Como Identificar Novos Públicos e Aumentar a Carteira de Clientes

18/04/2016 by in category Nunca anunciou no Google with 0 and 1
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Sua carteira de clientes está muito pequena e precisa ser expandida? Ou talvez você já possui muitos clientes mas, precisa aumentar o número de compradores? Veja uma estratégia para descobrir novos clientes que nunca ouviram falar de sua empresa

Como empresário, você está ciente de que somente uma parcela da população conhece sua empresa. Dentre todos os milhares ou milhões que poderiam comprar seus produtos ou contratar seus serviços, apenas uma fração está engajada com sua marca. Isto é uma boa notícia – significa que sempre há o potencial de aumentar a carteira de clientes e gerar mais vendas. Mas o desafio é: como conseguir isso?

Um dos segredos está em definir e classificar o público-alvo.

Conheça e Segmente Seus Clientes

Aumentar cartela clientes

Por que é importante segmentar o público-alvo apropriadamente? Porque somente assim você evitará esforços (tempo e dinheiro) em propagar amplamente uma mensagem que será consumida por pessoas que não tem interesse em seus produtos ou serviços.

O marketing tradicional (TV, jornais, revistas, panfletos, etc) tem nesta característica uma de suas grandes desvantagens.

Por isso, você precisa classificar os potenciais clientes em grupos. Isto se chama segmentação. Ela permite que o marketing seja direcionado para aqueles que tem interesse em sua mensagem. Assim, seus esforços não serão desperdiçados. Você conseguirá encontrar novos clientes e manter aqueles realmente rentáveis para seu negócio.

Benefícios de Segmentar o Público-alvo

Segmentar as pessoas interessadas em seus produtos e serviços, por grupo, traz diversos benefícios para sua empresa. Em resumo, esta estratégia de marketing pode ajudá-lo a:

  • Identificar e classificar clientes mais e menos rentáveis;
  • Agrupar clientes de acordo com interesses, comportamento, idade, sexo, educação, localização geográfica, etc;
  • Evitar anunciar em mercados que não trarão lucros para sua empresa;
  • Diminuir despesas com marketing;
  • Potencializar os lucros;
  • Fortalecer relacionamento com os clientes, oferecendo os produtos e serviços em que estão realmente interessados;
  • Estar sempre a frente da concorrência;

Os potenciais clientes que ainda não compraram de sua empresa possuem necessidades diferentes. Você conseguirá aumentar a carteira de clientes para seu negócio se classificá-los em grupos segmentados, e oferecer aquilo que realmente lhes interessa.

Assim, você poderá personalizar o marketing segundo os grupos de interesse.

Nichos de Mercado

Uma estratégia de segmentação bem estruturada pode ajudá-lo a encontrar nichos de mercado, muitos deles ainda não explorados. Você descobrirá novos clientes que até então não eram alcançados pelo seu marketing, e poderá desenvolver competências para atender as necessidades específicas destes grupos.

Apresentar-se Para Novos Usuários e Diversificar Carteira de Clientes

Compreender quem são seus clientes atuais é um passo importante para encontrar novos clientes. Ele poderá lhe dar vislumbres de como se aproximar das pessoas que ainda não conhecem seus produtos.

Mas é preciso ter em mente que, quanto mais diversificado for sua cartela de clientes, melhor será para seu negócio. Clientes demasiadamente similares oferecem um grande risco de negócio. Isto se dá porque algumas mudanças nas circunstâncias (política e econômica, por exemplo) pode afetar o poder de compra de todos os clientes. Quando eles são diversificados, porém, algumas mudanças podem afetar somente um determinado grupo, ao mesmo tempo que poupa outros.

Por exemplo, se você possui estrutura para vender produtos em toda a América do Sul, não seria bom concentrar esforços apenas em um país. Problemas econômicos neste país poderiam fazer com que sua taxa de vendas despencasse da noite para o dia.

A Internet Pode Ajudá-lo a Aumentar a Carteira de Clientes

A publicidade online oferece vantagens bastante interessantes para sua empresa. Mas muitos se perguntam: Como divulgar meu site?

O Google possui um sistema de publicidade que se provou o melhor método para descobrir e alcançar novos clientes, além de fortalecer a relação com aqueles já existentes. Este sistema é conhecido como Links Patrocinados.

Quando se cria uma campanha publicitária na internet, por meio do Google Ads, é preciso definir as metas de marketing de sua empresa. Por meio destas metas será possível definir quais recursos são mais apropriados para você descobrir novos clientes.

Alguns objetivos de marketing de sua empresa podem ser os seguintes:

Acessar o websiteAcessar o website

 

Fazer compras no websiteFazer compras no website

 

Ligar para empresaLigar para sua empresa

 

Visitar sua empresaVisitar sua empresa

 

Depois é preciso definir se você quer exibir anúncios para pessoas que estão pesquisando no Google sobre seus produtos ou serviços, ou se estão navegando em sites com conteúdo similar às suas ofertas.

Suponhamos que você possua uma loja de instrumentos musicais. Os anúncios podem ser exibidos quando as pessoas procurarem por instrumentos musicais em suas pesquisas no Google. Além disso, os anúncios podem ser exibidos enquanto o público-alvo estiver navegando em websites relacionados ao aprendizado de música.

Opções de Segmentação Para Encontrar Mais Clientes

Adicionalmente, os anúncios são exibidos de acordo com critérios de segmentação. Veja alguns deles:

  • Segmentação contextual: o Google analisa cada página na internet para determinar seu tema central e, assim, identificar se deve exibir seu anúncio ou não;
  • Segmentação por palavra-chave: utilizando palavras e frases sobre seu produto ou serviço, o Google Ads consegue segmentar seus anúncios para serem exibidos nos sites mais relevantes;
  • Segmentação geográfica: os anúncios são exibidos somente em uma determinada região geográfica onde seus clientes se encontram, por exemplo, um país, um estado ou uma cidade;
  • Segmentação por público-alvo: os anúncios são exibidos para grupos de pessoas específicos. Você pode especificar idade, sexo, interesses – o gigantesco banco de dados do Google estará a seu serviço para que seu anúncio seja exibido somente para as pessoas que você determinar. Além disso, você pode escolher exibir os anúncios somente para pessoas que já tiveram algum contato com seu website no passado. Esta estratégia é conhecida como Remarketing;
  • Segmentação por dispositivo: encontre novos clientes exibindo anúncios somente quando acessarem computadores e laptops, ou apenas quando navegarem na internet utilizando dispositivos móveis.

A segmentação permitirá que os anúncios sejam exibidos para pessoas que, anteriormente, talvez nunca tenham ouvido falar em sua empresa. Você conseguirá direcionar seu marketing sem a necessidade de investir em uma publicidade que propaga mensagens que são consumidas, inclusive, por muitos que não tem o menor interesse no que está sendo oferecido.

A segmentação permitirá encontrar novos nichos de mercado e definir novos grupos de clientes. Assim, você não ficará refém de um único grupo e conseguirá aumentar a carteira de clientes.

Concluindo

Em resumo, aumentar a carteira de clientes envolve uma organizada estratégia de marketing para alcançá-los de acordo com seus interesses e características.

O Google Ads é a solução mais eficiente, e com melhor custo-benefício, para encontrar objetivamente pessoas interessadas, mergulhadas no meio da multidão, ao mesmo tempo em que você fortalece a relação com clientes atuais por meio de uma publicidade relevante e bem direcionada.

Se quiser expandir o número de clientes a partir de hoje, nós podemos ajudá-lo.

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