Alterar um Domínio – Como os Links Patrocinados São Impactados?

19/04/2012 by in category Links Patrocinados with 0 and 0
Home > Blog > Links Patrocinados > Alterar um Domínio – Como os Links Patrocinados São Impactados?

Você precisou alterar o domínio do seu site. Como suas campanhas de Links Patrocinados serão afetadas?

alterar-dominios– Uma campanha bem sucedida em Links Patrocinados depende entre outras coisas, de paciência, pois os resultados começam a aparecer gradualmente. Se bem planejada, a campanha pode trazer retorno imediato.

– A partir do momento em que Link Patrocinado de qualidade (QS) passa a ser veiculado, sua relevância junto ao Google aumenta, e este começa a adquirir posições mais privilegiadas dentro do sistema do Google Ads.

– Automaticamente, os anúncios são associados com as URLs de destino que lhe foram determinadas, e este vínculo torna-se óbvio para o robô do Google.

– Mas que dizer se o anunciante precisar alterar a URL de destino de seus Links Patrocinados do Google Ads? Talvez a mudança chegue ao nível do próprio domínio. Um domínio exemplo.com passa a ser veiculado no domínio exemplo.com.br. Isto poderá ser feito a qualquer momento, dentro do período de sua campanha, se assim o desejar.

– Embora tais mudanças sejam válidas, porém, o anunciante deve estar ciente de que, ao fazer uma alteração de URL de destino, ele estará quebrando um círculo conhecido pelo mecanismo do Google Ads. Todo o histórico construído em cima da URL antiga se perderá. Isto implica em uma queda no volume de cliques recebidos, pois o robô do Google admite inicialmente que tal URL de destino trata-se de um novo anúncio (ou domínio) em seu sistema. Desta forma, o seu anúncio perde a relevância conquistada, e precisará de um tempo até ele se restabelecer.

Impacto a Curto e Longo Prazo

– Porém, quão significativa é esta queda? Em alguns casos, o índice de clique chega a cair pela metade, logo na primeira semana, o que é um impacto bastante negativo na campanha. Porém, na maioria dos casos, a tendência é que a taxa de cliques retorne ao índice habitual dentro de algum tempo.

– Também é bastante comum ocorrer alterações nas ofertas sobre as palavras-chave. Ou seja, nas primeiras semanas em que a alteração foi efetuada, ocorre um aumento no valor de cada palavra-chave. Há casos de algumas palavras-chave terem o valor do seu lance dobrado.

– É muito difícil determinar se uma mudança na URL de destino, durante uma campanha trará mais ou menos benefícios para o anunciante. O que podemos afirmar é que, a curto prazo, perdas acontecerão.

– Por isso, a necessidade de planejar prévia e cuidadosamente uma campanha em Links Patrocinados, para evitar que futuramente, o anunciante deva se valer de uma estratégia tão “dura” que resultará em queda no índice de qualidade, na taxa de cliques e na taxa de conversões.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso