A beleza do Remarketing está em sua capacidade de apresentar anúncios altamente segmentados para aqueles que já visitaram seu site, realizando ou não, alguma ação específica.
Se você já anuncia no Google, é provável que já esteja tirando proveito desta poderosa ferramenta de engajamento.
No entanto, talvez não saiba que o Remarketing é oferecido em duas plataformas do Google – o Google Ads e o Google Analytics.
Há alguma diferença entre elas? Existem vantagens em utilizar um ou outro?
Saiba as respostas no artigo a seguir.
Quando o analista de Links Patrocinados cria uma lista de Remarketing no Google Ads, ela é criada vazia.
É preciso especificar o tipo de visitante para criar o público-alvo. Para tanto, o anunciante tem à sua disposição critérios que servem como regras, conforme imagem abaixo:
Este tipo de configuração permite que você determine quem visualizará os anúncios de Remarketing. Também permite excluir grupos de pessoas (por exemplo, aqueles que já converteram).
São criadas regras para determinar qual usuário fará parte desta lista. Algumas das ações que podem ser estabelecidas como critério para alguém fazer parte da lista são:
Devemos nos lembrar que o Remarketing do Google Ads oferece listas que são criadas automaticamente, como “Todos os visitantes” ou “Usuários que abandonaram o carrinho de compras”. Desta maneira, o anunciante pode começar a segmentar imediatamente as listas nos grupos de anúncios.
Com os Públicos-alvo Semelhantes, os anunciantes conseguem encontrar consumidores que tenham um comportamento bastante parecido com os clientes.
O Google Ads analisa assim as características dos usuários, identificando aqueles que podem ser apontados como prospectivos clientes para sua empresa.
O Remarketing no Google Analytics oferece opções mais amplas, conforme verá a seguir. Elas permitem que o alcance seja ainda mais segmentado.
Assim como acontece com o Google Ads, o Remarketing do Analytics apresenta públicos-alvo recomendados, incluindo as listas inteligentes.
Pode-se dizer que as Listas Inteligentes são a versão do Analytics para os Públicos-alvo Semelhantes, do Google Ads.
Com as Listas Inteligentes do Analytics você consegue encontrar o público-alvo desejado para exibir seus anúncios.
A lista é criada levando-se em consideração diversos fatores como o histórico de conversões.
Utilizando o aprendizado de máquina, o Google determina quais são os usuários mais propensos a adquirir seus produtos ou serviços.
Como mencionado, o Remarketing do Analytics possui a mesma função e, no geral, o mesmo conjunto de opções do Remarekting do Google Ads.
No entanto, conforme verá agora, a segmentação do Remarketing no Analytics é bem mais detalhada.
A imagem a seguir destaca algumas das opções altamente segmentadas oferecidas pelo Remarketing no Analytics:
À medida que exploramos as outras opções, vemos a gama de segmentos oferecidas pela ferramenta.
Por exemplo, em Tecnologia, vemos que é possível segmentar usuários de acordo com as tecnologias para Web e celular que eles usam (incluindo marcas e sistemas operacionais).
Considere também a opção Comportamento. Ali é possível segmentar os clientes pela frequência com que acessam seu website e realizam transações.
As opções são bastante específicas. Por exemplo, você pode segmentar somente usuários que ficaram um mínimo de tempo em seu site (especificado em segundos).
Em Condições, você pode criar suas próprias opções de segmentação para tornar suas campanhas de Remarketing ainda mais segmentadas.
No exemplo abaixo, os anúncios de Remarketing serão exibidos somente para usuários que visitaram seu site utilizando um navegador Firefox com uma resolução de 1024×768 ou 800×600.
Diante de tudo isso, qual a conclusão? O Remarketing do Analytics oferece amplas opções para segmentar de forma mais detalhada e precisa o público-alvo.
Evidentemente é preciso tomar cuidado para não exagerar nas condições. Afinal, quanto mais específica for a segmentação, menor o número de usuários que cumprirão com as condições definidas. E isto poderá fazer com que seus anúncios sejam apresentados para um número irrisório de usuários, impedindo que o Remarketing atinja todo o seu potencial.
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