No final de 2018, o Facebook comunicava o lançamento do Lasso, um aplicativo de criação e edição de vídeos curtos. Na época, o Lasso surgia como um forte concorrente do TikTok.
Mas, se as expectativas eram essas, não passou disso. Nos últimos dias, o Facebook começou a enviar notificações aos usuários do app comunicando que o Lasso será desativado em 10 de Julho. Por isso, os usuários estão sendo aconselhados a fazer download dos vídeos que desejam preservar.
O Lasso nasceu com recursos semelhantes ao TikTok. Seu público-alvo era os jovens envolvidos com criação, edição e compartilhamento de vídeos divertidos de até 15 segundos. Após isso, era possível compartilhar o vídeo no próprio aplicativo ou no feed do Facebook. O app também utilizava inteligência artificial para recomendar conteúdo em nível pessoal. Mas, o projeto não decolou.
Um dos aspectos que levou ao fim do Lasso foi o baixo número de usuários. O app estava disponível somente em alguns países como Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai Colômbia, Chile, Peru, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Equador. De acordo com a empresa de pesquisas App Annie, o Lasso tinha menos de 80.000 usuários ativos no Android, por dia. O mercado onde o app conseguiu mais força foi o México. No iOS, os números eram tão baixos que nem foram rastreados pela empresa App Annie.
No entanto, as expectativas pareciam ser diferentes. Afinal, no início de 2020, o aplicativo adicionou suporte ao idioma hindi. Com isso, surgiram rumores de que o Facebook planejava lançar o app na Índia. Mas, isso não se concretizou.
A verdade é que o aplicativo teve uma trajetória conturbada desde seu lançamento. Por exemplo, o principal líder no desenvolvimento do Lasso deixou a equipe logo após o lançamento do aplicativo.
Comentando sobre o encerramento do Lasso, um porta-voz do Facebook fez a seguinte declaração ao TechCrunch:
“Costumamos fazer diversas apostas em nossa família de aplicativos para testar e aprender como as pessoas se expressam. Um desses testes foi o Lasso, nosso aplicativo de vídeo que decidimos encerrar. Agradecemos a todos que compartilharam sua criatividade conosco. Procuraremos incorporar esse feedback em outras experiências de vídeo”.
De fato, nem tudo está perdido! O anúncio do fim do Lasso vem na mesma época do surgimento do Reels do Instagram. Com o Reels, os usuários podem criar e editar vídeos curtos, sendo possível inserir música, efeitos visuais e legendas cronometradas. Não podemos nos esquecer que o Instagram já foi bem-sucedido em integrar características de outros aplicativos, como os filtros divertidos do Snapchat.
Mas, o Lasso não é o único aplicativo do Facebook que chega ao fim em 10 de Julho. A empresa também comunica o encerramento do Hobbi, um app experimental semelhante ao Pinterest que foi criado para ajudar os usuários a documentar seus projetos pessoais.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2433) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2508) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2508) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)