O Google Shopping espera que os usuários que adquirem seus produtos a partir do seu sistema estejam felizes e satisfeitos com suas aquisições. No entanto, invariavelmente, há situações em que o consumidor fica descontente com a compra de um produto. Isto pode ocorrer quando há um motivo claro para isso ou mesmo quando não, aplicando-se neste último caso, o direito de arrependimento – segundo o Código de Defesa do Consumidor todo consumidor que realizar a compra de um produto fora de uma loja física pode se arrepender e desfazer a compra. Por esta razão, o Google Shopping criou políticas de publicidade que visam colocar as empresas sobre a obrigatoriedade de estabelecer termos sobre Devolução e Reembolso.
É evidente que os processos de devolução e reembolso não podem ser iniciados pelo próprio Google Shopping. Desta forma, espera-se que s consumidores, em caso de descontentamento com a compra de um produto, entrem em contato com o comerciante para resolver esta questão.
Anteriormente, o Google Shopping somente especificava que a empresa anunciante precisava ter uma política clara sobre Devolução e Reembolso. Agora, a política exige que informações sobre devolução e reembolso não devem ser ininteligíveis, ausentes ou não visíveis.
Naturalmente, cada comerciante possui suas próprias políticas de devolução e reembolso, levando em consideração os fatores legais e a satisfação de seus clientes. Desta forma, o Google Shopping não especifica detalhes que devem ser seguidos na aplicação destes termos, tais como o prazo máximo que o consumidor tem para requerer este direito (com ou sem apresentação de motivo), a documentação necessária para à instrução do processo, e todo o processo envolvido para devolução dos produtos.
Se a empresa não possui uma política clara sobre Devolução e Reembolso, respeitando as leis locais, não poderá divulgar seus produtos no Google Shopping.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2551) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2620) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2620) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)