Featured Snippet – Como ranquear na posição Zero do Google

06/05/2020 by in category SEO with 0 and 0
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Featured snippet é um bloco especial apresentado acima dos resultados orgânicos em algumas consultas específicas. Ele apresenta um resumo do conteúdo ao mesmo tempo em que melhora a visibilidade do seu site no Google.

Se você trabalha com SEO ou tem uma empresa que depende de um bom ranqueamento no Google, então, a posição 1 (ou o mais próximo disso) é o seu grande alvo.

Mas, você já ouviu falar na Posição Zero do Google?

Estamos falando das caixas de resposta conhecidas como Featured Snippet. Estas caixas aparecem acima dos resultados orgânicos e logo abaixo dos anúncios do Google Ads.

O trecho em destaque é uma forma de responder de forma rápida e concisa às dúvidas dos usuários.

O que é Featured Snippet

Featured snippet (trechos em destaque, em português) são resultados exibidos em um box no Google que contém um trecho da resposta da pergunta feita pelo usuário. Esta caixa de resposta costuma aparecer na parte superior dos resultados do Google e contém, em média, de 54 a 58 palavras.

O featured snippet aparece principalmente em buscas em forma de perguntas (o que, como, quando, por que), mas podem aparecer em outros tipos de consulta.

Podemos ver um exemplo na imagem abaixo. Ao perguntarmos “quem descobriu o Brasil” o resultado do Google é esse:

Featured snippet exemplo

Estes trechos são extraídos do site pelo próprio Google. Assim, não tem como você escolher o que pode e o que não pode aparecer em um Featured Snippet. Mas você pode colocar em prática estratégias que aumentam a probabilidade de aparecer nestes resultados, conforme veremos mais abaixo.

Uma curiosidade sobre estas caixas de resposta é que muitas vezes elas são extraídas de sites que não estão bem posicionados.

Assim, na pesquisa de uma palavra-chave, um site pode ocupar a 30ª posição no Google e, ao mesmo tempo, ocupar a posição zero.

Na verdade, a maioria dos trechos em destaque são de sites que não estão na primeira posição do Google.

Estranho, não é mesmo? Isso pode dar um nó na cabeça de muitos profissionais de SEO.

Por isso, é muito importante conhecermos este formato de resposta na pesquisa do Google e procurar entender os critérios utilizados pelo buscador.

Google destaca trechos dentro do site

Mas, os trechos em destaque atuam muito além dos resultados de busca. Dentro do seu site, o trecho extraído pelo Google pode aparecer em destaque.

Como funciona? Quando o usuário visualiza e clica em um featured snippet, ele é redirecionado para o ponto exato da página de onde o trecho foi extraído. Além de rolar a página para o usuário, o Google ainda destaca o trecho com cores como rosa ou amarelo.

trechos em destaquePor que o Google criou os trechos em destaque

O objetivo deste box em destaque é facilitar a vida das pessoas.

Em vez do usuário precisar navegar de página em página para encontrar uma resposta, ele pode encontrar o que procura diretamente na página de resultados do Google.

O critério do Featured Snippet

O principal critério para aparecer na posição zero do Google é a capacidade de responder a uma pergunta de forma breve e concisa.

Assim, mesmo que um site esteja mal posicionado, se ele tiver um parágrafo que atenda a esta necessidade, são grandes as chances de aparecer acima dos resultados orgânicos.

Este é o principal critério utilizado pelo Google para estes resultados em destaque.

Tipos de Featured Snippet

Dependendo da pergunta, os trechos em destaque podem ser apresentados em diferentes formatos.

São eles:

Texto

O Google costuma apresentar os featured snippets em formato de texto. Ele extrai um parágrafo para tentar responder à pergunta do usuário. Em alguns casos, como vimos no exemplo acima, a resposta pode vir acompanhada de uma ou mais imagens.

Vídeo

Featured snippet não está limitado a conteúdo extraído de sites das empresas. O Google também faz uma busca no YouTube e pode apresentar um vídeo diretamente nos resultados.

Listas e Tabelas

Listas numeradas, listas com marcadores e tabelas também são figuras carimbadas nos trechos em destaque. Quando a pesquisa reflete o interesse do usuário por uma lista, comparativo de preços, cotações ou outros dados, este tipo de trecho pode surgir nos resultados do Google.

Featured snippet tabela

Como exibir meu site no Featured Snippet

Para exibir seu site nos trechos em destaque, fique atento a estas dicas:

1. Faça uma auditoria dos termos de pesquisa

Antes de tudo, faça uma análise do tráfego em seu site. Quais termos de pesquisa que trazem visitas para seu site são perguntas?

Com isso, você descobre algumas das perguntas mais relevantes para seu negócio. A partir daí, fica mais fácil saber quais páginas otimizar, conforme as dicas a seguir.

2. Use perguntas e palavras-chave no subtítulo

Como já mencionamos, perguntas são o principal gatilho para disparar featured snippet nos resultados do Google.

Por isso, para aumentar suas chances de aparecer na posição zero do Google, utilize perguntas-chave nos subtítulos. Explore as opções: “como fazer”, “o que é”, “por que”, etc. Depois, dê a resposta de forma objetiva e didática.

É claro que nos parágrafos seguintes, você vai aprofundar o assunto. Mas é importante apresentar uma resposta concisa para que esta seja extraída pelo Google e exibida no featured snippet.

3. Estruture a página de forma lógica

Os artigos precisam estar estruturados de forma lógica. Isto é importante não apenas para os usuários, mas também para o Googlebot.

Por isso, preste atenção na sequência das ideias e garanta que estejam em ordem lógica.

Além disso, use os recursos técnicos para organizar seu conteúdo. Use os títulos (h2, h3 e h4) para fazer as perguntas e a tag <p> logo abaixo para as respostas. No caso de itens de lista, utilize as tags <ol>, <ul> e <li>.

4. Seja conciso

Como mencionado, você pode se aprofundar no conteúdo. Mas aquele parágrafo logo abaixo da pergunta, precisa ser abrangente e, ao mesmo tempo, conciso. Por isso, tente responder a pergunta utilizando de 54 a 58 palavras.

Featured Snippet pode ser um tiro no pé?

Depois de vermos o Featured Snippet na prática, fica fácil de concluir que ele aumenta o tempo de permanência do usuário no Google.

Isto talvez preocupe alguns. Afinal, se a resposta que a pessoa precisa estiver disponível de forma completa no Featured Snippet, por que ela deveria clicar no link?

É aí que entra a necessidade de equilíbrio. Ao mesmo tempo em que você apresenta uma resposta resumida em um parágrafo, certifique-se de que esta resposta não seja completa a ponto de dispensar a necessidade de pesquisar um pouco mais.

É importante se lembrar que Featured Snippet deve ser um aperitivo, não o prato principal. Ele deve responder a pergunta do usuário ao mesmo tempo em que estimula o apetite dela em querer saber mais.

Mas, de modo geral, não há com que se preocupar. Os dados mostram que estes resultados podem, na verdade, aumentar a taxa de cliques. Segundo um estudo da Hubspot, os trechos em destaque contribuíram para um aumento de 114% na CTR.

Isto acontece porque os trechos em destaque melhoram a visibilidade do site, permitindo que ele ocupe um espaço equivalente a dois resultados orgânicos.

Portanto, quer melhorar seu ranking no Google? Este pode ser um bom momento para tentar ocupar não apenas a primeira posição, mas a posição zero do Google.

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