– Se possui uma loja física, é importante que suas campanhas de Links Patrocinados estejam devidamente alinhadas com as estratégias de marketing offline, o que inclui ações de marketing na própria loja, e divulgações em outras mídias como revistas e jornais. Isto é especialmente importante a fim de você conseguir colher os melhores benefícios. Este alinhamento garante que estes dois segmentos do marketing se complementem, trabalhando estrategicamente em conjunto.
– Mas como alinhar estratégias de marketing online e offline? Como suas campanhas de Links Patrocinados devem ser gerenciadas levando em consideração o que é realizado fisicamente, em suas lojas por exemplo, e vice-versa?
– A cada dia, o marketing online assume uma importância maior. Os consumidores utilizam a internet em todos os processos de compra, desde a conscientização e pesquisa de um produto até a sua compra efetiva. E não para por aí. Após a compra, a maioria ainda utiliza a internet para enviar sugestões, tirar dúvidas, ou tecer elogios e críticas em diversos canais de comunicação digital. Pesquisas indicam que grande parte da demanda de pesquisa e interesse é gerada na internet.
– Mas isso não significa que, ao anunciar um site no Google, o anunciante deva se preocupar exclusivamente com este segmento do marketing. Na verdade, os Links Patrocinados do Google Ads devem integrar todo um ciclo entre o online e offline, sendo um canal fundamental para concretizar a intenção de compra dos usuários.
– Quem possui uma loja física, e divulga seu site na internet, deve levar em consideração alguns fatores ao criar as estratégias de marketing. Vejamos algumas delas.
– Os anúncios na internet ajudam a reforçar grandes oportunidades em sua loja, tais como novos produtos, ofertas e promoções. A vantagem oferecida pelos Links Patrocinados é a praticidade com que esses anúncios são criados, modificados e veiculados. Assim, uma promoção lançada hoje pode ser imediatamente veiculada no Google e em sites parceiros, alcançando seu público-alvo com a mensagem certa na hora certa.
– Apenas para citar um exemplo dentre diversas oportunidades: um usuário que está a dois quarteirões de sua loja, realiza uma pesquisa no smartphone sobre um produto disponível em seu estoque. Ele é impactado por um Link Patrocinado que destaca que este produto está em promoção. Ele se desloca até sua loja e efetua a compra.
– Quando seus produtos saem de estoque, ou se finda uma promoção, basta pausar o anúncio para que ele não seja mais veiculado, até segunda ordem. É a instantaneidade da tecnologia do Google Ads a serviço de sua empresa.
– É importante que seus Links Patrocinados na rede de pesquisa e Rede de Display comuniquem a mesma mensagem veiculada nos outros canais de comunicação. Isto maximiza a exposição da mensagem, e a experiência do consumidor é beneficiada.
– Pensando desta forma, somos levados à seguinte regra: por exemplo, ao criar cartazes em suas lojas, é importante escolher as palavras-chave com cuidado, como se faz ao criar um texto de um anúncio patrocinado. Já que as mensagens precisam estar alinhadas, escolha as frases e chamadas à ação de sua comunicação offline pensando no Google. São estes termos, frases e chamadas à ação que farão a grande diferença em um texto de anúncio chamativo, levando seus usuários a visitarem seu site, conhecerem sua marca, e visitarem sua loja.
– Além disso, alguém que é impactado por uma mensagem offline, e quiser posteriormente realizar uma pesquisa no Google sobre sua loja, talvez utilize palavras-chave que consiga se lembrar e associar com sua empresa. E algumas destas palavras que podem estar vívidas na memória do seu consumidor serão exatamente aquelas utilizadas em seu marketing offline, incluindo o nome da própria marca.
– É vital pensar na pesquisa paga como parte integrante de todas as formas de comunicação de publicidade. A relação entre elas deve ser recíproca, fazendo com que aquilo que seja produzido em uma, leve em consideração a necessidade da outra. Este tipo de alinhamento garantirá maiores visitas ao seu site, e mais vendas para sua loja.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2549) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2620) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2620) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)