Clientes valiosos: Como encontrar, atrair e reter

06/05/2022 by in category Anuncia via agência Google Partner, Otimização with 0 and 2
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Como identificar e encontrar potenciais clientes de alto valor para sua empresa? Veja como o Google pode ajudar sua empresa a encontrar mais clientes valiosos.

Definir, encontrar e conquistar clientes valiosos faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. São eles que garantem os lucros de uma marca e que ela continue crescendo, mesmo em tempos de crise.

No entanto, um dos problemas enfrentados por algumas empresas é não saber exatamente como classificar o valor de um cliente.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar como o Google pode ajudar a encontrar clientes de alto valor. Além disso, vamos ver algumas dicas para aumentar a retenção deste tipo de cliente.

O que são clientes de alto valor?

Clientes de alto valor são definidos como aqueles responsáveis por manter o lucro da empresa. Entre eles podemos citar os leais à empresa, ou seja, aqueles clientes que sempre voltam para comprar outros produtos. Além disso, os influenciadores também são definidos como clientes valiosos, pois ajudam a divulgar a empresa para outras pessoas.

Assim, é importante destacar que um cliente valioso não se define somente pelo valor do produto que ele compra.

Por exemplo: um cliente visita um e-commerce de roupas e compra uma gravata. Ao mesmo tempo, outro cliente compra dois pares de sapatos. Será que o primeiro cliente não é tão valioso simplesmente por ter gastado menos? Mas, e se ele retornar ao e-commerce na próxima semana e comprar um terno? Isto não aumentaria o seu valor?

Por isso, ao analisar o valor do cliente é importante olhar não apenas para as receitas atuais, mas para as oportunidades no longo prazo.

A importância de identificar clientes valiosos para sua empresa

Um dos principais benefícios em identificar os clientes valiosos para sua empresa é criar anúncios mais segmentados.

Por exemplo, ao anunciar no Google Ads, é possível segmentar os clientes mais valiosos de acordo com vários critérios de segmentação.

A partir daí, o investimento que você faz para anunciar no Google pode trazer resultados não apenas imediatos, mas também no longo prazo.

Desta forma, se você já anuncia no Google por meio de uma agência, é importante se perguntar: ainda há espaço para melhorias? Será que as campanhas de Links Patrocinados estão realmente alcançando os clientes de alto valor?

Como identificar clientes valiosos em potencial

Há diversos sinais que é possível considerar ao analisar os relatórios do Google Ads e Analytics. Por exemplo, apenas para citar alguns:

  • Valor da primeira compra
  • Valor cumulativo de outras compras no mês
  • Cadastro em programas de fidelidade
  • Tempo gasto no site
  • Código postal
  • Dispositivos utilizados
  • Renda familiar.

Também é importante analisar os termos de pesquisa que os clientes usam. Por exemplo, quais são as palavras que os clientes leais mais usam ao pesquisar seus produtos ou serviços? Pensando nisso, é possível criar campanhas para alcançar este público com anúncios feitos sob medida para eles, de acordo com seu interesse.

Além disso, é importante analisar todos os relatórios do público-alvo. Um deles é o relatório Valor da Vida Útil do Cliente (Customer Lifetime Value). Este relatório ajuda a compreender o valor dos clientes para sua empresa, levando em consideração o desempenho deles em várias sessões.

Com base neste desempenho total, é possível identificar os clientes mais valiosos. Ele permite estimar, por exemplo, quanto lucro você deixará de obter caso um cliente passe a comprar do seu concorrente. Ou seja, é possível determinar o investimento exato para mantê-lo como seu cliente.

Como conquistar e reter clientes de alto valor

1. Identifique os melhores produtos para atrair clientes de valor

Quando você identifica o grupo de clientes de valor, fica mais fácil rastrear quais foram os primeiros produtos que eles compraram de você.

A partir daí, é possível apontar quais são os principais produtos para atrair clientes de valor.

O passo seguinte é criar e otimizar os anúncios destes produtos no Google Ads. Isto inclui:

  • Revisar os anúncios e as listas de palavras-chave.
  • Revisar a segmentação.
  • Fazer ajustes nos lances para deixar os anúncios mais competitivos.
  • Avaliar a possibilidade de ampliar o alcance criando campanhas para Rede de Display e YouTube.

2. Criar campanhas mais segmentadas no Google Ads

Em vez de criar anúncios genéricos para todos os públicos, você precisa de campanhas criadas e segmentadas para alcançar os clientes valiosos.

Isto envolve criar diferentes grupos de anúncios para públicos diferentes, escrever Links Patrocinados pensando nas dores e desejos de cada público e adaptar os lances de acordo com o valor de cada grupo.

Por isso, analise o seguinte: quando o cliente faz pesquisas específicas de um produto, o anúncio o leva para a página certa? Ou o cliente é redirecionado para uma página de categoria, com vários produtos?

De fato, criar anúncios e páginas específicas para os principais termos de busca é uma maneira importante de conquistar e reter clientes valiosos.

3. Segmente públicos semelhantes

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina avançado do Google podem te ajudar a encontrar mais clientes valiosos.

De fato, uma das maneiras de fazer isso é utilizar os segmentos de públicos semelhantes. Com esta segmentação, você consegue exibir anúncios para pessoas que tenham as mesmas características que seus clientes atuais.

Isto é feito criando uma lista de Remarketing com os clientes de alto valor para sua empresa. Em seguida, o Google usa esta lista para encontrar mais pessoas com estas características.

Ao mesmo tempo, é importante manter cada grupo separado para avaliar o desempenho deles.

4. Invista mais em clientes de alto valor

Assim, em vez de criar campanhas e distribuir o investimento para todos os públicos, por que não direcionar a maior parte da sua verba publicitária para clientes valiosos?

Em outras palavras, você investe mais para conquistar clientes valiosos e paga menos por aqueles de menor valor. Isto significa aproveitar melhor seu investimento, ao mesmo tempo que garante maiores lucros no Google Ads, tanto no curto quanto no longo prazo.

5. Mantenha contato com eles

Não deixe que uma venda seja o ponto final na relação entre você e o cliente.

Entre em contato com ele algum tempo depois da venda para conferir se ele está satisfeito com o produto ou serviço.

6. Ofereça descontos para clientes valiosos

Você pode criar ofertas especiais para aqueles que se enquadram entre os clientes que mais gastam e que influenciam outros a comprar de você.

Isso é possível de diversas formas. Por exemplo, você pode enviar estas ofertas exclusivas pelo e-mail ou WhatsApp.

Além disso, com o Google Ads, é possível exibir anúncios personalizados somente para clientes atuais. Ou seja, a agência cria uma campanha com uma oferta especial e apenas as pessoas que fazem parte da sua lista de clientes são impactadas pelo anúncio.

Consiga mais clientes de alto valor com uma agência Google Partner PREMIER

Como visto, o trabalho para identificar clientes mais valiosos é bastante criterioso. E isto exige tempo.

Por isso, uma agência 100% Google Ads oferece uma importante vantagem: seus profissionais estão inteiramente focados na gestão de Links Patrocinados e em desenvolver novas formas para encantar clientes de valor.

Além disso, uma agência Google Partner PREMIER possui um diferencial reconhecido pelo próprio Google na hora de alcançar resultados.

Portanto, este é o momento para você criar e revisar suas campanhas no Google Ads a fim de atrair e reter os clientes mais valiosos para sua empresa.

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