Está com fome? Google permite pedir comida diretamente pela busca e pelo Google Maps

21/08/2020 by in category Segmentos do Mercado with 0 and 1
Home > Blog > Segmentos do Mercado > Está com fome? Google permite pedir comida diretamente pela busca e pelo Google Maps

É possível que você tenha algum aplicativo de pedido e entrega de comidas em seu dispositivo móvel. Mas, você sabia que é possível pedir comida direto no Google, sem a necessidade de um aplicativo?

Está com fome? Pois saiba que a partir de agora você pode pedir comida diretamente no Google Pesquisa e no Google Maps.

É exatamente isso. Você não precisa ter um aplicativo de comida instalado e nem visitar o site do restaurante, pizzaria ou café. Todo o processo é realizado por meio da plataforma do gigante das buscas – do pedido ao pagamento.

Neste artigo, vamos falar detalhes sobre este recurso de dar água na boca!

Crescimento dos pedidos de comida on-line

A pandemia do coronavírus trouxe um grande impacto sobre o mercado. E isto afetou nossa vida em diversas frentes, incluindo nossas prioridades e hábitos de consumo.

Por exemplo, com a pandemia, o Google percebeu um crescimento gigantesco no volume de buscas por “delivery”. Esta mudança reflete o cumprimento das medidas de quarentena e isolamento social. Somente no Brasil, este crescimento chegou a 62% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período no ano anterior. Sem dúvida, um recorde.

Assim, com o crescimento da demanda por “delivery”, novas soluções precisaram ser desenvolvidas.

E é justamente aí que surgiu a opção de pedir comida online no Google.

Pedir comida no Google Maps e no Google Pesquisa

O Google apresentou uma maneira fácil e rápida de pedir comida on-line. A partir de agora, você pode fazer pedidos de comida em restaurantes, pizzarias ou cafés diretamente na busca do Google ou no Maps. Isto pode ser feito tanto em computadores desktop quanto em dispositivos móveis.

Ou seja, você não precisa ter instalado qualquer aplicativo de pedido de comida e não há necessidade de visitar o site do restaurante – nem para fazer o pedido, nem para pagar a conta. Todo o processo é feito na plataforma Google.

Mas, é claro que o Google não trabalha sozinho. Este recurso funciona em parceria com algumas empresas e startups de entrega. Com esta parceria, o processo é otimizado e quem sai ganhando é você.

O processo para matar a fome com a ajuda do Google é muito simples. Vamos te mostrar o passo a passo para isso.

1. Encontre um restaurante.

Entre na Pesquisa ou no Google Maps e procure pelo restaurante, pizzaria ou café para pedir sua comida favorita.

Se o recurso de delivery via Google estiver disponível para este estabelecimento, você vai ver o botão Faça Seu Pedido.

pedir comida online no google

Em seguida, clique nele para iniciar a próxima etapa.

2. Faça o pedido.

Ao fazer o pedido, você precisa escolher entre Entrega ou Retirada.

Se quiser entrega, você deve primeiramente informar seu endereço. Assim, você já confirma se o estabelecimento faz entrega em sua área.

No entanto, se preferir retirada, é possível agendar um horário. Assim, você evita ficar fora de casa esperando para ser atendido.

Ao fazer o pedido, você encontra informações adicionais fornecidas pelo estabelecimento como valor mínimo do pedido e taxa de entrega. Além disso, você precisa selecionar o parceiro de delivery, por exemplo, Rappi, Delivery Center ou Onyo.

entrega do pedido

Em seguida, você acessa o cardápio do restaurante para escolher seu prato. Alguns itens dependem de personalização. Por exemplo, ao pedir uma pizza, você precisa escolher o tamanho e os sabores. Mas tudo isso é feito ali mesmo, na plataforma do Google.

Após escolher as opções, clique em Adicionar ao pedido.

escolha do cardápio

Quando concluir o pedido de comida, basta clicar em Finalizar e avançar para a próxima etapa.

finalizar pedido comida

3. Faça o pagamento.

Na tela de finalização, você consegue ver alguns detalhes da entrega, como confirmação de endereço e tempo estimado para entrega.

Além disso, são apresentados alguns dados de cobrança e o valor total do seu pedido. Note que, para pagar o pedido, você precisa ter suas informações de pagamento salvas ou adicionadas no Google Pay.

confirmar dados de pagamento

Assim, se você estiver logado em sua conta Google, não há necessidade de inserir os dados de cobrança para pedir comida.

Em seguida, se estiver tudo certo, clique em Fazer Pedido.

4. Acompanhe seu pedido.

A próxima etapa é a tela de acompanhamento do pedido. Ali você vê em qual etapa está seu pedido, por exemplo, se ele já foi confirmado.

acompanhar pedido de comida no google

Assim que isso acontecer, você também recebe um e-mail de confirmação com o resumo do pedido e os dados de rastreamento.

Pronto, agora é só aguardar para matar a sua fome!

Pedir comida no Google – uma oportunidade maior para restaurantes

Como visto, as buscas por “delivery” atingiram um recorde no primeiro semestre de 2020. Para os restaurantes, pizzarias e cafés isto é uma grande oportunidade para serem descobertos e alcançados por mais clientes.

Atualmente, segundo o Google, já são milhares de restaurantes cadastrados. E o número de estabelecimentos brasileiros cresce a cada dia.

Se esta novidade de pedir comida online te deu fome, não perca tempo. Vá agora mesmo no Google, peça sua comida favorita e bom apetite!

E se você é proprietário, veja agora mesmo como exibir anúncios de restaurantes no Google Ads.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso