O que é Shoploop? Conheça a nova e divertida maneira de fazer compras online.

20/07/2020 by in category Vídeo Marketing with 0 and 0
Home > Blog > Vídeo Marketing > O que é Shoploop? Conheça a nova e divertida maneira de fazer compras online.

Shoploop é uma maneira nova e divertida de fazer compras na internet. Ele centraliza o processo de compras na internetexibindo vídeos de avaliação e permitindo a compra imediata dos produtos.


Com o Shoploop, estamos diante de uma resposta do Google ao crescimento exponencial do interesse dos usuários por aplicativos de vídeos curtos como TikTok e Reels do Instagram. Mas, o Google não está criando um concorrente destas plataformas. Na verdade, o gigante das buscas aproveita este interesse em vídeos curtos para desenvolver uma forma mais interativa de mostrar resenhas de produtos no comércio eletrônico.

Esta é uma ferramenta desenvolvida pela Área 120, uma incubadora do Google focada em lançar novas soluções no mercado. O Shoploop promete simplificar a forma de realizar compras na internet.

Portanto, se quiser saber mais sobre esta novidade e como ela funciona, continue com a gente.

O que é Shoploop?

Shoploop é uma maneira nova e divertida de fazer compras na internet. Ele centraliza o processo de compra online com a exibição de vídeos de avaliação e a compra imediata dos produtos.

O Shoploop consiste em vídeos curtos de menos de 90 segundos. São vídeos divertidos no bom e velho estilo TikTok que ajudam a descobrir novos produtos.

Os vídeos são exibidos em looping (daí, o seu nome) em uma interface vertical. E note que a experiência do Shoploop é interativa. Os usuários são estimulados a rolar imagens e textos, além de assistir aos vídeos envolventes.

A experiência é semelhante a assistir a um vídeo tutorial no YouTube. E visto que estamos falando de vídeos curtos, a experiência se parece com o TikTok ou com o Reels – embora os vídeos sejam mais curtos nestas plataformas. Finalmente, o processo no Shoploop pode ser finalizado clicando no site do comerciante e efetuando a compra do produto.

Notou como o processo de compra está unificado em uma única plataforma? De fato, esta foi a inspiração por trás da criação da plataforma.

O fundador da Shoploop, Lax Poojary, menciona que esta ideia de compra interativa foi inspirada na maneira como as pessoas pesquisam e compram em nossos dias.

Por exemplo: um usuário vê uma postagem em uma rede social. Se ficar interessado pelo produto, ele acessa o YouTube para conferir as avaliações do produto em um vídeo tutorial. Finalmente, ele acessa a loja virtual para comprar.

No exemplo acima temos 3 passos realizados em diferentes sites/apps. Portanto, o Shoploop chegou para unificar todos estes passos em um único lugar.

Mesmo que a compra não aconteça de imediato, outras ações são interessantes para as marcas. Afinal, o usuário também pode salvar o vídeo para assistir mais tarde ou então compartilhar com seus contatos. De fato, qualquer uma destas ações pode resultar em compras do produto divulgado.

Como acessar o Shoploop?

O site foi lançado para dispositivos móveis e está sendo preparada a versão para computadores desktop.

A versão mobile do site está disponível neste link. Mas é provável que vai se deparar com esta mensagem:

Sorry, Shoploop is not available in your region (yet).
Check back soon!

Não há nada de errado! É que o Shoploop ainda não está disponível no Brasil. Mas, isso é apenas questão de tempo. Em breve, os brasileiros terão acesso a esta ferramenta que oferece uma nova forma de realizar compras online.

Por que as marcas devem se interessar?

O Shoploop quer ajudar os usuários a entender como um produto é utilizado na prática. Por exemplo, como um delineador fica nos olhos de uma mulher? Um vídeo curto soluciona esta dúvida. Portanto, caso haja interesse, o usuário não precisa perder tempo. Basta clicar no link do comerciante no Shoploop e efetuar a compra.

O Shoploop oferece a oportunidade das marcas atuarem como criadores dentro da ferramenta.

Além disso, os usuários podem seguir as marcas para sempre acompanhar as novidades postadas.

Portanto, se você é uma marca, você pode desenvolver uma estratégia de criação de vídeos curtos para serem lançados no Shoploop. Assim, seu público é informado em primeira mão de todas as novidades e lançamentos. E tudo isso com a interatividade da plataforma e a simplicidade do seu funil de compras.

Visto que o Shoploop não é um aplicativo, os usuários não precisam fazer o download para utilizar a plataforma. Esta pode ser uma estratégia inteligente visando aumentar a geração de novos usuários.

No momento, o Shoploop está começando com a indústria da beleza, divulgando adesivos de unha, produtos para cabelo, cuidados com a pele e maquiagem em geral. Mas a fila de futuras novas categorias está crescendo.

Portanto, não há dúvidas de que a análise e avaliação de produtos é poderosa no universo do comércio eletrônico. E isto permite concorrer diretamente com empresas como Facebook na luta para se tornar líder do social commerce.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso