A CTR dos Links Patrocinados Após o Fim dos Resultados Laterais

21/07/2017 by in category Links Patrocinados with 0 and 0
Home > Blog > Links Patrocinados > A CTR dos Links Patrocinados Após o Fim dos Resultados Laterais

Novo estudo mostra o impacto sobre a taxa de cliques (CTR) após Google Ads eliminar Links Patrocinados dos resultados laterais

ctr-intencao-pesquisa– No início de 2016, empresas e agências de web marketing foram surpreendidas com um anúncio do Google Ads. O gigante das buscas removeria os Links Patrocinados dos resultados laterais.

– A partir daí, os anúncios patrocinados começaram a ser exibidos com a seguinte configuração:

  • Os 4 primeiros anúncios acima dos resultados orgânicos, na parte superior da página;
  • Os demais anúncios abaixo dos resultados orgânicos, na parte inferior.

– Logo após a mudança, institutos começaram a avaliar o impacto desta atualização. O objetivo era determinar como a taxa de cliques (CTR) dos anúncios exibidos acima dos resultados de pesquisa seriam afetados. Em um primeiro momento, percebeu-se um aumento na CTR dos Links Patrocinados exibidos na parte superior das páginas.

– Agora, um novo estudo procura apontar quão significativo esta atualização foi para as empresas que anunciam seus negócios no Google.

O Fim dos Links Patrocinados Laterais e a CTR

Accuracast, um instituto de marketing digital, analisou 2 milhões de pesquisas realizadas nos 12 meses antes da mudança, comparando com 2 milhões de pesquisas realizadas um ano após a remoção dos resultados laterais.

– Qual foi o resultado desta comparação?

– De acordo com este estudo, as posições mais beneficiadas pela mudança do Google Ads foram a 3ª e 4ª. As taxas de cliques destas posições foram assim impactadas:

  • 3ª posição: aumento de 72,4%;
  • 4ª posição: aumento de 51,8%.

– A quinta posição, anteriormente mostrada na lateral, agora é exibida nos resultados inferiores. Segundo o estudo, ela experimentou uma pequena queda de apenas 7,6%.

ctr-apos-fim-resultados-laterais
– Se formos analisar as 4 primeiras posições (exibidas acima dos resultados orgânicos), somadas, o aumento na CTR foi de 49%.

Menos Resultados, Maior Concorrência

– É evidente que as alterações realizadas pelo Google Ads visam melhorar a experiência dos usuários e garantir maiores taxas de cliques e conversões para as empresas. Esta atualização, sem dúvida, tem possibilitado exatamente isso.

– No entanto, o número de anúncios exibidos na primeira página do Google é menor. Em outras palavras, independentemente do seu ramo de atuação, a concorrência tornou-se ainda mais acirrada. Assim, para conseguir exibir seus produtos e serviços na primeira página do Google, faz-se necessário um trabalho mais apurado. E isto, sem dúvida, afeta tanto a configuração de anúncios e páginas de destino, bem como as estratégias de lances utilizadas nas campanhas publicitárias.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso