Não importa se você é um pequeno varejista ou um grande marca – todas as empresas podem melhorar seus negócios e aumentar as vendas com a ajuda do e-mail marketing.
Para isso, é necessário conhecer bem esta estratégia, suas vantagens, o que está envolvido na criação das listas de contatos e a importância de acompanhar os resultados.
E claro que a qualidade é um aspecto principal nas campanhas de e-mail marketing.
Por isso, e-mails de qualidade devem fazer parte das suas estratégias para lucrar mais com marketing inteligente.
Mas evidentemente algumas dúvidas surgirão.
Do que precisamos nos lembrar ao criar a primeira campanha de e-mail marketing? Quais são algumas dicas para ter sucesso nesta estratégia? E o que você deve evitar?
Continue atento! Este guia vai ajudá-lo a responder estas e outras perguntas.
Uma boa maneira de definir e-mail marketing é começar dizendo o que ele não é. E-mail marketing, portanto, não é spam. Não se trata de mensagens enviadas para pessoas que não pediram para receber e-mails.
Então, afinal, o que é e-mail marketing?
É a utilização dos e-mails como ferramenta de marketing inteligente. São mensagens enviadas para contatos que voluntariamente se inscreveram em suas listas. É a mensagem certa para as pessoas certas. Portanto, e-mail marketing é um canal excelente para desenvolver relacionamentos com leads e clientes.
Sendo assim, o e-mail é uma ótima maneira de crescer seu negócio.
Quando o e-mail marketing é utilizado de forma correta, os benefícios são reais. Alguns destes benefícios são os seguintes:
Você certamente já recebeu uma mensagem de spam em sua caixa de entrada (ou devidamente alocado na pasta SPAM, dependendo do programa de mensagens eletrônicas que utiliza).
E também é bem provável que não tenha gostado nem um pouco de receber este tipo de conteúdo.
Apesar do lado extremamente negativo, é incrível como muitas empresas acabam pecando neste quesito, enviando e-mails para pessoas que não solicitaram. Em outras palavras, praticando spam.
E isto prejudica os negócios pelo menos de duas formas:
Por isso, nem sonhe com o spam!
Portanto, quais os passos certos para campanhas de e-mail marketing de qualidade? Isto começa com enviar mensagens para pessoas que decidiram recebê-la.
Por isso, vamos analisar alguns detalhes que você precisa ter em mente ao criar campanhas de e-mail marketing de sucesso.
Lembre-se que seus clientes são bombardeados por mensagens de e-mail todos os dias.
E neste pacote estão mensagens de amigos, spam e e-mail marketing de outras empresas.
Portanto, para envolver seu público-alvo, as mensagens de e-mail marketing precisam ser muito boas. Somente assim você conseguirá atrair a atenção de clientes potenciais e gerar engajamento.
Assim, uma estratégia eficaz de e-mail marketing passa pelas seguintes etapas:
Para entregar qualidade nas mensagens de e-mail marketing, obviamente, torna-se necessário pensar no conteúdo certo para a pessoa certa. Por isso é tão importante conhecer o público-alvo.
Mas não pense no seu público como um grupo homogêneo. Na verdade, ele pode ser dividido em diversos grupos menores, cada qual com características distintas. Sim, estamos falando sobre a necessidade de criar personas.
Quando você consegue subdividir seu público-alvo, torna-se mais fácil segmentar as mensagens de e-mail para as pessoas certas.
E dependendo da página em que a pessoa se encontra ao fazer a inscrição, você já conseguirá entender qual o interesse dela.
Pense na primeira campanha de e-mail marketing que você enviará para suas listas. Será um e-mail focado em vendas? Neste caso, muito provavelmente, seu primeiro e-mail falhará no seu objetivo.
Lembre-se que seu marketing precisa entregar conteúdo. Portanto, o e-mail marketing também precisa estar alinhado com este objetivo.
Isto significa que você pode começar enviando conteúdo que ajude seu público a executar uma tarefa ou responda às suas dúvidas mais comuns.
Seu objetivo ao enviar e-mails como estratégia de marketing inteligente é nutrir os leads com o passar do tempo, preparando-os para o grande momento que é a conversão.
Muitos profissionais pensam neste engajamento quando preparam o público-alvo para o lançamento de um novo produto. Uma sequência de e-mails é enviada mostrando como o produto trará benefícios para a pessoa. Os destinatários podem ser convidados a se expressar sobre isso, talvez fazendo perguntas. Finalmente, quando o produto é lançado, a expectativa criada já é bem grande.
Você também pode lembrar seu público de novos conteúdos lançados, como uma nova postagem em seu blog corporativo ou o vídeo recém-lançado no YouTube.
Outros exemplos de tipos de e-mail marketing são:
No seu e-mail marketing, qual ação você espera que o usuário tome ao ler seu conteúdo? Para incentivá-lo nesta direção, você deve fazer uso das chamadas à ação (CTA).
Talvez você queira oferecer uma amostra grátis de um produto ou pedir que seus leads se inscrevam em um webinar. Os botões de chamada à ação servem como um convite para estes objetivos e, como tal, merecem sua atenção.
Portanto, certifique-se de que o botão seja claramente percebido. Ou seja, ele não pode ser muito pequeno a ponto de passar despercebido pelos leads.
Um botão de chamada à ação em um e-mail precisa estar adaptado ao contexto, inclusive na parte visual. Ou seja, se você fizer mudanças no visual do seu e-mail marketing, precisará adaptar o botão de CTA.
O texto do botão também deve ser esclarecedor. Não se contente em utilizar algo como “Saiba mais”. Em vez disso, esclareça para seus leads o que acontecerá depois que clicarem no botão. Por exemplo, se estiver oferecendo gratuitamente um e-book poderá utilizar um texto como “Baixar meu e-book gratuito agora”.
Não basta saber qual mensagem enviar para cada persona. Você precisa enviar o e-mail na hora certa.
Isto significa saber em que estágio da conversão cada cliente se encontra. Por exemplo, você não deve enviar o mesmo e-mail para pessoas que estão na 1ª etapa (atrair) e na 2ª etapa (converter) do Inbound Marketing. Afinal, a mensagem que será relevante para o segundo grupo terá pouco efeito no primeiro.
Por isso, não apenas conheça quem são suas personas, mas em que estágio da conversão elas se encontram.
Além disso, analise quais são os dias e horários em que a taxa de abertura, clique e conversão é maior. Será que os e-mails enviados nas segundas-feiras às 8h00 têm desempenho pior do que os e-mails enviados nas quartas-feiras às 15h00? Para saber a resposta, realize testes. Analise os resultados. Depois, sempre priorize disparar seu e-mail marketing nos horários com maiores taxas de abertura, clique e conversão.
Com que frequência seus e-mails devem ser enviados? Isto dependerá de fatores como o tamanho da jornada de conversão. Como assim?
Pense no seguinte: imagine que você decida enviar 3 e-mails por semana para seus leads. No entanto, você sabe que o ciclo de vendas do seu segmento costuma ser de 10 meses. Ou seja, durante toda a jornada, seu lead receberá cerca de 120 mensagens de e-mail da sua empresa. No mínimo, pode-se dizer que é um número exagerado.
Portanto, estruture a frequência dos e-mails levando em consideração o ciclo de vendas e o tempo que os clientes normalmente levam até a conversão.
Você tem um contato na sua lista porque a pessoa decidiu fazer parte dela. No entanto, é totalmente justo permitir que ela decida cancelar sua inscrição.
Portanto, certifique-se de que todos os e-mails enviados para sua base de contatos tenham a opção de cancelar a inscrição ou alterar as opções de recebimento (o que pode incluir a frequência com que recebem suas mensagens).
Neste momento, você deve estar se perguntando sobre os melhores serviços e plataformas para enviar e-mail para sua base de contatos. Criamos um artigo especialmente para isso. Confira o artigo sobre as melhores ferramentas de e-mail marketing.
Diante do que foi considerado, há muito o que pensar na hora de criar campanhas de e-mail marketing.
Mas para que suas campanhas sejam eficientes, você precisa inicialmente de endereços de e-mail. Sim, você precisa de leads.
Como vai conseguir isso?
Uma das formas é a captura de e-mail no conteúdo do seu site. Alguns sites oferecem a possibilidade dos visitantes deixarem seu endereço de e-mail para receber atualizações. Este formulário pode aparecer, por exemplo, no final de um post. Obviamente, o conteúdo oferecido pelo seu site precisa ser de qualidade. Assim, as pessoas ansiarão por receber mais informações vindas de você.
Você também pode aproveitar os populares pop-ups. Uma versão deste formato são os pop-ups de intenção de saída. Eles aparecem quando os usuários estão prestes a sair da sua página. A vantagem é que esta estratégia não interrompe a experiência de navegação.
Uma forma interessante para conseguir endereços de e-mail é oferecer algo em troca. Ou seja, para que a pessoa tenha acesso a um conteúdo exclusivo, como assistir a uma videoaula, ela só precisa preencher o formulário. Assim, esta acaba se tornando uma moeda de troca.
Para saber mais:
Como a Inteligência Artificial melhora as taxas de abertura do e-mail marketing
Assunto no E-mail Marketing – Como ser criativo e chamativo
Como melhorar a taxa de abertura dos e-mails
As pessoas costumam ser impactadas por e-mails indesejados, frequentemente. Isto inclui conteúdos que não escolheram receber ou mesmo a frequência ou o momento impróprios.
Por isso, é preciso estar atento às dicas mencionadas acima para que sua lista de contatos tenha prazer em receber seus e-mails.
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