O Pior Erro na Gestão de Links Patrocinados do Ads

14/09/2012 by in category Links Patrocinados with 0 and 0
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Entre todos os erros que um anunciante do Google Ads pode cometer, este pode ser o mais perigoso de todos

– Estratégias de marketing on-line no Google Ads exigem uma visão bem apurada para os gestores de Links Patrocinados. Exige tempo e dedicação para escolher as melhores abordagens, tendo como base qual mensagem se tem para transmitir e no que se espera alcançar.

– Existem diversos erros que podem surgir na gestão de Links Patrocinados, e um consultor de Google Ads precisa estar atento aos passos que dá neste terreno escorregadio. De todos os passos incertos que podem ser dados, podemos dar uma especial consideração a um que precisa ser evitado a todo custo: realizar mudanças nas campanhas sem ter um objetivo claro em mente. Por que podemos dizer isso?

Mudanças Sem Objetivo

Era mudanças na web– Quando um anunciante realiza mudanças em suas campanhas no Google Ads sem ter um objetivo em mente isto significa, em outras palavras, que as mudanças têm sido feitas às cegas, sem qualquer propósito. Pense no seguinte: imagine morar em um apartamento, onde as coisas não estejam como você gostaria. Você gostaria de morar em um lugar melhor, embora o significado de “melhor” para você é algo um tanto quanto abstrato, que você não consegue definir. Então, você simplesmente resolve se mudar. Coloca seus móveis num caminhão e parte para… Para onde mesmo? Isso não importa. Você vai para qualquer lugar.

– É mais do que evidente que nenhum de nós tomaria uma decisão assim. Mas precisamos cuidar para não tomar uma decisão parecida ao realizar mudanças em nossas campanhas de Links Patrocinados. Não há sentido algum em alterar configurações no Google Ads, se não se sabe o que se quer com isso. É importante mencionar que uma resposta do tipo “Eu quero melhorar os resultados” não é uma boa resposta. Você precisa ser muito mais específico do que isso.

– Por exemplo, você talvez resolva fazer mudanças com relação às ofertas sobre as palavras-chave. Seu objetivo pode ser: diminuir o valor investido no Custo Por Clique (CPC), sem prejudicar o tráfego em suas Páginas de Destino. A mudança será feita por um período de um mês. Ao final dele, você fará uma avaliação do que conseguiu. Conseguiu diminuir o CPC, porém, o tráfego também diminuiu? Bem, o objetivo da mudança não foi atingido. Talvez você conclua que deva voltar as coisas como eram antes. Mas, e se o CPC diminuiu, conforme o desejado, ao passo que não houve queda no tráfego do seu website? Bem, o objetivo das mudanças em sua campanha foi atingido. Você pode manter as configurações como estão, enfim.

– Talvez queira fazer mudanças no âmbito das palavras-chave negativas. Então você adiciona 20 palavras negativas, e acompanha o CTR ao longo de algumas semanas. Nada mudou ou houve resultados positivos?

– A grande vantagem em se estabelecer um objetivo para as mudanças é que você sabe o que quer como resultado. Se, por acaso, este resultado não for alcançado, poderá voltar as configurações como estavam anteriormente. Trata-se de fazer alterações e acompanhá-las de perto por meio de testes e relatórios. Deixar de fazer isso pode transformar uma campanha de sucesso num completo fracasso. Ainda mais quando começamos a pensar em diversas mudanças realizadas, frequentemente. Pense em mudanças e mais mudanças feitas às cegas ao longo de várias semanas, sem saber de onde se partiu e muito menos aonde se quer chegar. Sem testes, sem comparações, com o passar de meses, aquilo que poderia dar resultados pode ter se tornado num emaranhado confuso de alterações que não trazem nenhum retorno sobre o investimento. Pior, se desejar voltar as coisas como estavam antes, pode ser que nem se recorde.

– Portanto, ao realizar mudanças para otimizar sua campanha de Links Patrocinados, siga os seguintes passos simples, porém, vitais:

* Saiba onde você está;

* Saiba aonde quer chegar;

* Estabeleça um prazo de testes;

* Teste as mudanças e compare resultados.

– Se após isso, os resultados pioraram, volte as coisas como estavam antes. Se melhoraram, então talvez seja a hora de pensar em outra configuração do Google Ads que precisa ser otimizada, passando novamente por todos os passos acima mencionados.

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