Como divulgar Instituições de Ensino no Google – Veja como colocar sua escola ou universidade na 1ª página do Google.

20/01/2021 by in category Segmentos do Mercado with 0 and 3
Home > Blog > Segmentos do Mercado > Como divulgar Instituições de Ensino no Google – Veja como colocar sua escola ou universidade na 1ª página do Google.

Escolas e colégios tradicionais, instituições que oferecem cursos técnicos, universidades e faculdades precisam explorar as oportunidades da publicidade digital. Afinal, jovens, adolescentes e adultos passam cada vez mais tempo na internet.

E como o Google é parada obrigatória para quem pesquisa por escolas, cursos e universidades, como você pode divulgar sua instituição de ensino no buscador?

Como colocar sua escola/universidade na 1ª página do Google

A ferramenta para anunciar no Google é o Google Ads.

Ele funciona da seguinte forma:

Primeiro, dependendo da estratégia utilizada, você escolhe palavras-chave que tenham relação com seus cursos.

Depois, você escreve o anúncio que vai aparecer quando as pessoas digitarem estas palavras. Além disso, você indica a página de destino que a pessoa vai acessar depois de clicar no anúncio.

Por exemplo: sempre que alguém digitar “faculdade de administração”, você exibe um anúncio que dá destaque a este curso. Quando a pessoa clica no anúncio, ela é enviada para a página do curso de administração da universidade. Simples assim!

Dependendo da estratégia escolhida, seus anúncios ainda podem aparecer em diversos sites, incluindo o YouTube.

Quais as vantagens de anunciar instituições de ensino no Google

Quando as pessoas procuram por escolas, cursos e universidades no Google, seus anúncios podem aparecer no topo da página, acima dos primeiros resultados.

anunciar instituições de ensino no google

Segundo dados do Google, 75% das pessoas não passam da primeira página do buscador. E a maioria dos cliques ficam com os primeiros colocados. Por aí, já deu para perceber a necessidade de aparecer nos primeiros lugares.

E com o Google Ads, você consegue isso.

Além disso, anunciando no Google, você só paga se as pessoas clicarem nos seus anúncios.

Exibir anúncios de escolas e universidades na hora certa para as pessoas certas

Com o Google Ads, você não desperdiça grana exibindo anúncios para quem não está interessado.

Como vimos, os anúncios aparecem somente quando as pessoas digitam os termos que você escolheu para aparecer.

E dá para segmentar ainda mais.

Você escolhe em que cidades, estados e países seus anúncios vão aparecer. Por exemplo, digamos que você queira anunciar um colégio somente em Curitiba. Você escolheu diversas palavras-chave, entre elas, “colégio particular”.

Assim, sempre que alguém em Curitiba pesquisar por “colégio particular”, seu anúncio pode aparecer. No entanto, se alguém estiver em outras cidades e pesquisarem por “colégio particular”, seu anúncio não vai aparecer.

Você escolhe quanto quer pagar para divulgar sua instituição de ensino

Ao anunciar um curso, colégio ou faculdade no Google, você precisa definir dois valores que está disposto a pagar:

  • Orçamento diário: o valor que você está disposto a gastar, em média, por dia.
  • Lances: o valor que você está disposto a pagar cada vez que seus anúncios receberem um clique.

Definindo esses valores, você tem total controle sobre quanto gasta.

Para entender em mais detalhes como funcionam os lances, confira o artigo que escrevemos sobre os lances inteligentes do Google.

Dicas para fazer bons anúncios do seu Colégio ou Universidade

1. Exiba anúncios durante todo o ano

Planeje captar alunos no longo prazo, afinal, estudantes costumam levar tempo para decidirem o que querem cursar. Além disso, eles precisam avaliar diversos detalhes como valor das mensalidades, localidade, horários e outros fatores.

Por isso, exibir anúncios apenas em épocas de vestibular, ENEM ou no começo do ano letivo é um desperdício de oportunidades.

Não é à toa que colégios e universidade de sucesso costumam exibir anúncios no Google durante todo o ano.

2. Apresente seus diferenciais

Se sua instituição de ensino oferece um curso diferenciado, bolsas de estudo, promoções ou convênios com universidades no exterior, não deixe de mencionar isto nos anúncios.

Assim, aproveite o título e as linhas de descrição dos anúncios de texto para destacar seu diferencial.

  • Títulos: você pode inserir até 3 títulos, cada um deles com um limite de 30 caracteres.
  • Descrição: até 2 descrições com 90 caracteres cada uma.

3. Impeça que seus anúncios apareçam para as pessoas erradas

Uma das formas de impedir que seus anúncios apareçam para pessoas erradas é utilizar as palavras-chave negativas.

Assim como as palavras-chave são termos que acionam os anúncios, as negativas indicam para o Google que o anúncio da sua escola ou universidade não pode aparecer.

Mas que tipo de pesquisa poderia trazer cliques indesejáveis para você?

Por exemplo, é comum as pessoas pesquisarem na internet por cursos gratuitos. A pergunta agora é: seu curso é gratuito? Se não for, as palavras “grátis” e “gratuito” podem ser negativadas.

Assim, mesmo que você ofereça cursos de administração, caso alguém em sua cidade pesquisar por “curso de administração gratuito”, seu anúncio não vai aparecer.

Lembre-se: no Google, você paga por cliques. Portanto, é ruim para os negócios exibir anúncios para pessoas que não estão interessadas na sua oferta.

Coloque sua instituição de ensino hoje mesmo no Google

Se você é proprietário ou responsável pelo marketing de uma Instituição de Ensino, lembre-se que você precisa aparecer em destaque na primeira página do Google.

Assim, coloque seus cursos na primeira página do Google e pague apenas pelos cliques recebidos.

Portanto, se quiser saber mais detalhes sobre como começar a anunciar seu colégio, universidade ou curso no Google, entre em contato com a gente.