A partir de 18 de Janeiro de 2017, os anúncios gráficos e de vídeo que não possuírem um método de segmentação passarão a ser veiculados em toda a Rede de Display
– O Google Ads enviou uma notificação para os anunciantes e pausou automaticamente as campanhas gráficas e de vídeo que não possuem segmentação atribuída aos grupos de anúncios. Segundo o aviso, a partir de Janeiro de 2017, isto não acontecerá mais. Após a atualização do dia 18 de Janeiro, se o anunciante tiver um ou mais grupos de anúncios sem segmentação em uma campanha gráfica ou de vídeo, seus Links Patrocinados passarão a ser veiculados em toda a Rede de Display.
– Isto significa, em outras palavras, que os anúncios serão veiculados sem qualquer limite de segmentação. E este princípio será seguido independentemente do local, dispositivo e idioma aplicado no nível das campanhas.
– Caso o anunciante não queira que seus Links Patrocinados sejam veiculados sem segmentação adicional, o que deve fazer? A partir da data de atualização, ele deve pausar o grupo de anúncios ou então adicionar uma segmentação.
Como Segmentar Anúncios Para Exibição na Rede de Display
– Não basta criar anúncios envolventes. Se as pessoas certas não forem impactadas por eles no momento apropriado, você não conseguirá ter bons resultados ao anunciar na internet. Por isso é de suma importância a configuração de uma segmentação focada em resultados.
– A Rede de Display oferece diversos critérios de segmentação, cada qual utilizando elementos que ajudam a identificar as pessoas certas entre milhões de internautas:
- Palavras-chave: ao configurar as campanhas de publicidade online, a agência digital seleciona palavras e frases diretamente relacionadas aos produtos ou serviços anunciados;
- Tópico: Neste critério, os anúncios são segmentados de acordo com tópicos específicos. O Google Ads analisa os temas de cada uma das páginas dos sites parceiros para determinar quais são aquelas relacionadas aos produtos e serviços anunciados pela empresa;
- Canal: A agência digital seleciona sites específicos onde deseja que os anúncios da empresa sejam veiculados. Um canal pode se referir a um site inteiro, ou somente a partes dele;
- Público-alvo: Permite exibir os Links Patrocinados para grupos de pessoas específicos. Por exemplo, nesta segmentação está incluída a opção de Remarketing que exibe anúncios somente para pessoas que interagiram, de alguma forma, com o site da empresa anunciante. Também é possível segmentar por públicos-alvo de afinidade, no mercado ou semelhante;
- Local, idioma e dispositivo: A agência digital seleciona um idioma e locais geográficos (como um país, uma cidade ou um bairro) onde deseja que os anúncios sejam exibidos. A segmentação por dispositivo ajuda o analista de Links Patrocinados a determinar se os anúncios da empresa serão exibidos em computadores ou dispositivos móveis, em ambientes Android ou iPhone, ou se em todos eles.
– Lembrar-se da importância de uma segmentação estrategicamente configurada na Rede de Display é um importante passo para as empresas que anunciam na internet alcançarem suas metas e objetivos de marketing.