Serviços de entrega de campanhas de e-mail respeitáveis não aceitam listas compradas e você pode ser penalizado.
  • Como as pessoas de listas não são conhecidas, elas dificilmente abrem as mensagens. Pior ainda, podem ficar irritadas.
  • Listas de qualidade não estão a venda.
  • A reputação do seu IP pode ficar comprometida.

Estes são motivos suficientes para não se arriscar com listas de e-mail compradas.

Quer fazer um marketing inteligente? A solução é criar e aumentar lista de e-mail usando métodos que garantem os melhores resultados para suas iniciativas de marketing.

Vamos ver que métodos são esses.

Como criar e aumentar a lista de e-mails

Os métodos abaixo são vantajosos por vários motivos. Por exemplo: eles respeitam as regulamentações e protegem a reputação de sua marca.

Além disso, métodos de qualidade têm potencial de crescer naturalmente.

1. Formulários opt-in

Os formulários opt-in podem ser inseridos em seu site e posts. Os formulários oferecem aos clientes e visitantes a oportunidade de se inscrever nas suas listas e receber conteúdo em primeira mão.

Deixe estas opções visíveis. Por exemplo: utilizando a barra lateral do seu site ou ao final de cada post.

2. Páginas de destino específicas para inscrição

Como mencionado, você pode exibir um formulário de inscrição em todas as páginas do seu site.

No entanto, pode ser que você prefira deixar este formulário em algumas páginas específicas.

A principal vantagem desta estratégia é que você otimiza a página para esta meta específica.

Neste caso, não espere que seus visitantes vasculhem todo o site para encontrar uma página de inscrição. Use sabiamente os links para direcioná-los para estas páginas-chave.

3. Use pop-ups

Algumas ferramentas permitem exibir uma mensagem pop-up quando o usuário está prestes a sair do site.

pop-ups para aumentar listas

Se ele gostou do conteúdo, existe uma boa chance de se inscrever para receber novidades.

4. Crie um blog

Sua empresa tem um blog onde conteúdo é compartilhado regularmente?

Se ainda não tiver, está na hora de mudar isso. Os blogs são responsáveis por atrair grande parte dos visitantes em um site. E com um número maior de visitantes, suas listas de e-mail crescem.

Postagens regulares são mais eficientes. Além de garantir o retorno de anteriores visitantes, você fica bem posicionado no Google em pesquisas específicas, relacionadas ao seu negócio.

5. Conteúdo exclusivo em troca de endereço de e-mail

Neste método, você cria conteúdo de alto valor e disponibiliza exclusivamente para aqueles que preenchem o formulário. O que você pode oferecer? Veja alguns exemplos:

  • E-books
  • White papers
  • Aplicativos e ferramentas
  • Infográficos
  • Videoaulas
  • Planilhas com relatórios ou estudos

Por isso, você deve dividir seu conteúdo em dois: o conteúdo gratuito que você oferece para todos e o conteúdo exclusivo liberado para aqueles que preencherem um formulário.

É claro que este conteúdo deve ser top, de qualidade. Afinal, é decepcionante se inscrever para obter uma oferta para então descobrir que o conteúdo deixa a desejar.

Além disso, você precisa criar campanhas para promover este conteúdo. A forma tradicional e que oferece bons resultados é por meio de postagens no blog. Mas aproveite outros segmentos do marketing digital para divulgar este conteúdo exclusivo, como Links Patrocinados e divulgação nas redes sociais.

6. Mantenha os formulários curtos

Sabemos que é tentador incluir diversos campos nos formulários. Assim, você pode obter diversas informações e detalhes sobre seu público-alvo, facilitando a criação de suas personas.

Ao mesmo tempo, porém, precisamos nos lembrar que formulários longos afugentam as pessoas. E nestas horas, o tiro sai pela culatra.

Por isso, na hora de criar listas de e-mails, mantenha os formulários curtos.

7. Verifique se o processo funciona

Em sua estratégia de criar listas de e-mail, será que o fluxo está funcionando corretamente? Para responder esta pergunta, você precisa testar e acompanhar cada um dos estágios do processo:

  • A página de agradecimento ou de confirmação está sendo exibida?
  • As pessoas que se inscrevem estão recebendo o conteúdo exclusivo?

8. Faça campanhas de e-mail criativas que estimulem o compartilhamento

Uma campanha de e-mail criativa tem o potencial de envolver o destinatário. Isto pode resultar na conversão que você espera dele, como a compra de um produto ou a assinatura de um serviço.

Mas há outra vantagem nas campanhas criativas: elas estimulam o compartilhamento.

Esta é uma verdade que não podemos esquecer. As pessoas gostam de compartilhar conteúdo incrível. E isto vale também para os e-mails. Portanto, sua base de contatos pode se tornar promotora de sua empresa, encaminhando e-mails para amigos e colegas.

Por meio de frases de chamariz e botões de compartilhamento inseridos nos e-mails, você pode se surpreender com os resultados alcançados.

Para quem recebe um e-mail encaminhado, o efeito é positivo. Afinal, se meu amigo ou parente decidiu me enviar este conteúdo, então, deve ser algo de qualidade e confiança.

botão envie para um amigo para aumentar listas de emails

Além de um botão de encaminhamento “Envie para um amigo”, utilize botões que permitam o compartilhamento em redes sociais.

9. Blogue por e-mail

Onde você posta seus artigos? Em seu site, claro.

Mas, você sabia que é possível blogar conteúdos exclusivos por e-mail? Esta estratégia é conhecida como e-mail blogging.

Ou seja, além do conteúdo veiculado no site, você cria um conteúdo exclusivo enviado somente por e-mail.

Assim, você cria um clube exclusivo para leitores que são inscritos nas suas listas de e-mail.

Este tipo de conteúdo não somente estimula novas inscrições como diminui cancelamentos de assinaturas.

10. Peça opinião dos seus clientes

O que o cliente achou do seu novo produto? O que ele pensa da navegabilidade do seu site?

As pessoas gostam de expressar opiniões. Se você der uma chance para seus clientes se expressarem, é provável que muitos deles aproveitem esta oportunidade.

Para isso, você pode utilizar um formulário onde os clientes expressam sua opinião, além de deixarem o e-mail de contato.

11. Utilize os sorteios como chamariz

O que você poderia oferecer em sorteio para seus seguidores? Pode ser um brinde físico ou um produto digital.

Após definir um brinde, crie um sorteio em que todos os inscritos na lista de e-mail marketing participem automaticamente.

12. Ofereça promoções e descontos exclusivos

Outra estratégia útil é oferecer descontos exclusivos para quem faz parte da sua base de contatos.

Crie as promoções ou cupons de desconto. Depois faça a divulgação em redes sociais e no próprio site estimulando os visitantes a se inscreverem no boletim informativo.

13. Obtenha endereços de e-mails no offline

Quem disse que você depende exclusivamente da internet para criar e aumentar as listas de e-mail?

Eventos offline, como feiras e palestras, são um campo fértil para coletar endereços eletrônicos.

Os presentes são convidados a compartilhar o endereço de e-mail para receber maiores informações. Você também pode oferecer um brinde em troca.

As lojas físicas devem aproveitar o volume de clientes presenciais. Muitas vezes, elas perdem a oportunidade de criar e aumentar sua base de contatos. Portanto, entre os dados solicitados daqueles que compram em suas lojas, não esqueça de pedir o e-mail.

14. Divulgue boletins informativos em publicações impressas

E por falar em offline, não podemos deixar de fora as revistas, panfletos e catálogos. As publicações impressas podem ser aproveitadas para divulgar seus boletins informativos (newsletters).

15. Crie vídeos de qualidade

Os vídeos são atraentes e envolventes.

Diante deste fato, é fácil concluir que este é um excelente canal para aumentar a base de contatos.

Portanto, sempre que postar vídeos no YouTube, incentive as pessoas a se inscreverem tanto no canal quanto no boletim informativo.

Não se esqueça dos testes A/B

Depois de aplicar estas sugestões, pode ser que os resultados fiquem bem abaixo do esperado.

Aí é hora de colocar os testes A/B para funcionar.

Isto é feito por criar variações da sua mensagem. Por exemplo, você pode alterar as frases de chamariz, os campos do formulário, as páginas de destino, as ofertas exclusivas e assim por diante.

Teste e acompanhe os resultados. Aquilo que não funcionar para seu público-alvo, deixe de lado.

Qual a taxa de cancelamento de assinatura ideal

Não há como fugir disso: algumas pessoas cancelam a assinatura após receber e-mails.

A questão é: qual a taxa de cancelamento de assinatura ideal?

Isto pode variar de setor para setor.

De modo geral, segundo alguns estudos, se sua taxa de cancelamento estiver entre 0,2 e 0,5%, isto significa que você está dentro do padrão.

No entanto, há uma exceção: quando você envia e-mail marketing para uma lista nova, a taxa de cancelamento costuma ser maior. Afinal, aqueles que preencheram um formulário na empolgação, logo demonstram que não estão realmente interessados e abandonam a lista.

Mas, evidentemente, quanto menor a taxa de cancelamento, melhor.

Como diminuir a taxa de cancelamento

Em resumo, para diminuir a taxa de cancelamento de assinaturas de e-mail marketing, você precisa aplicar as dicas já apresentadas neste artigo. Quando você cria uma lista de qualidade, é provável que ela se mantenha ativa durante suas campanhas.

Ao mesmo tempo, você deve se preocupar com a frequência dos e-mails. Muitas pessoas cancelam a assinatura depois de receberem um número excessivo de mensagens.

Além disso, dê atenção a cada peça de e-mail criada. E-mails criativos e relevantes mantêm os assinantes engajados.

Apesar dos seus melhores esforços, muitos cancelam a assinatura. Assim, mantenha o link de cancelamento bem visível. Não tente dificultar as coisas para quem não quer mais receber suas mensagens. É melhor permitir que eles cancelem a inscrição da forma mais simples possível. Isto demonstra respeito e causa uma boa impressão.

Concluindo

Como destacado, campanhas de e-mail marketing de sucesso dependem da qualidade. E isto envolve o conteúdo da mensagem, a forma como as listas são criadas e processo de entrega.

Por isso, para saber mais sobre este assunto, confira nosso guia sobre a criação de campanhas de e-mail marketing de sucesso.

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