A linha “Assunto” no e-mail marketing é o primeiro contato que o público terá com sua mensagem. O espaço da linha de assunto é pequeno, mas essencial para estimular os clientes a abrirem o e-mail.
Centenas de bilhões! Sim, este número surpreendente é a quantidade de e-mails enviados e recebidos todos os dias.
Em outras palavras, isto significa que seus clientes recebem muitos e-mails, diariamente. A questão que surge é: o que fazer para aumentar a probabilidade do seu e-mail ser aberto? Como se destacar no meio desta avalanche de mensagens eletrônicas que são disparadas a cada segundo?
Bem, para que seus e-mails sejam eficientes, a primeira coisa que você precisa se preocupar é garantir que a mensagem chegue na caixa de entrada do cliente. Para isso, você precisa escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing que ofereça planos dentro do seu orçamento.
A segunda coisa é garantir que o e-mail seja aberto, lido e clicado (caso, haja links nele).
E este tema merece muita atenção. Afinal, estudos mostram que 69% dos usuários marcam e-mails como spam com base exclusivamente na linha de assunto.
Por isso, a linha Assunto no e-mail marketing é de extrema importância. Ela faz toda a diferença. Não importa se o corpo do e-mail é fantástico, engajador, matador – se a linha de assunto não despertar a atenção do cliente, de nada adiantará todo o esforço em criar o e-mail perfeito.
Por que podemos dizer que escrever uma linha de assunto realmente chamativa e cativante é uma arte?
O fato é que o espaço reservado para o assunto nos e-mails é pequeno. Ou seja, você tem poucos caracteres à sua disposição para conseguir atrair a atenção do cliente e despertar nele a curiosidade que o levará a clicar na mensagem.
Para isso, você precisa:
Considere o segundo aspecto mencionado acima: “traduzir toda a mensagem em poucas palavras”. Para alguns, isto soa complicado.
Mas, há um exercício que vai ajudá-lo a desenvolver esta arte. Consiste nos seguintes passos:
Para responder esta pergunta nada melhor do que analisar dados colhidos em campo.
Uma pesquisa analisou 260 milhões de e-mails e fez uma comparação entre comprimento da linha de assunto e taxa de abertura.
Vamos conferir os resultados?
Fica claro que o comprimento ideal do assunto nos e-mails marketing fica na casa das 6 a 10 palavras.
Claro que, se você escolher palavras muito longas (como “independentemente”) essas 6 a 10 palavras parecerão muito mais. Por isso, alguns preferem se concentrar na quantidade de caracteres.
Neste caso, procure ficar entre 20 e 40 caracteres.
Assuntos breves e concisos são ainda mais importantes para pessoas em seus smartphones.
Eu sei. Neste momento, você talvez esteja preocupado com a aparente dificuldade em conseguir resumir seu conteúdo em tão poucas palavras, e de forma clara. Neste caso, considere novamente o Exercício mencionado acima.
É evidente que nem sempre será possível destacar sua mensagem com clareza, utilizando somente 40 caracteres. Talvez você precise de um pouco mais do que isso. Neste caso, lembre-se: quanto menos, melhor!
Como mencionado acima, você precisa ter um profundo conhecimento do seu público-alvo. Isto é essencial para saber o que escrever na linha de assunto do e-mail marketing.
Mas, de modo geral, podemos destacar alguns princípios básicos que vão orientá-lo na escrita dos assuntos.
É claro que o conteúdo do e-mail deve ser personalizado. Mas como garantir que isto fique claro na linha de assunto?
Faça isso por incluir o nome do remetente na linha de assunto. Ferramentas de e-mail marketing utilizam macros que automatizam este processo.
Na pesquisa já mencionada, e-mails que utilizaram o nome do destinatário no assunto tiveram um aumento de 2,6% na taxa de abertura.
Qual abordagem personalizada utilizar dependerá do público a quem você se dirige. Por exemplo, se seu público for apaixonado por cinema, linhas de assunto que incluam títulos de filmes podem despertar a curiosidade dele.
Pergunte-se: o que meus clientes perderão se deixarem de abrir este e-mail? A resposta vai ajudá-lo a criar uma linha de assunto chamativa. As pessoas possuem aversão à perda. Um assunto que destaque o que elas estão correndo o risco de perder pode despertar não apenas a curiosidade, mas um sentimento de urgência.
Por exemplo: “Desconto exclusivo de R$ 20 – último dia”.
Todos convivemos diariamente com problemas. Se recebemos um e-mail dizendo que teremos um problema a menos para enfrentar, seja muito bem-vindo!
Por isso, demonstre que reconhece o problema do seu público e apresente a solução.
Por exemplo: “A solução definitiva para não ficar preso no trânsito”.
Uma definição de curiosidade diz que se trata de “uma sede que precisa ser saciada, um impulso que tem que ser satisfeito”. E este impulso pode ser, muito bem, um clique no e-mail.
A comunidade de designers UX Collective, certa vez, criou uma campanha cuja linha de assunto era: “Suas impressões digitais estão por toda a parte”.
Dá vontade de clicar e saber mais, não dá?
Existem grupos de palavras que podem ser removidas sem prejudicar a compreensão. Além disso, a remoção delas faz com que o pouco espaço do assunto do e-mail marketing seja melhor aproveitado.
Portanto, avalie a possibilidade de remover:
Claro, você deve remover este tipo de palavras e verificar se o assunto é compreensivo e chamativo.
Os emojis são recursos de comunicação utilizados em grande escala. E existe uma grande vantagem em utilizá-los nas linhas de assunto de e-mail: transmitir emoção em pouco espaço.
Além disso, os emojis atraem a atenção e tornam a mensagem memorável.
No entanto, não substitua palavras importantes por emojis! Alguns navegadores não suportam o uso de emojis. Por isso, nestes casos, existe a possibilidade deles não serem exibidos corretamente.
Em vez de escrever números por extenso (dez, doze, quinze) é melhor utilizar dígitos. Portanto, em vez de falar sobre “Dez dicas de marketing digital” você pode falar sobre “10 dicas”.
Os dígitos ocupam menos espaço e são visualmente agradáveis quando presentes nas linhas de assunto dos e-mails.
Este erro talvez seja cometido por desatenção. Pode ser que, na ânsia de escrever uma linha de assunto matadora, o profissional acabe levando o cliente a esperar algo que o e-mail não oferece.
Por exemplo: imagine que um e-commerce envie um e-mail dando a entender que todos os produtos da loja estão com 20% de desconto, sendo que na verdade somente uma linha de produto está com esta promoção.
Um erro deste pode levar o cliente à frustração. E cliente insatisfeito é péssimo para qualquer tipo de negócio.
A experiência tem mostrado quais são as linhas de assunto mais eficientes. Você pode explorar a criatividade e criar assuntos únicos que sejam a cara da sua empresa.
Mas, se precisar de uma ajuda, existem algumas fórmulas para construir linhas de assunto matadoras. Elas são de grande ajuda nesta hora.
Vamos ver alguns exemplos?
Fórmula: [NÚMERO] lições que aprendi [A AÇÃO QUE VOCÊ REALIZOU]
Exemplo: “7 lições que aprendi gerenciando milhares de contas no Google Ads”.
Segundo a empresa Sumo, a fórmula abaixo conseguiu uma taxa de abertura de 57%.
Fórmula: Como [TIPO DE PESSOA] [AÇÃO QUE REALIZARAM]
Exemplo: “Como 10 profissionais de marketing triplicaram os cliques em e-mails”
Fórmula: Como [RESULTADO] em [PERÍODO DE TEMPO]
Exemplo: “Como triplicar sua taxa de cliques em um mês”
Além destas fórmulas prontas, você também poderá descobrir novas fórmulas vencedoras para seu negócio.
Diante de tudo o que foi visto, vale destacar o que já mencionamos: se seu e-mail não for aberto, o trabalho empregado será em vão. Afinal, o conteúdo cuidadosamente criado não terá seu lugar ao sol.
Por isso, campanhas de e-mail marketing precisam ser criadas visando deixar os clientes informados, e não frustrados.
E isto começa por criar linhas de assunto realmente eficientes e atrativas.
Mas não para por aí.
Além disso, é necessário dar atenção à frequência e conteúdo. Para abordar este assunto em detalhes, não deixe de ler nosso guia sobre campanhas de e-mail marketing de sucesso.
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