– Estabelecer metas com base no número de cliques em seus Links Patrocinados é uma das formas mais recorrentes quando se trata de avaliar o sucesso de uma campanha no Google Ads. Isso é importante, já que as visitas representam pessoas que estão, naquele exato momento, a procura do seu produto ou serviço.
– No entanto, não se deve fixar tanto os olhos nos cliques a ponto de se distrair, e perder o foco de algo mais importante: as CONVERSÕES.
– Uma olhada rápida no Aurélio, e encontramos uma definição interessante para “conversão”, no campo da psiquiatria: “Processo no qual emoções se transformam em manifestações físicas”. No caso de uma pesquisa no Google, que chama o seu Link Patrocinado, você tem alguém com uma “emoção” condizente com seu objetivo no mercado digital. Se a pessoa clicar em seu anúncio e realizar ali o que você espera, parabéns, você teve uma conversão.
– E quais são as conversões mais comuns encontradas nos sites? São as mais variadas possíveis, entre elas:
• Assinar uma newsletter;
• Fazer um download;
• Comprar um produto;
• Contratar um serviço;
• Fazer uma ligação para sua empresa;
• Manter o visitante por tantos minutos no site.
– Uma vez definida a conversão que você espera de um visitante, é importante acompanhá-la. Conseguiu 100 cliques? Ótimo. Mas não é hora de cruzar os braços. É preciso manter o Foco nas Conversões. Quais dos seus anúncios resultaram em conversões? No caso de utilizar várias Páginas de Destino (landing pages), qual delas são mais eficientes em induzir o visitante a “transformar suas emoções em manifestações físicas”?
– Para obter essas informações, será necessário acessar a aba Ferramentas e Relatórios, e escolher a opção Conversões. Ali, o próprio Google aconselha: “Seus anúncios podem estar recebendo muitos cliques. No entanto, a menos que você saiba quais cliques levam a ações valiosas em seu website, estará perdendo oportunidades de otimizar suas campanhas”.
– Portanto, não perca de vista o que você realmente espera de um visitante em seu site. O Dicionário Aurélio pode lhe dar uma boa definição do que é conversão. Colocar isto em prática em uma campanha de Links Patrocinados exigirá um pouco mais de preparo e monitoramento.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2427) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2502) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2502) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)