– Com os cenários das mídias digitais evoluindo a cada dia, impactado sob novas tecnologias e novos hábitos dos consumidores, como isso pode afetar a maneira como as empresas se conectam ao seu público? Como isso altera o serviço de atendimento ao cliente?
– O Encontro Global de Comunidades do Ads realizado nos últimos dias 16 e 17 de Outubro procurou responder a estas e outras questões. Durante estes dois dias, na sede do Google, em Mountain View, diversos colaboradores influentes da comunidade Ads estiveram reunidos para discutir o impacto destas novas tecnologias sobre o relacionamento com o público-alvo.
– Aqui temos um breve resumo dos tópicos que foram abordados por alguns dos convidados neste importante fórum mundial para os profissionais de Links Patrocinados.
– Francoise Brougher: ela é vice-presidente na área do Google Ads voltado para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Francoise falou sobre como o Google tem dado maior atenção às PMEs, tendo em vista a expressividade do segmento.
– Allan Thygesen: Um dos responsáveis pela área de publicidade do Google. Ele falou sobre as oportunidades emergentes em anúncios voltados para o mundo mobile. Enfatizou a tendência dos dispositivos móveis que se tornam o principal canal de comunicação com o público, não somente para o Google Ads, mas para toda a indústria. Apesar destas grandes oportunidades, muitos ainda não aproveitam este universo. Ele mencionou que a vasta maioria dos usuários, ao chegar em uma página não otimizada para dispositivos móveis, acaba deixando o site. Páginas que não estão preparadas para estes dispositivos apresentam problemas de navegação, induzindo o internauta à desistência. De modo que a Página de Destino que a empresa apresenta para seus usuários mobile precisa garantir uma boa experiência para ele.
– Ele citou as ferramentas e aprimoramentos que o Google Ads oferece para os anunciantes que desejam aproveitar esta demanda, tais como extensões para chamadas, e seu Clique Para Ligar, além de mapas de localização. Também citou os sites preparados pelo Google e voltados para aqueles que precisam de dicas neste segmento, como o The Mobile Playbook.
– Finalizando, Allan ainda destacou a necessidade de se aproveitar a demanda gigantesca por vídeos, evidenciando que este é um canal importantíssimo para anunciantes veicularem seus Links Patrocinados.
– Brad Green: gerente de engenharia do Google. Ele falou sobre o uso de alta tecnologia para tornar o atendimento ao cliente ainda mais personalizado. Destacou o trabalho dispensado pela equipe em desenvolver ferramentas automatizadas cada vez mais eficientes para serviço de atendimento, e que tornem o relacionamento com os clientes, e a solução de seus problemas, mais rápido e barato. A equipe de engenheiros precisa lidar com alguns desafios, como por exemplo, como fornecer uma resposta automática a uma pergunta que é feita das mais variadas formas por pessoas diferentes. Também, a resposta automatizada precisa levar em consideração se aquele que tem problemas é um anunciante novato ou experiente. Estes são alguns dos desafios que a equipe do Google Ads tem a enfrentar ao usar a tecnologia para dar uma resposta mais rápida e personalizada aos seus clientes.
– Vandana Shah: gerente de Produtos. Ela falou sobre o Google FeedBack, uma ferramenta que facilita o envio de opiniões quanto aos produtos Google, bem como requisições para solução de problemas para a equipe de suporte. Quando a ferramenta é ativada, uma caixa do Google FeedBack surge na tela onde você pode descrever a dificuldade que está tendo. O sistema permite que o usuário possa destacar onde especificamente está tendo o problema por mover o mouse e clicar nos pontos que quer destacar.
– Isto revela a preocupação do Google em perceber qual tem sido a reação do público aos seus produtos, e com base nisto, realizar os devidos aprimoramentos.
– Deepak Khandelwal: vice-presidente do Global Customers Services. O progresso do suporte do Google Ads ao longo dos últimos tempos foi o tema de Deepak. O Google se esforçou em disponibilizar telefones em diversos países, de modo que anunciantes dos quatro cantos do globo tenham facilidade em entrar em contato com a equipe do Google Ads. O aprimoramento de canais de contato, tais como e-mail e a implementação do chat para suporte também foram citados.
– Ele enfatizou que o Google reconhece o grande potencial que as PMEs representam para a economia mundial, além de garantir empregos para uma vasta parcela da população. E por isso, tem procurado estreitar os laços com estas empresas, facilitando a divulgação de seus Links Patrocinados na plataforma do Ads, e se esforçando pelo sucesso delas.
– Por fim, ele agradeceu ao empenho de todos os colaboradores nas comunidades do Google Ads em ajudar a solucionar de forma rápida e eficiente, as mais diversas dúvidas dos anunciantes.
– Sophie Bromberg: Diretora da Ajuda Online. Ela analisou os últimos aprimoramentos na plataforma do Google Ads, incluindo melhorias na navegação, estrutura, bem como no conteúdo. As mudanças tornaram a navegação mais instintiva, facilitando a gestão dos anunciantes. A revisão de todo o conteúdo da Central de Ajuda do Google Ads foi destacada – em outras palavras, centenas e centenas de artigos revisados. O objetivo foi não somente atualizar o conteúdo, mas facilitar as pesquisas dos usuários. Estas melhorias proporcionam maior agilidade, fazendo com que os usuários encontrem o que procuram em até metade do tempo.
– O link Ajuda do Google Ads também foi reformulado. Conforme pode ser visto na imagem abaixo, ao clicar sobre o link Ajuda, uma caixa é aberta dando oportunidade ao anunciante de entrar em contato com o Google via e-mail ou telefone, acessar a página da comunidade do Google Ads, pesquisar sua dúvida no campo apropriado ou ainda acessar diretamente a Central de Ajuda.
– O Encontro Global de Comunidades do Ads ofereceu aos seus participantes presenciais (e também aos que puderam acompanhar via HangOut) uma grande oportunidade de troca de ideias e uma análise de como o Google Ads está e ainda será afetado pelas mudanças na tecnologia e pelo comportamento dos usuários.
– Tudo isso combinado com workshops, e outras atividades, fizeram deste fórum global uma experiência educativa e enriquecedora para os profissionais de Links Patrocinados e outros segmentos do marketing digital.
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