– No Pubcon, um evento de marketing digital, Gary Illyes, do Google, deu um anúncio que tem impactado a comunidade de webmasters. Foi anunciado que o mecanismo de busca está empenhado em habilitar um índice exclusivo para o mobile, nos próximos meses.
– No cenário atual, o Google trabalha com apenas um índex, tanto para mobile quanto para computadores. Deste único índice são extraídas todas as informações para os resultados de busca. Também é a partir daí que o Google determina a classificação do mobile em relação aos computadores.
– Com este índice exclusivo, a expectativa é que o algoritmo do mecanismo de busca consiga gerenciar de forma mais rápida e direta o conteúdo móvel indexado.
– Além disso, a palestra destacou que o Google intenciona que este índex mobile se torne o índice primário do motor de busca. Isto significa que o índex para computadores continuará ativo, mas será secundário. Na prática, isto indica que não será atualizado tão regularmente quanto o índice mobile.
– Até o momento, segundo declarado pelo próprio mecanismo de busca, um site otimizado para o mobile não afeta seu ranking em computadores. De qualquer forma, este movimento do Google apresenta princípios já conhecidos por profissionais de marketing, incluindo analistas de Links Patrocinados do Google Ads.
– Há tempos foi comunicado que as buscas em dispositivos móveis superaram a pesquisa no ambiente desktop. Artigos frequentes, bem como ferramentas específicas para o mobile, foram trazidos aos analistas do marketing de busca, destacando a necessidade de se adaptarem a esta nova realidade.
– A criação de um índice para o mobile e, adicionalmente, este ser o índice primário de consultas do Google aponta fortemente em uma direção. É um forte indicativo da necessidade das empresas possuírem sites otimizados para dispositivos móveis. E isto reforça a necessidade das marcas que investem no Google Ads não se contentarem apenas em criar Links Patrocinados voltados para dispositivos móveis. É também premente a necessidade de se certificarem de que as páginas de destino estejam otimizadas para o mobile. Acima de tudo, esta otimização envolve preocupação com a boa experiência dos usuários.
– Assim como o índice mobile, o uso dos dispositivos móveis não pode mais ser uma consideração secundária das empresas que anunciam no Google. Mas deve ser, acima de tudo, a sua principal preocupação.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2427) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2502) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2502) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)