Antigamente, fãs era um termo aplicado exclusivamente aos fanáticos por uma banda ou por um time de futebol.
Mas os tempos mudaram. Agora, as marcas também possuem fãs. Sim, aqueles clientes que não apenas gostam e compram das marcas, mas que são até mesmo capazes de defendê-las (talvez, até com veemência). Falar mal destas marcas para tais fãs, é o mesmo que falar mal de um time de futebol para um dos seus ardorosos torcedores.
Portanto, não há dúvidas de que é muito vantajoso para sua marca se você conseguir uma base de fãs.
Isto vai significar muito para você. Em outras palavras, você conseguirá clientes leais que sempre vão recorrer à sua empresa quando precisarem dos produtos ou serviços que você disponibiliza.
Por outro lado, esta base de fãs também serão responsáveis pela propaganda boca a boca. Sim, eles são grandes promotores.
Mas, não é apenas isso. Quando surgir um ataque à sua marca, seja em uma conversa na mesa de um bar ou em uma postagem no Facebook, os fãs irão em sua defesa.
Mas como você pode formar esta base de admiradores? Como transformar seus clientes atuais em fãs?
Considere algumas dicas valiosas.
Uma dica óbvia e, ao mesmo tempo, difícil. Mas, embora seja difícil, é perfeitamente alcançável.
Se der uma olhada em todas as marcas que detêm uma legião de fãs, você verá que elas são melhores em alguma coisa. Não importa se é uma marca de tênis ou de smartphones, por serem melhores, elas contam com o apoio de ardorosos seguidores.
Assim sendo, você também pode ter fãs, independentemente do produto que esteja oferecendo. Por exemplo, se você tem uma marca de bonés, você precisa estabelecer como alvo oferecer os melhores bonés do mercado.
Mas diante desta meta desafiadora, surge uma boa notícia: os segundos melhores (e às vezes, até os terceiros, quartos, etc.) também conseguem fãs. É por isso que, apenas para exemplificar, temos entusiastas de iOS e Android. É por isso que existem fãs ardorosos de Dell, HP e Asus, em diversos grupos de discussão e redes sociais. Mesmo que você não seja o melhor, ainda assim você pode ajudar seus clientes a serem transformados em fãs.
De qualquer forma, o foco sempre é oferecer o melhor produto ou serviço. Fazendo isso, sua base de fãs crescerá de forma automática.
Às vezes, o cliente se torna fã de forma automática e natural. Mas às vezes ele precisa de um empurrãozinho.
Os programas de fidelidade servem bem a esta finalidade. Eles encorajam a repetição de negócios. Seja por meio de programas de pontuação, ou com códigos de desconto, eles são capazes de fazer os clientes até mesmo criar oportunidades para comprar de você. Afinal, eles querem acumular mais pontos no seu programa de fidelidade, certo?
Quem não gosta de ser bem atendido? Na hora de criar ou otimizar seu programa de atendimento ao cliente, lembre-se do componente emocional que está envolvido.
Os profissionais que integram o time do atendimento precisam demonstrar naturalmente as qualidades que os clientes esperam. Serem dispostos e amigáveis são fatores importantes. Evidentemente, existe uma linguagem profissional para atendimento. Mas quando os atendentes falam respeitosamente como pessoas normais, isto gera empatia.
Programas de texto que utilizam inteligência artificial também podem ser usados para darem respostas imediatas aos clientes. São os chatbots. Evidentemente, eles precisam estar bem programados para não perder a naturalidade da conversação humana.
Este tipo de cuidado no seu programa de atendimento vai ajudá-lo a transformar seus clientes em fãs de sua empresa.
Quem é visto é lembrado. Esta máxima faz parte de qualquer ação de marketing. Mas ela precisa ser aplicada com responsabilidade e criatividade.
O Google Ads ajuda as marcas a estarem presentes nos momentos mais relevantes. Como isso é feito?
Na busca do Google, sempre que alguém fizer uma pesquisa sobre um produto ou serviço oferecido por sua empresa, anúncios são exibidos. Estes anúncios, conhecidos como Links Patrocinados, são apresentados de forma contextual – ou seja, apenas quando existe interesse.
Desta forma, sua publicidade não é invasiva. E este princípio é muito importante na hora de transformar seus clientes em fãs. Publicidade que aparece totalmente fora de contexto tem um efeito contrário. Irrita os clientes e diminui as oportunidades de negócios.
Os clientes talvez sejam centenas ou milhares. Mas não importa. Eles precisam se sentir únicos.
Preocupe-se em criar experiências únicas para eles, gerando encanto e engajamento. Desenvolva novos produtos ou serviços de uma forma que leve em conta as necessidades do seu público-alvo. Qualidades como inovação, personalização e criatividade são importantes neste aspecto.
O mesmo pode ser dito na hora de oferecer anúncios. O Google Ads, quando bem configurado, tem a capacidade de exibir anúncios personalizados, levando em consideração diversos aspectos do cliente. Alguns destes são: sua localização geográfica, idade, sexo e histórico de pesquisa e navegação na internet.
Você também pode recorrer aos anúncios de Remarketing que exibem uma publicidade bem personalizada, com Links Patrocinados que são apresentados somente para aqueles que visitaram o seu site. E os anúncios são construídos cuidadosamente de acordo com as categorias e páginas visitadas em seu website.
Por isso, na hora de criar uma publicidade capaz de ajudá-lo a transformar sua base de clientes em fãs entusiastas, considere anunciar sua marca no Google Ads.
Uma agência certificada pelo Google poderá ajudá-lo nesta nova estratégia de marketing.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner