Quando as empresas comercializam na internet, muitas vezes, disponibilizam seus produtos para compra individual. Mas há o caso em que produtos são colocados a venda em forma de pacotes. Para que os usuários sejam expostos a anúncios justos, sem serem explorados ou realizarem uma compra indevida por falta de transparência nos Links Patrocinados, o Google Shopping criou a política de publicidade intitulada Pacotes de Produtos. Em que ela consiste?
Pacotes de Produtos são definidos como itens diferentes que são embalados e vendidos como fossem um só. O anunciante não poderá, por exemplo, vender um celular e um relógio em uma única embalagem,anunciados como se fosse apenas um produto. Esta prática é indevida segundo estas diretrizes do Google Shopping por não oferecer transparência.
O Google Shopping estabeleceu diretrizes para pacotes que contenham produtos relacionados e que funcionam em conjunto, como uma câmera que vem acompanhada de lente e estojo.
A especificação do feed agora inclui o atributo ‘é um pacote’ [is bundle], que deve ser usado ao enviar pacotes definidos pelo comerciante. Este atributo é usado para pacotes que possuem um produto principal óbvio. No entanto, quando não se têm um item principal, como uma cesta de presente com queijos e bolachas, não deve ser usado o atributo ‘é um pacote’.
A mesma política traz um esclarecimento sobre a prática de vender produtos associados a uma assinatura obrigatória. Este tipo de produto integra o time das veiculações proibidas pelos termos e condições de uso do Google Shopping. A única exceção a isso são os serviços associados aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Estes produtos podem estar vinculados a um plano de serviços, e serem comercializados desta forma, desde que haja a informação “com contrato” no título do anúncio do produto. Além, todos os detalhes relacionados aos serviços inclusos e contratados com a aquisição do dispositivo móvel precisa ser facilmente visualizado na página de destino do comerciante.
Pode ser tentador para um comerciante querer aproveitar o clique recebido em seu Link Patrocinado e vender diversos produtos acondicionados em uma mesma embalagem, ou associar serviços e assinaturas a eles. No entanto, zelando pela transparência, empresas que ferirem as políticas relacionadas aos Pacotes de Produtos do Google Shopping terão suas informações de produtos reprovadas.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2519) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2589) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2589) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)