Otimizar Campanhas de Links Patrocinados do Google Ads

09/11/2011 by in category Links Patrocinados with 0 and 0
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Dicas para aprimorar campanhas de Links Patrocinados

– “Otimizar” é uma palavra bastante recorrente no mundo administrativo. Em termos simples, significa “tornar ótimo”, ou seja, utilizar técnicas que aprimorem a qualidade de uma determinada atividade. Para que uma empresa se estabeleça no cenário virtual, e se mantenha em crescimento, é importante que a otimização faça parte de seus princípios para que ela continue a ser impulsionada na direção correta.

 

– Com relação aos Links Patrocinados, como é possível otimizar uma campanha do Google Ads? Note que isso envolve aprimorar elementos que, talvez, estejam dando bons resultados. Este é o sentido de otimizar. Melhorar a qualidade. Podemos assim, estabelecer o que chamamos de “pedras angulares” de uma campanha bem formulada e que produzirão os melhores resultados.

– Para otimizar uma campanha, é preciso compreender os diversos elementos que a estruturam. Isto envolve componentes internos à sua conta (como campanhas, grupos de anúncios, segmentação, palavra-chaves, etc) e também componentes externos (landing pages, Testes A/B, etc). Vamos examinar alguns destes abaixo.

Campanhas dos Links Patrocinados

– Dentre o vasto campo dos Links Patrocinados, o elemento essencial para se dar cuidadosa atenção é a estrutura de uma campanha. Devido à sua importância, a atenção a este elemento, incluindo aqui os grupos de anúncios, deve ser dada sem pressa e com bastante critério.

– Deve-se reconhecer que uma campanha bem estruturada não facilitará apenas a sua criação. Esta característica permite que a administração da conta se torne flexível. Quando bem estruturada, é muito mais rápido e fácil realizar mudanças específicas, brindando a campanha com flexibilidade. Assim, uma campanha bem estruturada permitirá facilidade na gestão, análise e otimização.

Programe a exibição dos Links Patrocinados

– Aqui é preciso conhecer um pouco sobre os hábitos do seu consumidor. Existe algum dia ou horário em que seus consumidores estão mais propensos a comprarem os seus produtos? Não há como estabelecer um padrão de comportamento. Cuidado com as pesquisas. Elas abrangem uma parcela da população que pode ter hábitos completamente diferentes dos do seu público. O conselho aqui é: faça a sua própria pesquisa. Através da constante análise de sua conta, você poderá perceber características no comportamento do seu público.

– Não exclua determinados dias e horários sem antes pesquisar. Alguns administradores costumam exibir seus anúncios apenas durante o dia e a noite, excluindo a madrugada, prejulgando que nestes horários as pessoas estarão dormindo e que é inútil manter o anúncio em exibição. Isso pode ser uma verdade. Ou talvez não. Por exemplo, algumas empresas costumam fazer promoções relâmpago apenas nas madrugadas. Já se perguntou por quê? Veja a declaração de Clério Kubiak, gerente de e-commerce das Lojas Colombo: “De madrugada, os consumidores podem avaliar os produtos com mais calma”.

– A questão é: o seu público está online durante as madrugadas? Está propenso a realizar conversões durante este horário? É vantagem exibir seus Links Patrocinados durante toda a semana? Ou é melhorar especificar determinados dias? Lembre-se: não tente adivinhar as respostas acima. Você precisa testar e avaliar. Só então poderá OTIMIZAR sua campanha.

Otimize as palavras-chave com base em consultas reais

– Os tipos de correspondência no Google Ads são Ampla, Ampla Modificada, Frase e Exata. A menos que todas as palavras-chave estejam definidas como correspondência exata, você precisa verificar constantemente quais são as pesquisas relevantes para seus anúncios. Seu melhor amigo nesta luta para manter o controle sobre a sua visibilidade é a opção “Ver todos os termos de pesquisa”, em seu relatório.

– Através de tal relatório você descobrirá quais são os termos irrelevantes para sua campanha, além de perceber as palavras que trazem excelente retorno.

– Este processo não deve ser esporádico. Crie o hábito de verificar regularmente este relatório. Isso garantirá que sua lista de palavras-chaves esteja evoluindo eficazmente. Isto faz parte das boas práticas para quem quer anunciar um site no Google.

Otimize o texto dos Links Patrocinados

– Qual é a chamada exibida em seu anúncio? Já é um fato conhecido que o texto de um anúncio deve ser um chamariz, convidando o usuário a realizar uma determinada ação quando chegar à Página de Destino (landing page). Mas será que é possível otimizar este anúncio? Analise: será que seu público reage da mesma forma quando lê “Compre agora” ou quando se depara com “Aproveite a promoção” em um anúncio? Que tal testar as duas chamadas e avaliar os resultados? A lista de possibilidades é infindável. A gestão e análise permitirá a otimização.

Uma campanha de Links Patrocinados bem-sucedida não é sorte ou mágica. Trata-se de um processo contínuo de melhoramento. Se os resultados já são bons, parabéns. Mas acredite: ainda há campo para otimizar.

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