Seu site mobile é rápido? O Test My Site vai responder esta pergunta e dar sugestões para deixar seu site rápido e otimizado para conversões.
Você sabia que a COVID-19 acelerou o uso de dispositivos móveis no mundo todo?
Isto significa que agora, mais do que nunca, as pessoas estão navegando em sites mobiles para fazer pesquisas, jogar, conversar com amigos, realizar compras e até pedir aquela pizza no capricho!
Mas vamos falar um pouco sobre a velocidade do site: quando os clientes acessam seu site mobile, qual a primeira impressão que eles têm?
Já que “a primeira impressão é a que fica” é muito importante que este contato resulte em uma boa experiência. Afinal, quem gosta de acessar um site mobile que “leva uma eternidade” para carregar? Sites lentos deixam os clientes incomodados e atrapalham as vendas.
E os dados provam isso.
Diminuir o tempo de carregamento do site mobile em apenas um décimo de segundo (0,1s) pode aumentar a taxa de conversão em mais de 8% no varejo. No caso de sites de viagens, o aumento da taxa de conversão chega a 10%.
Note que estamos falando de apenas um décimo de segundo. Portanto, a velocidade vale dinheiro.
Agora, você saberia responder com toda a certeza se seu site mobile é rápido?
Se bateu a dúvida, não se preocupe! Vamos te apresentar uma ferramenta fantástica. Estamos falando do Test My Site, do Google.
O Test My Site dá detalhes sobre o desempenho de um site nos dispositivos móveis. Além disso, apresenta sugestões de melhorias que precisam ser feitas para deixar o site rápido e responsivo.
O Test My Site é uma ferramenta do Google criada para entender o desempenho do seu site quando visualizado em um dispositivo móvel. A ferramenta testa a velocidade de carregamento da página, a usabilidade e nível de otimização. Além disso, ela apresenta sugestões de melhorias para que os visitantes tenham uma experiência mais rápida.
As métricas de velocidade do Test My Site estão alinhadas com os relatórios do Web Vitals. Estas métricas se concentram em três aspectos da experiência do usuário: carregamento, interatividade e estabilidade visual. São métricas essenciais para proporcionar uma ótima experiência do usuário na web. Quando um site está bem pontuado de acordo com estes três aspectos, o resultado é uma boa experiência para clientes satisfeitos.
Testar a velocidade do seu site é algo muito simples. Você só precisa seguir os passos abaixo:
Pronto! Em seguida, basta aguardar alguns segundos e um relatório bem detalhado é apresentado.
Vamos te explicar o conteúdo deste relatório.
Segundo informado pela própria ferramenta, os resultados da velocidade do site são baseados em dados do mundo real e coletados pelo CrUX (Chrome User Experience Report). O CrUX é atualizado mensalmente.
Os valores relacionados à velocidade são os seguintes:
Em primeiro lugar, o Test My Site apresenta quantos segundos seu site demorou para carregar.
O valor ideal varia dependendo do setor e do conteúdo do site. Portanto, para entender melhor o que se espera em seu setor, avalie a velocidade do site dos seus concorrentes.
No entanto, mesmo que seu site tenha um desempenho melhor do que os concorrentes, ainda assim é importante considerar se é possível deixá-lo mais rápido. Afinal, como já vimos, um décimo de segundo mais rápido faz toda a diferença!
Nesta seção, levando em consideração a velocidade de carregamento do site, o desempenho é avaliado como:
Aqui o Google indica se a velocidade do seu site passou por alguma mudança em comparação com o mesmo dia do mês anterior. Assim, ele informa se o site está mais rápido, mais lento ou se a velocidade permanece a mesma. Além disso, mostra quantos segundos de diferença existe entre um mês e outro.
Como mencionado, o Test My Site vai além de informar como anda o desempenho do site mobile. Ele traz sugestões que podem ser aplicadas imediatamente. Assim, com pequenos ajustes, seu site pode se tornar mais rápido e começar a render muito mais.
Estas recomendações precisam ser compartilhadas com os desenvolvedores e webmasters. Afinal, as melhorias informadas aqui envolvem mexer no código das páginas. E isto precisa ser feito por profissionais da área.
Alguns exemplos de correções de alto impacto sugeridas pelo Test My Site são as seguintes:
Estas são apenas algumas recomendações padrão que você pode ver no relatório do Test My Site. Mas, dependendo do estado do seu site, você verá outras sugestões de melhorias.
E tem mais: o Test My Site apresenta dicas valiosas para que seu site mobile facilite o processo de conversão. De fato, são maneiras práticas de ajudar os clientes a avançar no funil de compras.
Quais são algumas das sugestões apresentadas aqui?
As primeiras impressões são muito importantes. Os clientes são impacientes, portanto a velocidade do seu site tem um grande impacto nas taxas de conversão e rejeição.
Então, está na hora de deixar de lado os achismos. Quer realmente saber se seu site é lento ou rápido? Faça o teste com a ajuda do Test My Site.
Gostou deste conteúdo? Você pode continuar aprendendo sobre como otimizar a velocidade do seu site em celulares.
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