– Segundo a lei de causa e efeito, todo processo possui um efeito que foi originado por uma causa específica. Este princípio é muito útil para as empresas que anunciam no Google por meio dos Links Patrocinados. Afinal, ao identificar um efeito (por exemplo, queda nas impressões, cliques ou conversões), o anunciante deve procurar identificar a causa desta alteração. A partir daí, deve procurar alterar as causas, se tal processo estiver ao seu alcance, para que os efeitos possam ser moldados segundo suas expectativas realísticas ao anunciar na internet.
– Por outro lado, se o anunciante percebe um aumento nas taxas de cliques, impressões e conversões, poderá identificar as causas e utilizar a mesma receita em outras campanhas, expandindo os lucros para todos os segmentos da empresa.
– Algumas ferramentas do Google Ads podem ser úteis ao identificar causas e efeitos. Por exemplo, o Histórico de Alterações mostra todas as mudanças aplicadas às contas nos últimos dois anos, de modo a ajudar o anunciante a identificar as causas dos mais variados efeitos percebidos em suas campanhas de Links Patrocinados.
– No entanto, muitos anunciantes ficam confusos ao tentar identificar uma causa para os efeitos em suas campanhas PPC. Por exemplo, diferentes alterações podem gerar o mesmo resultado. E isto pode ser desanimador para um profissional do marketing digital, que quer encontrar o denominador comum da causa e efeito para poder extrair dele a receita do sucesso. Desta forma, qual a razão para nos depararmos com resultados confusos e imprecisos ao tentar determinar as causas de um efeito nas campanhas do Google Ads?
* O fato de existirem duas ou mais causas para um mesmo efeito. Por exemplo, o aumento do lance do anunciante pode ter impactado positivamente o número de impressões, cliques e conversões. No entanto, um outro fator, como a demanda por aquele produto específico pode ter aumentado de forma considerável na mesma época. A combinação das duas causas gerou o efeito percebido;
* Uma alteração é erroneamente identificada como a causa. Aproveitando o exemplo acima, pode ser que o aumento no lance dado sobre uma palavra-chave não tenha tido qualquer relação com o aumento de cliques e conversões. O efeito pode ser atribuído integralmente ao aumento na demanda. Se desperceber este detalhe, o anunciante poderá concluir que, se aumentar o lance sobre as outras palavras-chave, alcançará os mesmos resultados – o que poderá estar muito longe da realidade.
– Quais são os principais elementos – sob controle do anunciante ou não – que podem impactar uma campanha de Links Patrocinados na internet?
– Dentre diversos fatores que afetam o marketing digital, alguns bastante óbvios, outros nem tanto, podemos citar:
* Alterações no lance sobre as palavras-chave;
* Alterações no preço dos produtos;
* Flutuações na demanda ao longo dos períodos, afetado por diversos fatores, tais como a sazonabilidade;
* Queda ou aumento do Índice de Qualidade do anunciante, afetando o custo por clique (CPC), a quantidade de vezes que os Links Patrocinados são exibidos e a posição dos anúncios;
* Alterações nas páginas de destino que podem afetar não somente a reação dos usuários ao chegaram ao site, mas também o Índice de Qualidade;
* Oscilações econômicas e comportamentais no público-alvo;
* Aumento ou queda no número de concorrentes;
* Abrandamento ou maior agressividade do marketing online dos concorrentes;
* Mudança na gestão das contas (por exemplo, deixando de realizar um gerenciamento interno e contratar uma agência de Links Patrocinados);
* E muitos outros fatores.
– Por esta razão, ao identificar as causas para os efeitos percebidos em suas campanhas online ao anunciar no Google, é preciso estar atento para diversos fatores que podem impactar um mesmo resultado. Ao mesmo tempo, deve-se tomar o devido cuidado para não entregar o prêmio a quem não teve qualquer relação com um aumento nas conversões. Desta forma, somente encontrando os verdadeiros responsáveis por melhorias ou quedas nos resultados, será possível realizar a otimização de suas campanhas.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2447) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2521) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2521) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)