Google diz a você que vai recorrer e oferece mudanças no Ad Manager para proteger suas receitas

14/11/2025 by in category Notícias tagged as , , , with 0 and 0
Home > Blog > Notícias > Google diz a você que vai recorrer e oferece mudanças no Ad Manager para proteger suas receitas

Ouça este artigo


Neste artigo você vai ver por que discordamos da decisão da Comissão Europeia e por que vamos recorrer. Enviámos um plano de conformidade que procura resolver a questão sem uma ruptura que prejudicaria muitos editores e anunciantes na Europa. Propusemos mudanças de produto imediatas — por exemplo, permitir definir preços mínimos diferentes por licitante no Google Ad Manager — e aumentar a interoperabilidade das nossas ferramentas. Seguimos dispostos a cooperar com a Comissão para encontrar uma solução clara e estável para clientes na Europa e no mundo. Consulte o comunicado oficial em https://blog.google/around-the-globe/google-europe/european-commission-ad-tech-response/

  • Não concordamos com a decisão da Comissão Europeia e iremos recorrer.
  • Enviámos um plano que procura cumprir a decisão sem separar a empresa e sem prejudicar editores.

Google vai recorrer e apresentou plano à Comissão Europeia

O Google informou que vai recorrer da decisão da Comissão Europeia sobre as suas ferramentas de publicidade digital e já enviou um plano de conformidade. A empresa considera que a decisão não reflete a forte concorrência e as rápidas mudanças no setor de ad tech. O comunicado oficial detalha essas posições: https://blog.google/around-the-globe/google-europe/european-commission-ad-tech-response/

Para contexto institucional, veja o portal da Comissão Europeia sobre concorrência: informações sobre concorrência e antitruste.

Principais pontos do plano enviado

  • Mudanças imediatas em produtos para acabar com as práticas apontadas pela Comissão.
  • Opções novas para editores, incluindo a possibilidade de definir preços mínimos diferentes por licitante no Google Ad Manager e o uso de modelos como o Meridian — modelo de mix de marketing para orientar decisões.
  • Aumento da interoperabilidade entre ferramentas, para dar mais escolha e flexibilidade a editores e anunciantes, assim como melhorias em medição, por exemplo em conversões aprimoradas para leads.
  • A empresa afirma ter evitado uma divisão forçada que, segundo os seus porta-vozes, prejudicaria milhares de editores e anunciantes na Europa.

Nota: a empresa diz que quer resolver o caso sem uma separação que prejudique o mercado, segundo representantes.

O que mudou na prática (resumido)

  • Ajustes em funcionalidades que a Comissão considerou problemáticas e melhorias na interoperabilidade.

Contexto do recurso

  • A Comissão Europeia tomou uma decisão que limita certas práticas do Google no mercado de publicidade digital.
  • O Google discorda e apresentou um plano que, segundo a empresa, cumpre as exigências sem medidas drásticas.
  • A empresa afirma que continuará cooperando com a Comissão enquanto o plano é analisado. Mais informações e a posição oficial estão em https://blog.google/around-the-globe/google-europe/european-commission-ad-tech-response/

Orientações sobre proteção de dados que afetam a publicidade estão disponíveis no EDPB: orientações de proteção de dados para publicidade.

O que isso significa para você, editor ou anunciante

  • Se usa ferramentas do Google, pode haver mudanças nas opções de configuração em curto prazo.
  • Ainda existe incerteza: a Comissão pode aceitar o plano, pedir ajustes ou impor outras medidas.

Próximos passos esperados

  • A Comissão Europeia analisará o plano de conformidade.
  • Pode haver atualizações de produto implementadas rapidamente, como já foi anunciado em iniciativas para reduzir suspensões acidentais e melhorar estabilidade.
  • Dependendo da resposta da Comissão, o processo pode levar meses e incluir novas exigências.

Organizações setoriais e orientações do setor, como da IAB Europe, podem clarificar práticas: orientações da IAB Europe sobre publicidade programática.

Conclusão

O Google vai recorrer e apresentou um plano de conformidade para tentar resolver o problema sem uma separação drástica. São propostas concretas: mudanças de produto, mais interoperabilidade e a opção de definir preços mínimos diferentes por licitante — medidas pensadas para dar mais flexibilidade a editores e anunciantes. Há também foco em melhores práticas de mensuração, como uso do Meridian para avaliar preço e promoção e relatórios de conversões, por exemplo conversões de visualização engajada no YouTube Ads. Ainda assim, há incerteza: a Comissão Europeia pode aceitar, pedir ajustes ou impor novas medidas. Para acompanhar os desdobramentos e ler o comunicado oficial, consulte https://blog.google/around-the-globe/google-europe/european-commission-ad-tech-response/ e acompanhe atualizações.

Fique atento às mudanças e reveja as suas configurações quando necessário. Para mais artigos, visite https://www.clinks.com.br.

Perguntas frequentes

  • Por que o Google vai recorrer da decisão da Comissão Europeia?
    Porque discorda da decisão e afirma que ela não reflete um mercado de ad tech competitivo e em rápida evolução.
  • Que mudanças imediatas o Google propõe no Ad Manager?
    Dar aos editores a opção de definir preços mínimos diferentes por licitante, aumentar a interoperabilidade e oferecer mais escolhas de integração, apoiadas por modelos como o Meridian.
  • Essas mudanças vão proteger as receitas dos editores?
    A intenção é dar mais controlo sobre preços e evitar uma ruptura que prejudique editores e anunciantes, contribuindo para proteger receitas; além disso, recomenda-se adotar práticas de medição e proteção de marca para reduzir riscos.
  • Como o Google responde às acusações de conflito de interesse?
    Propõe alterações para reduzir conflitos, tornando as ferramentas mais abertas e compatíveis com terceiros e implementando melhorias que facilitem integrações e exclusões.
  • O que acontece enquanto o recurso e o plano de conformidade são avaliados?
    O Google afirma que vai cooperar com a Comissão e manter o compromisso de dar certeza e consistência aos clientes na Europa e globalmente; enquanto isso, é prudente rever políticas e riscos operacionais, inclusive relacionados a strikes e suspensão de conta.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso