Guia completo sobre Palavras-chave do Google Ads e suas correspondências

08/02/2021 by in category Palavra-chave with 0 and 1
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Este guia foi preparado para quem quer saber tudo sobre palavras-chave do Google Ads, ideias e boas práticas para escolher as palavras certas para seus anúncios.

Além disso, fique por dentro das mais recentes atualizações do Google sobre as correspondências de palavras-chave.

Confira o nosso guia completo sobre palavras-chave do Google Ads.

O que são Palavras-chave?

No Google Ads, palavras-chave são definidas como os termos que acionam os anúncios. Assim, você cria uma lista de palavras e diz ao Google: “Google, sempre que alguém digitar estas palavras, eu quero que meu anúncio apareça”. Desta forma, você consegue exibir os anúncios certos para as pessoas certas, na hora certa. E esta é a receita para conseguir novas vendas.

As palavras-chave também fazem referência ao conteúdo principal das páginas na Rede de Display. Por isso, ao escolher palavras-chave para campanhas na Rede de Display, você indica ao Google em que sites seus anúncios devem aparecer.

Assim, fica claro que a escolha de palavras-chave está entre as ações mais importantes em uma campanha de sucesso. Quanto mais precisa for a escolha, melhor para seus negócios.

E sua importância vai além. O Google analisa as palavras-chave na hora de dar a nota do índice de qualidade. Ou seja, quando as palavras-chave, anúncios e páginas de destino estão alinhados, seus anúncios ficam bem posicionados e você paga menos por isso.

Correspondências de Palavras-chave do Google

As correspondências de palavras do Google é um recurso que permite ter mais controle sobre quais palavras-chave vão acionar os anúncios.

Uma correspondência ampla permite alcançar um público maior. Por outro lado, uma exibição mais restrita atinge um público menor e mais específico.

A escolha pode fazer toda a diferença nos resultados. Assim, você talvez escolha a palavra-chave certa, mas se não acertar a correspondência, você pode jogar dinheiro fora.

Por isso, fique atento e descubra quais são os tipos de correspondências de palavras-chave do Google Ads e quando usar cada uma delas.

Tipos de correspondência de palavras do Google

Há três tipos de correspondências de palavras-chave no Google:

  • Ampla
  • De frase
  • Exata

Depois, vamos falar sobre a correspondência negativa.

O Google apresenta o exemplo abaixo para a palavra-chave “serviço de corte de grama”.

tipos de correspondências de palavras-chave

Portanto, vamos analisar em detalhes cada uma delas e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Correspondência ampla

O nome “ampla” já diz tudo. Com esta correspondência de palavra do Google, você alcança um público maior. Ela é a configuração padrão das palavras-chave.

Aqui seus anúncios aparecem quando os termos que os clientes usam tenham alguma relação com sua palavra-chave.

Por exemplo: imagine que você escolha a palavra “dieta com pouco carboidrato”. Com a Ampla, pesquisas próximas podem disparar o anúncio. Assim, é possível que um usuário que pesquisou por “receita de baixas calorias” veja seu anúncio. Mas, note neste exemplo que nenhuma das palavras digitadas pelo usuário é igual à palavra-chave que você escolheu. Mas como estamos diante de uma variação relevante, o Google entende que se enquadra no que você está vendendo.

Vantagens e desvantagens da correspondência ampla

Uma das vantagens da Ampla é que seus anúncios alcançam um maior número de pessoas e aumenta as oportunidades de vendas.

Além disso, você passa menos tempo criando listas de palavras-chave já que não precisa se preocupar com todas as possíveis variações.

De imediato, parece que esta é a correspondência certa para seus negócios. Afinal, estamos falando em atingir um maior número de pessoas. Mas, não se apresse em concluir isso.

Afinal, pode ser que muitas das variações usadas pelo Google  simplesmente não funcionem. Em outras palavras, estamos falando em impressões sem cliques ou cliques sem conversão.

Por isso, é importante utilize esta configuração de palavras-chave do Google Ads com cuidado. Sempre analise relatórios de termos de pesquisa para certeza de que está alcançando pessoas interessadas.

Correspondência de Frase (atualizada)

Aqui chegamos ao meio-termo. A correspondência de frase é mais flexível do que a exata e mais restrita que a ampla.

A partir de Fevereiro de 2021, a correspondência de frase começa a atuar como o modificador da ampla (+). Isto se dá porque a partir de Julho de 2021, o modificador deixa de ser usado.

Assim, a correspondência de frase e o modificador passam a agir da mesma forma.

Portanto, as palavras-chave da Frase podem exibir anúncios em buscas que incluem o significado do seu termo.

Além disso, a correspondência considera a ordem das palavras desde que isso seja relevante.

Por exemplo:

A palavra-chave “serviços de frete de São Paulo para Campinas” continua cobrindo buscas de frase, além de pesquisas que o modificador alcança, como “São Paulo serviços de frete profissional para Campinas”. Mas se invertermos o termo, a correspondência de frase não exibe o anúncio (por exemplo, quando as pessoas querem serviços de frete de Campinas para São Paulo).

Correspondência de frase

O sinal indicador da correspondência de frase são as aspas (“”).

tênis branco

Vantagens e desvantagens da Correspondência de Frase

A Correspondência de Frase equilibra maior alcance dos anúncios, ao mesmo tempo em que mantém o controle nas mãos do analista de Links Patrocinados.

É verdade que, como esta correspondência de palavra-chave é mais restrita do que a Ampla, seu anúncio aparece menos vezes. Ainda assim, você pode aumentar sua taxa de cliques (CTR) e diminuir as impressões indesejadas.

Correspondência Exata

A Correspondência Exata e a opção mais restrita para as palavras-chave do Google Ads.

Com ela, os anúncios aparecem apenas quando o usuário fizer uma pesquisa que corresponda ao termo exato ou a uma variação próxima dela. Por exemplo, [calçados para mulheres] é uma variação próxima de [calçados mulheres].

Outras variações incluem erros ortográficos, singular e plural, abreviações e acentos. Também incluem palavras reordenadas com o mesmo significado (por exemplo, [calçados mulheres] e [mulheres calçados]).

O símbolo da correspondência exata são os colchetes ( [] ).

Vantagens e desvantagens da Correspondência Exata

Esta é a correspondência de palavra-chave que dá maior controle ao anunciante.

De fato, empresas que conhecem muito bem os hábitos de pesquisa do seu público talvez prefiram esta correspondência. Assim, elas acertam em cheio quando o público está no fundo do funil de compras.

No entanto, o Google avisa que 15% das buscas feitas todos os dias são inéditas. Usar a correspondência exata impede de alcançar este público.

O que aconteceu com a Correspondência Ampla Modificada?

O modificador de correspondência ampla (+) não está mais disponível nas campanhas a partir de Julho de 2021. Este modificador era usado para indicar ao Google que os termos precisavam estar presentes na pesquisa.

Mas agora, a correspondência de frase passa a incorporar este comportamento.

Com esta atualização, o Google quer simplificar e facilitar o alcance dos clientes: duas correspondências em uma só.

Correspondência Negativa

Sem dúvida, a Correspondência Negativa é de grande valor para campanhas de sucesso.

Afinal, com ela, você impede que os anúncios sejam exibidos em pesquisas que não tenham nada a ver com seu negócio.

Por exemplo, se você possui uma loja de sapatos, mas não vende botas, pode adicionar “botas” como palavra-chave negativa. Desta forma, se alguém pesquisar por “botas”, seus anúncios não aparecem.

Para criar estas listas é preciso muita pesquisa. Além disso, ela precisa ser atualizada sempre.

Vale destacar que as palavras-chave negativas também servem para a Rede de Display. Assim, elas ajudam a não exibir os anúncios em sites com nenhuma relevância para seu negócio.

O símbolo para negativar uma palavra-chave é o sinal de menos ( ).

Tipos de Palavras-chave Negativas

O universo das palavras-chave negativas é bem amplo. Por este motivo, elas estão distribuídas em três tipos de palavras-chave negativas.

  • Correspondência Ampla Negativa: é a correspondência padrão. Com ela, seus anúncios não são exibidos se a pesquisa contiver todos os termos negativados, não importa qual seja a ordem das palavras.
  • Correspondência de Frase Negativa: com ela, os anúncios não são exibidos se a busca possuir os termos exatos da palavra-chave e na mesma ordem. Assim, caso o usuário faça uma pesquisa com as palavras invertidas, a correspondência não funciona.
    correspondencia de frase negativa
  • Correspondência Exata Negativa: esta configuração impede que os Links Patrocinados sejam exibidos caso a busca possuir os termos exatos da palavra-chave, na mesma ordem, e sem palavras extras.
    correspondência exata negativa

Vantagens e Desvantagens da Correspondência Negativa

Apesar das claras vantagens, é preciso ter cuidado. Afinal, se escolher errado, você pode impedir que os anúncios apareçam para clientes com grande chance de comprar da sua empresa. Portanto, use esta correspondência de palavra-chave com cuidado.

Como adicionar Palavras-chave às suas campanhas

Com base no que vimos até aqui, fica claro que campanhas de sucesso dependem de escolher bem as palavras-chave das suas campanhas. Portanto, crie listas de palavras-chave que sejam relevantes para seus negócios. Mas como fazer isso?

Assim que você logar em sua conta no Google Ads, você verá que na barra lateral existe a opção Palavras-chave. Clique nela.

Logo acima, você verá a opção Palavras-chave de Pesquisa.

 

Em seguida, clique no botão de adição .

O sistema pede que você selecione a campanha e grupo de anúncios onde vai inserir as palavras-chave.

Na tela seguinte, você vai ver que o Google oferece duas formas de inserir as palavras-chave.

A primeira é inserir ou colar as palavras-chave. Neste caso, você já deve ter uma lista pronta. Assim, use cada linha para uma frase ou palavra.

