No artigo anterior, falamos sobre a capacidade da Inteligência Artificial em prever as ações e reações dos clientes. Para tanto, é preciso observar o cliente de um ângulo de 360°. No artigo, foi mencionado que isto envolve analisar o engajamento dos usuários em diversas áreas, incluindo as interações em redes e mídias sociais.
O que está envolvido nesta análise? Como a Inteligência Artificial do IBM Watson avalia as interações dos usuários em mídias sociais? E por que isso é tão importante?
Vamos ver primeiro sobre a Hiperpersonalização e porque ela deve receber total atenção e estima das empresas.
Este termo está sendo cada vez mais utilizado no ambiente digital. Uma breve pesquisa na internet e você verá que, no contexto digital, o termo começou a ser amplamente utilizado somente nos últimos anos.
Mas, o que é Hiperpersonalização? Basta uma breve análise no termo, e já conseguimos entender do que se trata. Significa criar uma mensagem altamente personalizada para os clientes. Para tanto, utiliza-se o histórico de navegação, histórico de compras e, como mencionado, as interações das pessoas em suas redes sociais, tais como curtidas.
A Hiperpersonalização é vital para vendas. Imagine que um solteiro possua um aplicativo de um e-commerce. Por meio de mensagens push, certo dia, ele recebe incríveis promoções em seu smartphone. Porém, estas promoções são de “carrinhos de bebê” e “fraldas”. Certamente, este contato não foi produtivo. Se tão somente existisse uma tecnologia ativa por trás deste aplicativo, ele poderia ter sugerido produtos que realmente viessem a interessar o cliente solteiro.
Mas note, com hiperpersonalização, estamos nos referindo à personalização em um nível acima do convencional. Por isso que a já mencionada visão em 360° dos clientes é valiosa. Ela permite acompanhar os usuários em diferentes pontos de contato e unir todos estes dados para criar um conteúdo altamente personalizado, ou seja, hiperpersonalizado.
No marketing moderno, todos sabem do grande valor das redes sociais. E este valor não se deve somente ao fato de grande parte das pessoas estarem ali. Isto também é de suma importância, evidentemente. Mas há algo mais.
As redes sociais são importantes por causa da interação e engajamento que as pessoas têm com o conteúdo oferecido ali. As pessoas apresentam sua personalidade e interesse em detalhes nas redes sociais. Por exemplo, as marcas que o usuário segue, os posts e notícias que ganham uma curtida, as postagens que são comentadas e ou replicadas, etc.
Com o passar do tempo, isto vai gerando uma quantidade gigantesca de informações sobre o cliente. A Inteligência Artificial e seu aprendizado de máquina analisa cada um dos dados e transforma isso em estratégia. Ou seja, a publicidade exibida na internet, o conteúdo publicado no site, o push enviado para o smartphone, o e-mail marketing enviado para a caixa de entrada – tudo isso é adaptado de acordo com os interesses do cliente.
Isto é tão valioso que o IBM Watson possui uma solução analítica para mídias sociais. Com esta solução, o IBM Watson varre o tráfego das redes sociais e cria visualizações de dados de forma automática. Isto permite encontrar dados ricos em insights.
A quantidade e velocidade que os dados são gerados nas redes sociais é muito grande. Seres humanos não conseguem analisar tanta informação sem perder dados valiosos. O Watson, porém, não deixa escapar nada.
Mas a Inteligência Artificial do Watson vai além de simplesmente encontrar estes dados. Ele os encontra e descobre intenções e interesses dos usuários. E este manancial de informações é transformado em estratégias.
Uma vantagem importantíssima sobre as redes sociais é que elas permitem contextualizar a situação do cliente naquele momento. Por exemplo, pode ser que um usuário esteja cadastrado como solteiro no banco de dados de sua empresa. Com isso, você consegue segmentar produtos que sejam de interesse para homens solteiros.
No entanto, se porventura este cliente começar a namorar, noivar e casar, provavelmente, a primeira tecnologia que será informada disso serão as redes sociais. Se as máquinas inteligentes estiverem ali, de olho no conteúdo do seu cliente nas mídias sociais, elas vão assumir a responsabilidade de adaptar o conteúdo de sua empresa a esta nova realidade.
Por isso, com a Inteligência Artificial do IBM Watson trabalhando em favor de sua empresa, você aprofundará seu conhecimento sobre o comportamento social do seu público-alvo, obterá insights muito mais rápidos e precisos, e enriquecerá suas estratégias para engajar os clientes e vender mais.
Sua empresa entrará assim, definitivamente, na era da hiperpersonalização.
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