Era uma vez uma empresa que só realizava negócios no mundo offline. Certo dia, seu proprietário criou um site. A possibilidade de sua loja virtual ser agora acessível para pessoas em qualquer lugar do mundo encheu-o de expectativas. Suas vendas certamente cresceriam. No entanto, com o passar das semanas e dos meses, as vendas online se mantiveram bem abaixo dos piores cenários que ele concebera.
De alguma forma você se identificou com o exemplo acima? Na verdade, ele não é tão incomum quanto talvez imagine. Muitas empresas lançam suas plataformas online e esperam que os lucros comecem a multiplicar. Mas, na prática, nem sempre as coisas acontecem conforme o esperado.
Assim, surgem algumas perguntas: Como garantir que os visitantes do seu website estejam realmente engajados com o seu conteúdo? Além disso, como garantir que os visitantes atinjam o objetivo principal, que é comprar os produtos que você está oferecendo?
Confira algumas dicas para aumentar as vendas no seu site.
Uma experiência intuitiva significa que seus clientes conseguem encontrar facilmente o que estão procurando. Se eles se perderem em suas páginas, então, a navegação não é intuitiva.
Uma forma de conseguir uma experiência intuitiva é criando uma hierarquia estrutural na navegação. Com isso, o fluxo de informações é lógico, sendo fácil de encontrar. É preciso determinar os caminhos que se espera que os clientes tracem, e garantir que estes caminhos possam ser seguidos de forma instintiva.
Isto vai além de facilitar, mas também envolve simplificar. As principais ações que você espera que os clientes realizem em seu site precisam ser realizadas com o mínimo possível de cliques. Revise este aspecto. Se muitos cliques estiverem sendo necessários, a experiência está complexa demais. E isto pode ser tudo o que um visitante precisa para desistir de realizar uma compra.
As pessoas estão acostumadas a utilizarem mecanismos de buscas para encontrar o que precisam. Não é à toa que o Google é o site mais visitado do mundo.
O que isso nos ensina? Que as pessoas gostam de mecanismos de buscas que as auxiliem em suas pesquisas.
Portanto, caso ainda não possua, o que acha de incluir uma ferramenta de busca interna em seu site? Isto será de grande ajuda para os visitantes. Eles conseguirão encontrar mais rapidamente o que estão procurando, o que contribuirá para melhorar sua experiência e aumentar as vendas.
Sites mais rápidos são essenciais para uma boa experiência dos usuários. Isto se dá especialmente no ambiente mobile, onde a paciência dos usuários se esgota mais rapidamente. Estudos mostram que metade dos visitantes são perdidos durante o carregamento de um site.
Não se deixe enganar: um segundo a menos no tempo de carregamento pode fazer toda a diferença na hora de realizar uma venda online.
Para garantir um carregamento mais rápido, revise o tamanho das imagens, e verifique se há aplicativos pesados e complexos sendo executados durante a navegação. A hospedagem do seu site também tem influência sobre a velocidade de carregamento do seu site.
Ferramentas como o Teste Meu Site do Google são úteis para verificar a velocidade do seu website.
Você sabia que pequenas alterações no visual do site pode impactar os resultados?
Por exemplo, imagine que você tenha um botão com uma chamada à ação “Baixar E-book Agora” em determinada página. Estudos mostram que alterar a cor do botão pode aumentar ou diminuir o número de cliques nele. Será que seu público-alvo pode ficar mais à vontade se você alterar as cores e formas do seu site? Realizar alguns testes poderá ser de ajuda.
Da mesma forma, esteja atento às imagens usadas em seu site. Faça alguns testes, alterando as imagens utilizadas. Quanto mais atraente forem as páginas do seu site, mais à vontade ficarão os visitantes. E isso é importante para conseguir aumentar as vendas.
Os erros podem aparecer em qualquer site, desde páginas de pequenas empresas até em grandes portais. Que tipos de erros são esses?
Se as vendas do seu site estão abaixo do esperado, revise todos estes pormenores para verificar a existência de tais erros que atrapalham a navegação dos usuários.
Uma forma importante de impulsionar as vendas do seu site é aumentar sua exposição. Isto significa tornar seu site conhecido para um público maior, que esteja interessado no que você tem a oferecer.
Como você pode conseguir isso?
Diariamente, é bem provável que centenas ou milhares de pessoas estejam pesquisando no Google pelos produtos que você comercializa. E como você sabe, milhares de páginas costumam ser apresentadas nos resultados. Mas o que você acha de sua empresa aparecer nos primeiros resultados, no alto da página do Google? Imagine ser encontrado por todos estes potenciais clientes quando estiverem procurando os produtos que sua empresa comercializa.
Isso pode ser conseguido anunciando no Google Ads. Trata-se de um programa de anúncios online onde seu site aparece em destaque, nas primeiras posições.
No Google Ads, você paga por resultados. E isto é conseguido por meio do seu sistema de custo por cliques. Conforme indicado pelo nome, você paga somente quando as pessoas clicarem no seu anúncio. Assim, você tem certeza de que está pagando por visitas de usuários interessados em seus produtos.
Estando atento a todos estes detalhes, incluindo aparecer para seu público-alvo quando ele mais precisa de você, é uma forma de garantir que seu site cumpra seu objetivo: aumentar sua exposição e suas vendas.
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