O que é Google Discover? Como usar esta ferramenta para aumentar as visitas em seu site?

22/07/2020 by in category SEO with 0 and 1
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Google Discover é um feed de conteúdo que apresenta sugestões de matérias, levando em consideração os interesses dos usuários. Pode ser usado para aumentar em muito o volume de visitas dos sites.


O Google Discover surgiu em 2018. Teve um começo modesto, sem muito impacto. No entanto, com o passar dos meses, as coisas mudaram.

Alguns sites começaram a perceber um grande volume de visitas originados de uma pesquisa que não é exatamente uma pesquisa – pelo menos, não nos moldes tradicionais. A fonte deste tráfego diferente é o Google Discover.

Assim, a ferramenta passou a ganhar maior relevância no marketing digital, tanto para anúncios quanto para quem investe em SEO.

Neste guia, vamos te apresentar o Google Discover. O que é esta ferramenta? Como ele tem aumentado o tráfego dos sites? Além disso, o que você pode fazer para otimizar seu site para aparecer no Google Discover?

O que é Google Discover?

Anteriormente conhecido como Feed, o Google Discover é um recurso do aplicativo Google e do Chrome. É um feed de conteúdo que apresenta sugestões de matérias, levando em consideração os interesses dos usuários. As sugestões são apresentadas sem que o usuário precise fazer uma pesquisa.

Os formatos de sugestões são variados, indo de notícias e artigos até vídeos e anúncios. Existem até mesmo formatos de anúncios criados especialmente para serem exibidos nesta plataforma. Para saber mais sobre isso, veja o artigo Anúncios Google Discovery.

Esta forma de descobrir e consumir conteúdo marca uma nova era do SEO. Afinal, na tradicional pesquisa do Google, estamos acostumados a fazer nossas buscas inserindo um termo e visualizando as respostas.

Com o Google Discover, no entanto, não fazemos nenhuma pesquisa. Na verdade, o Google se antecipa e sugere assuntos que provavelmente serão do nosso interesse.

Para isso, o Google utiliza uma tecnologia preditiva. Afinal, ele precisa prever o que interessa ao usuário.

E há muito aprendizado de máquina envolvido aqui. Com esta tecnologia, o Google aprende sobre os interesses dos usuários. Além disso, ao passo que as pessoas interagem com o Google Discover (clicando em algumas matérias e ignorando outras), o sistema aprende cada vez mais sobre o que é relevante para cada um.

Por que o Google Discover é importante para os sites

A grande verdade é que este recurso pode ser um grande aliado para aumentar o tráfego do seu site.

E os números não deixam mentir. Por exemplo, em 2019, a Vogue recebeu mais tráfego vindo do Discover do que da pesquisa do Google.

A Condé Nast, que é um grupo de edições de revistas, atribui 20% do seu tráfego como proveniente do Google Discover, nos Estados Unidos.

Você consegue ver como estes números mostram para onde as pessoas estão migrando?

A tecnologia do Google Discover, cada vez mais personalizada e otimizada para o mobile, está oferecendo as experiências que as pessoas desejam ter.

Desafio para o SEO

Por que aparecer no Google Discover é um desafio para o SEO? Pelo seguinte:

Nas buscas tradicionais, o analista de SEO verifica quais são as palavras-chave utilizadas pelo público-alvo e a intenção de pesquisa por trás delas. Depois, basta gerar conteúdo que responda as dúvidas e necessidades destas palavras-chave.

No entanto, no Google Discover, não existe esta origem de dados. Não há palavras-chave indicando o interesse.

Portanto, como você pode otimizar suas páginas para aparecer no Google Discover?

Como otimizar seu conteúdo para aparecer no Google Discover

Mencionamos que este recurso é uma nova era no SEO. Mas, para otimizar conteúdo para este recurso, não há nada de novo.

O que existe é uma ênfase maior em algumas boas práticas que já conhecemos.

Portanto, vamos conhecer cada uma delas.

1. Conteúdo de qualidade

Conteúdo de qualidade que seja do interesse do seu público é o principal requisito para quem quer otimizar suas páginas para aparecer no Google Discover.

Portanto, procure criar artigos compartilháveis com assuntos que chamam a atenção e que são novidades no seu setor.

2. Imagens de qualidade

O Google Discover gosta de imagens grandes, exclusivas e de qualidade. Este tipo de imagem oferece um desempenho melhor. Mesmo com conteúdo baseado em texto, você ainda pode usar imagens de qualidade (por exemplo: na imagem de capa do artigo).

O Google sugere imagens grandes e de alta resolução com pelo menos 1200 pixels de largura. Além disso, conceda ao Google os direitos necessários para exibir suas imagens de alta resolução aos usuários. Você tem duas opções: usar AMP ou preencher este formulário para indicar interesse neste programa.

Vale a pena o esforço em otimizar as imagens para o Discover. Afinal, segundo o Google, usar imagens grandes em vez de miniaturas leva aos seguintes aumentos:

  • 5% na taxa de cliques.
  • 3% no tempo gasto nas páginas.
  • 3% na satisfação dos usuários.

Mas vale lembrar que para garantir maior velocidade no carregamento das páginas, é importante comprimir as imagens para diminuir seu tamanho. Temos um artigo com dicas sobre como otimizar imagens para SEO.

3. Uso de vídeos

No Google Discover, conteúdo com vídeos relevantes ganham pontos. Portanto, explore com eficácia o vídeo marketing.

anúncios em vídeo no discover

Você pode utilizar entrevistas, guias e tutorias. Mesmo os vídeos sendo curtos (por exemplo, destacando alguma novidade do setor) vale a pena utilizar este formato para aparecer na ferramenta de descoberta do Google.

4. Otimizado para mobile

Ser mobile-friendly pode ajudar e muito. Afinal, devemos nos lembrar que o Discover está disponível para dispositivos móveis.

Portanto, para quem quer aparecer no Google Discover, ter um site responsivo para dispositivos móveis é um importante requisito.

5. Boa experiência

Outro aspecto importante é pensar na experiência dos usuários e isto inclui:

  • Criar páginas que sejam carregadas rapidamente.
  • Criar páginas sem janelas pop-ups e anúncios intrusivos.

Explore o potencial de marketing do Google Discover

A ferramenta de descoberta do Google envolve aprendizado. Assim, quanto mais as pessoas interagem com o recurso, mais ele aprende sobre seus interesses.

Portanto, visto que se trata de um processo, leva algum tempo para que as sugestões estejam de acordo com o que interessa aos usuários.

Mas o fato é que este é mais um canal de marketing para alcançar as pessoas com conteúdo relevante. E, sem dúvida, pode ser mais uma excelente maneira de aumentar o tráfego do seu site.

Se deseja saber mais sobre como ficar bem posicionado no Google, então, confira nosso guia de SEO para iniciantes.

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