Neste mundo digital, estar bem posicionado nos mecanismos de busca é essencial para realizar bons negócios.
Por este motivo, empresas dos mais diversos ramos cobiçam as primeiras posições de sites como o Google.
Mas, precisamos ser francos. Com a forte concorrência, isto está longe de ser fácil.
No nosso Guia de SEO, mencionamos o que é SEO, quais as vantagens em utilizá-lo e as principais técnicas de otimização para os mecanismos de busca.
Agora, vamos conversar sobre outro aspecto: a necessidade (ou não) de contratar uma agência digital que realiza serviços de SEO.
O que você precisa ter em mente neste momento? Compensa contratar uma empresa de SEO ou realizar o serviço de forma autônoma?
Na prática, o que está envolvido no trabalho rotineiro de uma agência digital que presta serviços de otimização nos mecanismos de busca?
Há uma variedade de tarefas, incluindo:
É preciso se lembrar de que o Google, eventualmente, realiza alterações em seu algoritmo. Na prática, isso pode fazer com que seu site despenque das primeiras posições, da noite para o dia.
Por isso é muito importante que o site esteja com conteúdo de qualidade e otimizado. Assim, mesmo com atualizações nos algoritmos, o impacto será bem menor. E quaisquer ajustes necessários podem ser feitos de imediato.
Por isso, fazer SEO não é otimizar um site uma vez para sempre. Como acontece com nossa saúde física, os sites também precisam de constante avaliação e cuidado.
Somente assim você garantirá um bom posicionamento no curto, médio e longo prazo.
De imediato, tenha isso em mente: na hora de decidir se deve contratar uma agência de SEO, saiba que será necessário se dedicar bastante. Os resultados não aparecem da noite para o dia. Assim, dedicação e perseverança são requisitos.
Agora, seja franco com você mesmo. Você terá tempo para implementar e gerenciar todas as táticas necessárias para otimizar seu site nos buscadores?
Se seu tempo é escasso ou se lhe falta conhecimento técnico, fazer SEO de forma autônoma pode ser inviável. Assim, nestes casos, a contratação de uma agência pode ser a melhor solução.
O tempo que a otimização do seu site vai requerer dependerá, em parte, da sua área de atuação e também da concorrência.
Sua empresa atende clientes somente localmente, em sua cidade? Ou seu público-alvo se encontra em todo o país? Além disso, qual o grau de concorrência?
A resposta a estas perguntas é importante ao decidir contratar ou não uma empresa de SEO.
Se sua empresa atender somente em sua cidade, com baixa concorrência, será muito mais fácil melhorar o posicionamento do seu site no Google e em outros buscadores. No entanto, mesmo em buscas locais, a concorrência pode ser fortíssima. E a demanda também. Afinal, pesquisas apontam que 97% dos compradores utilizam o Google para encontrar informações sobre empresas locais.
No entanto, se sua área de atuação for todo um estado ou país, neste caso, uma otimização autônoma pode deixar a desejar. O mesmo vale para qualquer situação em que a concorrência for ferrenha.
Por isso, talvez seja realmente preciso avaliar a possibilidade de contratar uma empresa de SEO.
Não há dúvidas de que contratar uma agência de SEO poupará tempo e poderá garantir resultados mais rápidos e com maior qualidade.
Por isso, é preciso avaliar seu orçamento publicitário e verificar se é possível contratar uma agência.
Ao tomar esta decisão, no entanto, não deixe de levar em consideração as receitas extras que você vai obter com uma classificação melhor.
Existem alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de decidir contratar uma agência de SEO.
Sim, algumas agências dizem ter um relacionamento privilegiado com o Google. Falam isso como se o buscador desse prioridade para clientes dessas agências.
Mas isso não existe. O Google disponibiliza as mesmas ferramentas para todos indexarem o site no buscador. Não há envios prioritários.
Não deixe as coisas no escuro. Sempre procure obter informações claras sobre como o serviço está sendo realizado.
Por que isso é importante?
Infelizmente, como pode acontecer com qualquer ramo, algumas agências podem utilizar técnicas consideradas fraudulentas para tentar melhorar o posicionamento dos sites.
Há um grande problema nisso: assim que o sistema do Google detectar os métodos enganosos, seu site pode ser penalizado. E uma das penalidades é ser removido do índice de buscas. Ou seja, sua página deixa de ser exibida nos resultados.
Já que há tanto envolvido, convém se certificar da idoneidade da agência que trabalha com SEO.
E, como mencionado, procurar deixar as coisas sempre às claras.
Pense em uma agência SEO como um médico que, além de tratar de uma doença, também dá importantes sugestões sobre como o paciente pode mudar seus hábitos de vida e alimentação.
Uma boa agência faz algo parecido. Dá sugestões de melhorias que você precisa implementar em seu marketing.
Se por acaso eles se mantém em silêncio, isto pode ser estranho. Em alguns casos, a agência pode estar utilizando técnicas fraudulentas (como mencionadas no subtópico anterior) ou simplesmente não fazendo nada.
Você certamente deseja que seu site apareça bem posicionado nos principais mecanismos de busca, especialmente nos mais populares como Google e Bing.
Por isso, quando agências prometem “cadastrar” seu site em centenas ou até milhares de buscadores, isto é bastante atrativo.
No entanto, tenha em mente que enviar um site para um buscador não significa que ele estará bem posicionado. O site estará no índice, mas talvez esteja bem distante da primeira página.
Para ter resultados reais com SEO, seu site precisa aparecer em posições mais destacadas.
Como já mencionado, SEO leva tempo para que os resultados apareçam. É uma construção que precisa de um bom período de tempo para galgar as melhores posições no Google.
Já os anúncios exibidos no Google (conhecidos como Links Patrocinados) costumam aparecer acima dos resultados orgânicos. Com estes anúncios, uma empresa pode aparecer em destaque, nas primeiras posições, de forma quase imediata.
É aí que entra um problema.
Algumas agências, no intuito de “demonstrar serviço”, colocam o site do cliente na seção de anúncios, e não nos resultados de pesquisa. Isto dá uma falsa sensação de que as agências são extremamente eficientes em SEO.
Mas, não se deixe enganar. Alguns buscadores identificam de forma clara o conteúdo patrocinado. No caso do Google, o espaço publicitário é identificado com uma tarja “Anúncio”.
Se a agência decidir usar os Links Patrocinados como estratégia até que seu site esteja bem posicionado nos resultados orgânicos, isso precisa ser esclarecido para você.
Portanto, otimizar um site é algo trabalhoso que exige muito esforço e perseverança.
Por este motivo, escolher uma empresa que realiza SEO pode ser a opção mais viável.
No entanto, não faça uma escolha às cegas. Invista tempo em pesquisar, avaliar e comparar agências digitais que oferecem este tipo de serviço.
Isto permitirá encontrar um parceiro confiável que ajudará você a melhorar seus negócios no ambiente online.
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