Na outra opção, você conta com a ajuda do Google para criar suas listas nas Ideias de Palavras-chave. Você tem a opção de inserir uma URL com produtos ou serviços iguais aos seus. Se preferir, você também pode escrever na segunda linha o nome do seu produto. O Google usa esta informação para gerar algumas ideias de palavras-chave.

No exemplo abaixo, vemos que inserir “bicicletas” fez com que o Google exibisse diversas ideias de palavras-chave. Além disso, ele mostra estimativas do número de pesquisas mensais.

 

Em seguida, clique no sinal de adição (+) para adicioná-las à sua lista de palavras-chave.

Onde encontrar mais ideias de palavras-chave? Use o Planejador

O Planejador de Palavras-chave é uma ferramenta do Google Ads. É uma das soluções mais importantes para encontrar novas ideias de palavras-chave para suas campanhas.

Ao apresentar ideias de palavras-chave, o Planejador oferece importantes dados que ajudarão você a decidir se vai acatar as sugestões ou não. Por exemplo, o Planejador apresenta o histórico de estatísticas e dados sobre o volume de pesquisa das palavras sugeridas.

Plan

As ideias apresentadas podem ser refinadas por meio de uma grande quantidade de segmentos disponíveis na ferramenta.

Por exemplo: imagine que você tenha um hotel em Florianópolis e deseja exibir seus anúncios para pessoas que moram nos Estados Unidos e que falem espanhol. Estas configurações podem ser inseridas no painel para obter as melhores palavras-chave. Neste caso, você vai inserir configurações de local e de idioma.

Com o Planejador, você pode inserir outros filtros importantes, tal como períodos específicos do ano. Com base nas diversas informações contextuais, o Planejador vai ajudá-lo apresentando as palavras-chave relevantes, de acordo com suas especificações.

planejador de palavras-chave

 

 

O Que É o Relatório de Termos de Pesquisa

Este relatório é uma das ferramentas mais importantes na pesquisa para descobrir novas palavras-chave para suas campanhas publicitárias. Ele mostra quais são os termos que o seu público-alvo está usando nas pesquisas, e que têm acionado seus anúncios.

Mas, você verá que muitas destas palavras são novas, mas têm tudo a ver com seu negócio. Outras, porém, talvez não tenham nenhuma relação.

Por este motivo, o relatório de termos de pesquisa é importante para:

  • Descobrir novas palavras-chave para adicionar às suas campanhas
  • Descobrir novas palavras-chave para adicionar às listas de palavras-chave negativas

Especialmente se você utiliza as correspondências ampla, ampla modificada ou de frase, é essencial analisar o relatório de termos de pesquisa. Assim, você descobrirá como novas palavras-chave talvez estejam influenciando, positiva ou negativamente, as suas campanhas no Google.

Como Acessar o Relatório de Termos de Pesquisa

Para acessar este relatório, você deve primeiro clicar no menu de páginas à esquerda. Na barra superior, existe a opção Termos de Pesquisa.

termos de pesquisa

O relatório apresenta dados detalhados sobre os termos que estão ativando seu anúncio, incluindo:

  • Tipo de correspondência
  • Impressões
  • Custo Médio
  • Custo
  • e muitas outras informações.

Status Palavras-chave

Ao adicionar palavras-chave, você precisa analisar o status das palavras para ver se elas estão ativas ou não. Também, se houver algum problema com a palavra-chave, o status vai indicar isso.

Assim, os principais status são os seguintes:

  • Campanha Pausada: as palavras-chave estão inativas porque você pausou a campanha.
  • Pendente: você programou a campanha para começar a rodar em uma data futura. Por isso, as palavras-chave ficam inativas até esta data.
  • Campanha Removida: as palavras de uma campanha ficam inativas se você remover a campanha.
  • Aprovada: a palavra-chave está ativa.
  • Reprovada: este status indica que há um problema com sua palavra-chave. Por exemplo, ela pode violar uma das políticas de publicidade do Google Ads.
  • Pausada: você pausou manualmente a palavra-chave. Enquanto você não reiniciá-la, esta palavra não vai acionar anúncios.
  • Em Revisão: a palavra-chave está inativa porque ainda está em processo de análise no Google.
  • Site Suspenso: se um site violar uma das políticas de publicidade do Google, as palavras-chave ficam inativas.
  • Abaixo da Estimativa de Lance de Primeira Página: a palavra-chave está acionando anúncios. No entanto, estes anúncios não aparecem na primeira página do Google.
  • Baixo Volume de Pesquisa: a palavra-chave fica inativa por causa de um tráfego de pesquisa muito pequeno. No entanto, se houver um aumento no uso destas palavras nas pesquisas, o Google pode reativá-las.
  • Baixo Índice de Qualidade: a palavra-chave está inativa por causa do seu índice de qualidade baixo.

Para encontrar o status das suas palavras-chave, verifique aba Palavras-chave e, em seguida, a coluna Status.

status das palavras-chave

Se quiser se aprofundar em Google Ads, temos um material completo do básico ao avançado. Assim, confira este guia completo sobre Google Ads.