SMS Marketing: 11 dicas para lucrar com mensagens de texto

12/06/2020 by in category Mobile with 0 and 0
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O SMS Marketing envolve utilizar as mensagens de texto como estratégia de marketing. Com taxas de abertura superiores ao e-mail marketing, é o complemento perfeito para outras estratégias de marketing digital.

Você sabia que, de acordo com estudos, 97% das pessoas abrem mensagens de SMS em seus celulares?

Além disso, você sabia que 93% das pessoas abrem e leem o SMS dentro de dois minutos?

De fato, são inúmeros incrivelmente atraentes. Especialmente quando comparados com o e-mail marketing que costuma ter uma taxa de abertura na casa dos 20%, em média.

Não é à toa que o SMS Marketing é um dos craques no time do omnichannel (uma estratégia de conteúdo multicanal). É o complemento perfeito para as estratégias de e-mail marketing.

Por isso, você precisa conhecer melhor esta forma de se conectar com seus clientes.

Neste artigo, vamos apresentar dicas para você arrasar na hora de fazer SMS marketing.

O que é SMS Marketing?

A sigla SMS vem do inglês Short Message Service e significa “serviço de mensagens curtas”. E são chamadas de “curtas” porque estão limitadas ao tamanho de 160 caracteres.

O SMS Marketing consiste em utilizar estas mensagens de texto para se comunicar com clientes e leads. O marketing por SMS é vantajoso para empresas de todos os tamanhos, pois permite se conectar com os clientes em diferentes estágios do funil de compras.

Mas agora você deve estar se perguntando: por que esta é uma estratégia tão vantajosa? Considere estes motivos:

  • De modo geral, os celulares estão sempre ao alcance das pessoas.
  • A pessoa recebe a mensagem SMS instantaneamente.
  • As mensagens SMS são curtas e fáceis de serem lidas. Portanto, sua taxa de abertura e engajamento é bem alta.
  • Embora as operadoras de celular enviem mensagens com frequência, o SMS Marketing é pouco usado por outras empresas.

Além disso, considere o fato de algumas pessoas ainda utilizarem celulares mais antigos. Estamos falando daquela geração de celulares anterior ao smartphone. Embora não tenham os tradicionais apps, ainda assim, estes celulares antigos estão aptos para receber mensagens de texto.

Com isso, o alcance das mensagens SMS é ainda maior e se torna o complemento perfeito para outras estratégias de marketing digital.

Não é à toa que esta ferramenta seja utilizada não apenas por PMEs, mas também por grandes marcas. Por exemplo, a HBO fez uma campanha de marketing por SMS com os fãs de Game of Thrones, onde anunciava a próxima temporada da série. O sucesso foi absoluto: o serviço adicionou cerca de 70.000 assinantes nos dois primeiros meses do lançamento.

Ou seja, se for bem feito, dá resultados!

Portanto, vamos ver algumas dicas para você fazer o SMS Marketing do jeito certo.

11 dicas para campanhas de SMS Marketing de sucesso

1. Obtenha permissão para enviar SMS Marketing (opt-in)

Sem essa dica, todas as outras não têm valor. Afinal, para arrasar nas estratégias de SMS Marketing você precisa, primeiramente, obter permissão dos destinatários.

Enviar mensagens sem autorização é considerado SPAM e pode acarretar em penalidades, conforme normas reguladoras. Isto sem contar na irritação que este tipo de mensagem não solicitada costuma causar nos clientes – ou seja, um tiro no pé.

Mas, como obter esta permissão? Uma das maneiras é por meio dos formulários de assinatura – aqueles mesmos utilizados para obter o nome e e-mail dos contatos.

Deixe claro que tipo de mensagem você vai enviar para o cliente. E, caso tenha um plano bem definido, mencione quantas mensagens você pretende enviar semanal ou mensalmente para ele.

2. Permita que o cliente cancele a assinatura do SMS Marketing (opt-out)

Assim como acontece com o e-mail marketing, você precisa dar aos clientes a oportunidade de cancelar a assinatura do SMS Marketing, se assim desejarem.

Como fazer isso?

  • Enviando um link onde o cliente se descadastra da lista de contatos.
  • Permitindo que o cliente responda ao SMS e se descadastre automaticamente da lista. Por exemplo: enviando a mensagem “CANCELAR”.

3. Cuide da gramática e ortografia

A mensagem é curta, é verdade. Mas se for escrita da forma errada, pode passar uma impressão negativa sobre a empresa. Em alguns casos, os clientes talvez desconfiem que se trata de um golpe e não de uma mensagem autêntica.

