Você deseja ficar bem posicionado no Google e em outros buscadores, certo? Mas, tão importante quanto isso é garantir que os resultados apresentados sejam atraentes. E é justamente aí que entram em cena os dados estruturados.
Falando sobre a importância de adicionar marcação de dados estruturados ao site, o Google diz o seguinte em sua página de ajuda:
“Os mecanismos de pesquisa podem usar esse conhecimento para exibir seu conteúdo de modo útil e atraente nos resultados da pesquisa”.
Sim, útil e atraente!
Então, seu objetivo não deve ser apenas exibir seu site nas primeiras posições do Google. Você também deve se esforçar para que estes resultados sejam úteis e atraentes.
Mas como conseguir isso?
Os dados estruturados vão ajudá-lo. Neste artigo, você saberá o que é este recurso de marcação e como adicioná-lo ao seu site.
Dados Estruturados, também conhecidos como esquema de marcação de dados, são informações fornecidas aos mecanismos de busca para ajudá-los a entender o conteúdo das páginas do seu site.
Com isso, os buscadores conseguem exibir resultados de pesquisa mais precisos e completos.
Eles podem ser utilizados para marcar uma ampla variedade de itens, desde produtos e receitas até pessoas e eventos.
Cada propriedade pode ter suas respectivas subpropriedades. Por exemplo: a propriedade “livros” pode conter marcações que identificam o título, o autor, o isbn da obra e muito mais, dependendo de quais são as informações que você quer destacar.
Google, Bing, Yahoo! e Yandex são buscadores que pesquisam dados estruturados para alterar a forma como os resultados são exibidos nas buscas.
Pense na seguinte situação: você quer informar os clientes sobre o horário de funcionamento da sua loja.
Você poderia simplesmente adicionar esta informação em alguma parte do seu site e ponto final.
No entanto, os algoritmos dos buscadores precisariam trabalhar um pouco mais para encontrar esta informação.
No entanto, com a marcação de dados estruturados, você ajuda os buscadores a encontrar o que você quer que seja encontrado.
Assim, fica fácil dos mecanismos apresentarem o horário de funcionamento da sua loja diretamente no resultado das buscas, conforme podemos ver abaixo:
O Google dá um exemplo: digamos que você tenha um e-commerce de bicicletas. Quando uma pessoa pesquisar por “bicicletas”, fica mais fácil para o Google encontrar a página, o preço da bicicleta e a avaliação de clientes.
Assim, os dados estruturados são como guias turísticos dentro do seu site. Sempre que recebem a visita do algoritmo do Google ou outro buscador, eles direcionam o robô para todos os conteúdos explicando do que se trata cada um deles.
Uma coleção sempre citada quando o assunto é marcação de dados estruturados é o schema.org. Trata-se de uma comunidade que colabora gratuitamente em criar e divulgar esquemas de marcação de dados. Mais de 10 milhões de sites utilizam o schema.org para marcar suas páginas.
Existem muitas propriedades para dados estruturados disponíveis, como estes que você pode ver na página de termos do Schema. A documentação do developers.google.com também pode ser utilizado. Algumas propriedades são obrigatórias, mas outras são classificadas como recomendadas ou opcionais.
Em vez de tentar implementar a maior quantidade possível de marcações em seu site, o ideal é codificar um número menor, mas garantir que as informações sejam completas e precisas.
O Google recomenda o uso de JSON-LD para dados estruturados sempre que possível.
Como mencionado, a quantidade de propriedades e entidades de marcações são inúmeras.
Mas, para visualizarmos como funciona a marcação nos códigos, vamos pegar um exemplo de marcação do schema.org.
Digamos que você tenha uma página sobre o filme Avatar. A página traz algumas informações sobre o filme, incluindo o diretor, gênero, trailer, etc. O código HTML, puro, ficará mais ou menos assim:
Utilizando a marcação itemscope no final de abertura da tag <div>, você informará que o conteúdo dentro de <div> é sobre um tópico específico. Assim, os buscadores saberão que todas as informações dentro de <div> se referem a este único tópico.
Mas podemos ir além.
O atributo itemtype informa o tipo de conteúdo a que se refere o tópico.
Com a informação acima, fica mais claro para os buscadores que o conteúdo é de fato um filme.
Quer mais?
O atributo itemprop permite definir as propriedades dos itens. No caso de Filmes, existem diversas propriedades. No nosso exemplo, vamos utilizar o itemprop para marcar o nome e o gênero do filme, além do nome do diretor.
Agora, vamos fazer uma comparação entre o código de um site que não utiliza a marcação de dados estruturados e outro que utiliza.
No exemplo acima, foi utilizado o formato microdados. Percebe como fica mais fácil encontrar e entender as informações?
Com a ajuda de um desenvolvedor webmaster, você poderá implementar este recurso em suas páginas.
Para gerar seus códigos, você também conta com a ajuda do Google. Para isso, acesse o Assistente de Marcação de Dados Estruturados.
Como vimos, a marcação de dados estruturados envolve conhecimentos de programação. Basta um código incorreto e os buscadores podem ter dificuldade em encontrar, entender e indexar a informação.
Para testar se suas marcações estão funcionando corretamente, você pode utilizar a ferramenta de teste de dados estruturados do Google.
Você deve estar se perguntando se o uso de dados estruturados afeta o posicionamento dos sites no Google. Bem, este tem sido um assunto de muita discussão.
No entanto, até o momento, não existe uma conclusão oficial sobre o assunto.
Mas, como mencionado lá no início deste artigo, o uso de marcações de dados estruturados contribuem para que os resultados nos buscadores sejam úteis e atraentes. E isto inclui:
E isto pode contribuir para aumentar a taxa de cliques.
Ou seja, talvez a marcação não afete, neste momento, seu posicionamento nos buscadores. Mas fará com que os resultados do seu site se tornem mais chamativos, gerando um maior número de cliques.
Ponto para o SEO!
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner