Google Web Stories – Como criar conteúdo no formato “histórias” em dispositivos móveis

07/07/2020 by in category Mobile, SEO with 0 and 2
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O Google Web Stories é uma forma de atrair mais tráfego para seu site. São histórias visuais e atraentes criadas especialmente para visualização em dispositivos móveis.


Os editores de conteúdo possuem uma forma rápida e simples de criar notícias e compartilhar histórias para públicos em dispositivos móveis. Estamos falando do Google Web Stories.

Com esta tecnologia AMP, você cria histórias visuais e interativas com facilidade.

Portanto, vamos te explicar como esta ferramenta ajuda anunciantes e editores a atingirem um público específico com esta experiência imersiva. Além disso, veja também como instalar o editor do Web Stories para WordPress em seu site.

O que é Google Web Stories

O Google Web Stories é uma maneira inteligente de criar páginas com narrativas visuais, voltadas especialmente para o público em dispositivos móveis.

Ele foi desenvolvido para ajudar pessoas em celulares que querem consumir conteúdo de forma rápida.

É o tipo de conteúdo que alguém consome enquanto está no metrô, no ônibus ou durante uma parada para um lanche.

Visto que estamos falando sobre conteúdo para ser consumido de forma rápida, é preciso ter os seguintes pontos em mente:

  • O recomendado é que cada página tenha 10 palavras (algo em torno de uma ou duas frases). Mas, se achar melhor, você pode usar mais palavras.
  • O ideal é que uma história tenha entre 4 e 30 páginas.

Além de texto, é possível utilizar fotos, vídeos e GIFs que se expandem e preenchem a tela do usuário. Você também pode usar pequenos arquivos de áudio com a narração ou música de fundo.

Quer direcionar os usuários para o conteúdo completo em uma página de destino? Use links para isso. Assim, se o usuário estiver interessado em ler mais a respeito, fica fácil de encontrar informações adicionais.

Formato de vídeos

Como mencionamos, os vídeos são suportados no Google Web Stories.

Mas, o que você precisa ter em mente na hora de criar vídeos para as histórias?

  • Procure manter seus vídeos com o tamanho máximo de 15 segundos.
  • Grave vídeos no modo retrato (vertical). Assim, eles ficam em tela cheia enquanto são assistidos.
  • Os vídeos devem ter legendas.

As legendas são úteis porque, como mencionamos, o público-alvo são pessoas que estão em situações onde não é possível ouvir um vídeo. Por exemplo: enquanto estão em um lugar público ou quando há ruídos e movimentos ao redor.

E quando for criar legendas, procure utilizar uma fonte tamanho 24. Além disso, é recomendado que as legendas de cada página contenham até 200 caracteres.

É possível configurar as histórias para que elas avancem para a próxima página quando um snippet de vídeo for concluído.

Quer ver como fica uma história na prática? Confira o web stories da CNN.

Vantagens em usar o Google Web Stories

Uma das principais vantagens do Google Web Stories é que ele foi projetado para o consumo em smartphones. Portanto, é isso que faz com que o design do conteúdo seja responsivo e atraente para os usuários.

O Web Stories traz layouts prontos, bonitos e flexíveis que podem ser adaptados à sua marca.

Ele está disponível para todo o ecossistema da web. Portanto, você pode incorporar estas histórias ou compartilhá-las em sites e aplicativos.

Como mencionado, o Google Web Stories ajuda a aumentar o tráfego do seu site. Com ele, seu site pode aparecer no topo dos resultados de diversos produtos Google, como Pesquisa, Imagens, Discover e também no Google App.

E não para por aí. O formato ainda tem suporte para exibir anúncios. Para isso, utilize o Display & Video 360.

Além disso, outra boa notícia é que o Google Web Stories é gratuito. Portanto, você não precisa pagar nada para acessar as ferramentas de edição e começar a criar suas histórias.

Uma destas ferramentas é um plugin do WordPress.

Web Stories para WordPress

O Google criou um plugin para WordPress, uma ajuda e tanto para quem utiliza a plataforma de CMS.

Monetização do plugin Web Stories

Para facilitar a monetização dos produtores de conteúdo, o Google integrou o plugin Web Stories com o AdSense. Também é possível aumentar as receitas com a demanda programática do Ad Manager. 

O passo a passo para colocar blocos de anúncios no Web Stories pode ser visto neste guia do Google

Como instalar o plugin Google Web Stories no WP

Visto que o plugin não está em sua versão final, não é possível fazer a instalação a partir do diretório de plugins do WordPress.

Assim, você precisa primeiramente baixar a versão beta.

O processo de instalação é muito simples.

  1. Acesse o painel do WP.
  2. Na guia lateral, acesse Plugins > Adicionar novo.
  3. No alto da tela, clique no botão Enviar plugin.
  4. Clique em Escolher arquivo e selecione o zip do Web Stories que você baixou.
  5. Finalmente, clique em Instalar agora.
  6. Após a instalação, ative o plugin clicando no botão azul.

Depois de instalado, o editor aparece como Stories na barra lateral esquerda do WP.

E usar o editor do Google Web Stories é bastante intuitivo. Existem diversos modelos prontos para você começar a crias suas histórias.

Confira ele em ação:

Concluindo

Com o Google Web Stories é possível criar narrativas visuais que podem ser consumidas rapidamente.

Como o formato é aberto e gratuito, todos podem aproveitar esta tecnologia para oferecer as melhores experiências para o público mobile.

Portanto, aumente seu tráfego utilizando este formato moderno. Além disso, é uma forma inteligente de manter seus leitores engajados e entretidos com um conteúdo de qualidade.

Assim, para oferecer as melhores experiências para os usuários mobile, é importante que seu site seja rápido e otimizado para conversões. Portanto, para avaliar seu site, conheça a ferramenta Test My Site.

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