Portanto, revise o texto da mensagem com bastante cuidado antes de clicar em “Enviar”.

4. Use encurtadores de links

Se for necessário enviar algum link para o usuário, prefira os links encurtados. O bit.ly e o goo.gl são algumas sugestões.

Assim, você aproveita o pouco espaço disponível.

5. Seja direto

E como não ser direto, não é mesmo? Afinal, estamos falando de apenas 160 caracteres. Assim, não dá para contar uma história ou ficar fazendo rodeio. A estratégia certa é ir direto ao ponto.

Ao mesmo tempo, é preciso combinar brevidade com criatividade. Não envie qualquer mensagem simplesmente por enviar. Assim como a pessoa se dispôs a se inscrever na lista de SMS, ela pode muito bem sair desta lista rapidamente.

6. Cuidado com abreviações

Sem dúvida, as abreviações são úteis para aproveitar melhor o espaço. Mas é preciso tomar cuidado porque nem todas as pessoas estão familiarizadas com elas.

Assim, ao passo que uma abreviação como “msg” é facilmente entendida, algumas pessoas talvez tenham dificuldade em entender que “vdd” significa “verdade” e que “pfv” é “por favor”.

Portanto, embora as abreviações sejam uma ferramenta útil para aproveitar o pouco espaço dos SMS, tenha cuidado ao usá-las. Se decidir fazer uso das abreviações, prefira aquelas mais conhecidas.

7. Inclua uma chamada à ação (CTA)

Uma dica interessante para aproveitar ao máximo as mensagens de SMS Marketing é incluir um CTA.

Você pode enviar um link encurtado para alguma oferta, incluir um código de desconto para resgate no site ou incentivar o cliente a responder uma pesquisa de satisfação.

Assim, você ajuda o cliente a dar o próximo passo independentemente de qual seja o estágio da conversão em que ele se encontra.

8. Use ferramentas de automação

Enviar SMS não precisa ser uma tarefa manual. Aliás, isto é inviável se você tiver uma lista de contatos grande.

Nestas horas, você precisa de um processo automatizado por meio de uma ferramenta de SMS Marketing.

Assim, você consegue enviar diversas mensagens ao mesmo tempo, criar um fluxo de mensagens, personalizar as mensagens utilizando o nome do usuário e acompanhar desempenho das campanhas.

Outra vantagem de utilizar estas ferramentas é que você consegue segmentar as campanhas de SMS Marketing.

9. Crie o SMS certo para a pessoa certa

Marketing personalizado vale ouro. Portanto, quando você cria campanhas personalizadas, você faz SMS Marketing da forma certa e eficiente!

Como já mencionado no tópico anterior, uma das maneiras de fazer isso é por utilizar o nome do cliente em cada mensagem.

Mas vá além. Por exemplo: o abandono de carrinho. As campanhas de Remarketing do Google e e-mail marketing são poderosas para ajudar um cliente que desistiu de uma compra.

Mas, ao mesmo tempo, você pode combinar estas estratégias com mensagens de SMS. Essas mensagens devem vir acompanhadas de um link para a página do produto abandonado.

10. Tipos de mensagens de SMS

Que mensagens são interessantes para serem enviadas em até 160 caracteres?

Algumas sugestões:

  • Mensagens de boas-vindas para aqueles que se cadastraram na lista de SMS.
  • Mudança de endereço.
  • Atualização dos dias e horários de atendimento.
  • Ofertas exclusivas.
  • Cupons de desconto.
  • Promoções relâmpagos.
  • Abandono de carrinho.
  • Confirmação de pedidos.
  • Detalhes sobre rastreamento de pedidos.

11. Acompanhe os resultados

Para saber o que funciona e o que precisa de melhorias, acompanhe as métricas de desempenho de suas campanhas de SMS Marketing.

Se forem utilizadas as ferramentas certas, podemos dizer que o marketing por SMS é perfeitamente mensurável.

Assim, você consegue acompanhar quais são suas taxas de abertura, cliques e engajamento de suas campanhas.

Concluindo

Portanto, ao enviar uma mensagem de texto SMS para seu cliente você está estabelecendo uma conexão real.

Assim, procure manter seus clientes envolvidos com mensagens criativas. Respeitando as leis locais, a privacidade e a vontade dos clientes, você verá que as mensagens de texto SMS fazem diferença em seus negócios.

Como mencionamos, você pode conseguir uma lista de contatos de telefone utilizando formulários de assinatura em seu site. Portanto, este é o momento perfeito para você entender como criar formulários para cada estágio no funil de conversão.

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