Backlinks – O Que São e Por Que Você Precisa Deles

06/03/2020 by in category SEO with 0 and 0
Home > Blog > SEO > Backlinks – O Que São e Por Que Você Precisa Deles

O que são backlinks? Quais as melhores práticas para desenvolver uma estratégia de link building de qualidade? E o que evitar na hora de ganhar backlinks?

O Google possui cerca de 200 fatores de ranqueamento, segundo algumas fontes. A lista é bem grande. E um dos mais importantes fatores desta lista são os backlinks.

Mas, afinal de contas, você sabe o que são backlinks?

Neste artigo, vamos explicar em detalhes sobre esta técnica tão importante para ranquear seu site no Google. Ela também é útil para ajudar os visitantes a encontrar o conteúdo que procuram em seu site.

Você aprenderá não somente a usar backlinks em suas estratégias de SEO, mas também a usá-los com responsabilidade e relevância.

Sim, o assunto é sério. Se não for usado respeitando as diretrizes de qualidade, seu site pode ser banido do Google.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao conteúdo.

O Que São Backlinks?

Backlinks são links colocados de forma estratégica em um texto a fim de levar o usuário para outra página do seu site (links internos) ou redirecioná-lo para outro domínio (links externos).

O objetivo é fazer com que um artigo seja utilizado não apenas como fonte de informação, mas também como índice para encontrar conteúdo complementar.

Como mencionado, esta técnica é importante para ajudar a ranquear seu site no Google. Quando o buscador encontra diversos sites de autoridade apontando para sua página, isto é um forte indicativo de que aquilo que você oferece tem qualidade.

Por isso, neste artigo, veremos o que você precisa ter em mente ao desenvolver uma estratégia de backlinks.

Também veremos os cuidados que você precisa ter para não cair no spam de links, uma estratégia ruim capaz de fazer um site ser banido do Google.

Texto Âncora

O texto âncora é o trecho do texto transformado em link. Ele é especialmente útil quando você deseja ficar melhor ranqueado em determinadas palavras-chave.

Crie Uma Poderosa Estratégia de Links Internos

Não pense em links de qualidade como vindos somente de fontes externas. Uma estratégia de backlinks também envolve fazer link building interno.

Pense na experiência do usuário. Quando cria links internos dentro do seu site, você consegue redirecionar os usuários para conteúdos complementares àqueles que estão sendo lidos.

Uma boa estratégia de linkagem interna traz benefícios em duas grandes frentes:

  • Ajuda os mecanismos de busca a encontrarem as principais páginas do seu site sobre determinado tema;
  • Mantém os visitantes mais tempo no seu site.

Isto faz parte de uma estratégia de SEO.

Note a frase acima. Ali temos um link interno. Com ele, conseguimos atingir os dois benefícios mencionados. Primeiro, ajudamos o Google a identificar qual é nossa principal página quando o assunto é “estratégia de SEO”. Segundo, se o usuário clicar neste link poderá ficar mais tempo no site.

Pense da seguinte forma: se você não tiver links internos estratégicos, cada artigo e post em seu site será como um tijolo largado aleatoriamente em um terreno. Porém, se seus artigos estiverem devidamente linkados, você terá uma casa bem construída.

Sempre aponte as principais páginas nos seus links. E mantenha esta coerência em todos os artigos. Por exemplo, imagine que você use o texto âncora “estratégia de SEO” apontando para a página A em determinado artigo e depois utiliza o mesmo texto âncora apontando para a página B. Isto confundirá o Google que não saberá exatamente qual página ranquear quando alguém pesquisar por este assunto.

Ao mesmo tempo, cuide para não criar muitos links internos em um artigo. Fazer isso diminui a importância de cada um deles e prejudica a navegabilidade dos usuários. E se o usuário é prejudicado, você perde pontos no Google.

Como Conseguir Backlinks

Vamos pensar agora na necessidade de você conseguir com que outros sites apontem para suas páginas. Como conseguir estes backlinks?

O primeiro aspecto a ter em mente é que você precisa de uma boa quantidade de conteúdo. Mesmo atuando em apenas um segmento, talvez seja possível criar bastante conteúdo sobre diversos assuntos relacionados. Quando o leque de assuntos é maior, aumenta a probabilidade de você conseguir apontamentos para seu site.

Ao mesmo tempo, você precisa de conteúdo de ótima qualidade. Não basta falar sobre um assunto. Você precisa abordá-lo com autoridade, o que significa que o post ou página deve ser de alto valor.

De modo geral, dificilmente um artigo muito curto conseguirá ser de qualidade. Posts muito breves costumam tratar de um assunto apenas superficialmente. E, desta forma, é pouco provável que consigam links. No entanto, se o artigo for longo, abordando de forma profunda o assunto tratado, é mais provável que ele chame a atenção de outros produtores de conteúdo.

Mas, se quiser saber mais sobre isso, temos um artigo que aborda em detalhes o tamanho ideal dos posts para conseguir mais comentários, mais compartilhamentos e melhorar a posição no Google.

Portanto, quando você tem bastante conteúdo e de qualidade em seu site, será bem mais fácil conseguir backlinks.

Tenha Um Blog

Estudos mostram que sites com blogs conseguem mais backlinks do que aqueles que não têm.

Isto não é tão difícil de concluir. Afinal, com um blog você oferece muito mais conteúdo e aumenta a probabilidade de encontrar alguém que deseja apontá-lo como referência.

Por isso, se ainda não tem um blog, você precisa de um. Mas não se contente em apenas postar algum artigo aleatório de tempos em tempos. O ideal é criar um cronograma e seguir uma regularidade de postagens.

Escreva Um Artigo Entrevistando Autoridades

Esta dica é muito valiosa para conseguir backlinks: escreva um artigo entrevistando diversas autoridades do seu ramo.

Funciona assim:

Você faz uma pesquisa no Google procurando pelas maiores autoridades de um determinado setor. Por exemplo, digamos que você queira escrever um artigo poderoso, que gere engajamento e muitos backlinks no ramo da culinária.

Para isso, busque no Google pelas maiores autoridades no assunto:

entrevistar autoridade para conseguir backlinks

Posteriormente, você entra em contato com todos eles, convidando-os para uma entrevista.

Depois, com as respostas obtidas, você terá um post praticamente pronto e de alta relevância para seu público-alvo.

Imagine ainda se uma destas autoridades resolve linkar seu artigo no site dela! A pontuação do seu artigo junto ao Google subirá nas alturas. Isto sem falar no número de visitantes que virão do site desta autoridade.

Use Infográficos

Imagens relevantes, e não meramente ilustrativas, aumentam o engajamento com o conteúdo.

Uma única imagem informativa que complemente o assunto já oferece, por si só, o potencial de atrair a atenção.

Se esta imagem for um infográfico, então, o resultado poderá ser ainda melhor.

infográficos para conseguir backlinks

Lembrando que imagens ricas também podem gerar links e visitas a partir do Pinterest.

Portanto, como criar infográficos?

Uma dica é reunir todos os dados de um artigo, resumi-los e então desenvolver seu infográfico.

No aspecto visual, algumas soluções online podem ajudá-lo, como o Canva e o Venngage.

Comente em Outros Sites

Muitos sites oferecem espaço para comentários dos seus leitores.

Para conseguir backlinks, você pode começar a comentar nestes sites, colocando um link para seu site.

No entanto, agora você se pergunta: “Mas os links presentes em comentários não são nofollow?

Sim, eles são.

Mesmo assim, vale a pena investir nesta estratégia. Afinal, com ela, você consegue colocar seu nome em maior evidência, gerando mais visitas para suas páginas. Assim, de forma indireta, é provável que você consiga mais backlinks.

Cuidados ao Fazer Backlinks

No início deste artigo, mencionamos sobre o perigo de fazer backlinks ruins que podem resultar até mesmo em banimento do seu site.

Mas o que está envolvido em fazer backlinks ruins?

Na internet não é difícil encontrar sites que se apresentam como serviços de backlinks. Eles oferecem nada mais nada menos do que “dezenas de milhares de backlinks de qualidade apontando para seu site” – e tudo por um valor extremamente baixo!

Não caia nessa! É a velha história: quando a esmola é demais, o santo desconfia.

Esta tentativa de “enganar” o Google, ranqueando o site de forma desnatural, pode ser prontamente identificada pelo buscador. E o resultado é um só: seu site banido.

Como visto neste artigo, é verdade que é bom ter vários links apontando para seu site. No entanto, mais importante que quantidade é a qualidade.

Livre-se de Backlinks Ruins

Sim, existem backlinks ruins. Eles podem ser originados em sites que trabalham com spam. Se você tiver muitos links destes sites apontando para suas páginas, isto pode ser prejudicial. Em outras palavras, estes backlinks podem derrubar seu site no posicionamento.

Você pode descobrir quais links estão apontando para você com a ajuda de ferramentas como o Open Site Explorer.

Assim, caso descubra muitos links ruins, talvez seja o momento de tomar uma ação.

Por isso, o Google indica como você pode rejeitar backlinks. O processo está dividido em duas etapas: criar uma lista de links que serão bloqueados e fazer o upload da lista.

Convém destacar que isto deve ser feito apenas se existirem muitos links ruins apontando para o seu site. O Google adverte que o recurso abaixo deve ser utilizado com cautela. Afinal, se usado incorretamente, poderá prejudicar seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Criar a Lista de Links Para Bloquear:

1. Crie um arquivo .txt.
2. Especifique as URLs a serem rejeitadas, uma por linha.
3. Para rejeitar um domínio ou subdomínio, insira um prefixo “domain:”.
4. Se quiser fazer comentários para sua orientação, utilize #. Estas marcações não são lidas pelo Google.

Exemplo:

# Dois links rejeitados
http://exemplo.com.br/artigos/postagens.html
http://exemplo.com.br/artigos/links-pagos.html

# Um domínio rejeitado
domain:exemplo.com

Fazer Upload da Lista:

1. Acesse a ferramenta Rejeitar Links do Search Console.
2. Escolha seu site na lista apresentada.
3. Clique no botão Rejeitar links.
4. Na próxima tela, clique em Escolher arquivo e selecione o arquivo com a lista de links a serem rejeitados.
5. Finalmente, clique em Enviar.

No entanto, pode levar alguns dias ou semanas até que o Google processe as informações enviadas.

Concluindo

Assim, dando atenção às dicas mencionadas, será mais fácil para você conseguir backlinks de qualidade para suas páginas.

É claro que backlinks ruins sempre virão – não há como evitá-los. Se forem poucos, talvez seja melhor ignorá-los. No entanto, se forem muitos, os passos para rejeitá-los foram destacados logo acima.

De qualquer forma, aplicando as técnicas corretas, será mais fácil ranquear seu site nos mecanismos de busca com a ajuda dos links internos e externos.