Quando pensamos em social media, logo nos vem à mente o Instagram. Os números mostram o poder de engajamento da rede social, por exemplo:
Assim, dá para dizer sem exageros: Instagram é uma febre mundial. E no Brasil não é diferente.
O aplicativo da rede social está presente na maioria dos dispositivos móveis e fica atrás apenas do WhatsApp e Facebook.
Portanto, aparecer no Instagram significa visibilidade para as marcas. Não importa qual seja o seu ramo nem o tamanho de sua empresa – o Instagram for Business pode ser uma porta de novas oportunidades de você.
Neste guia, você vai aprender:
A rede de compartilhamento de fotos e vídeos é um canal excelente para divulgar uma empresa por, pelo menos, dois motivos:
Em primeiro lugar, o alcance do Instagram é gigantesco. Por exemplo: em 2018, a rede social atingiu a surpreendente marca de 1 bilhão de usuários. E, como mencionamos, o Brasil é o segundo país que mais usa o Instagram.
Além disso, o engajamento dos usuários com o aplicativo é outra grande vantagem. Seja postando fotos e vídeos ou curtindo postagens de amigos e marcas, o Instagram faz parte da rotina diária dos seus usuários.
Em outras palavras, empresas que anunciam no Instagram conseguem maior visibilidade e reconhecimento.
E isto é ótimo para seus negócios! Anunciando no Instagram da forma certa é uma estratégia inteligente para conseguir mais visitas em seu site, aumentar o número de ligações telefônicas, aumentar as vendas e muito mais.
Nos seus dias iniciais, o Instagram não exibia conteúdo patrocinado. No entanto, depois de ser adquirido pelo Facebook, as coisas mudaram – a rede social começou a veicular anúncios. Nascia o Instagram Ads.
Assim, especialmente a partir de 2015, empresas de todos os tamanhos começaram a aproveitar as muitas oportunidades oferecidas pela plataforma.
E o fato da rede social pertencer ao Facebook dá aos anunciantes muitas vantagens.
Por exemplo: o Facebook possui uma vasta quantidade de informações sobre os usuários, incluindo dados demográficos e interesses. Toda esta rica base de dados é usada nas ferramentas de segmentação do Instagram.
Algumas empresas talvez fiquem com um pé atrás diante da ideia de investir dinheiro na publicidade de uma rede social e se perguntem: será que realmente dá retorno?
Bem, nesta hora, é preciso olhar para dados e números.
Por exemplo: muitos estudos já mostraram o impacto da publicidade online, incluindo os anúncios no Instagram. E a conclusão é que o marketing digital em redes sociais influentes dá resultados.
Uma pesquisa apontou que 47% dos usuários já compraram produtos ou contrataram serviços de empresas que descobriram no Instagram. Sim, estamos falando de quase metade das pessoas.
Além disso, não pense que as pessoas no Instagram só estão interessadas em seguir amigos e celebridades. De fato, foi comprovado que 83% das pessoas seguem alguma empresa na rede social.
Além disso, vamos pensar também no fato de que pessoas usam o Instagram com bastante frequência. Afinal, o mesmo estudo mostrou que 67% dos entrevistados acessam o Instagram várias vezes ao dia.
Em outras palavras, a oportunidade de alcançar seu público é muito grande.
O Instagram pode ajudá-lo a alcançar diferentes metas:
O valor do custo por clique ou por visualização vai depender de vários fatores. Dependendo do público-alvo atingido, os valores podem ser maiores ou menores.
Por exemplo, se você segmentar pessoas entre 18-24 anos é provável que pague menos do que se escolher alcançar usuários entre 25-34 anos.
Além disso, o local onde o anúncio é exibido também faz toda a diferença. Assim, você pode pagar valores diferenciados se escolher exibir anúncios no feed ou no stories.
Existem mais de um caminho para criar anúncios na rede social. A melhor e mais completa solução para isso é o Gerenciador de Anúncios do Facebook. O Gerenciador é a mesma ferramenta usada para criar os anúncios no Facebook.
Mas também é possível criar os anúncios dentro do aplicativo do Instagram. Esta é uma opção mais prática, mais simples. Porém, exatamente por isso, não possui tantas opções e recursos quanto o Gerenciador de Anúncios.
Vamos falar um pouco sobre estas duas opções.
A primeira coisa que você deve fazer é acessar o Gerenciador.
Em seguida, clique em Criar para iniciar sua primeira campanha.
O próximo passo é escolher seus objetivos ao anunciar no Instagram.
Dependendo do objetivo selecionado, as opções seguintes serão um pouco diferentes.
Suponhamos que você deseje obter mais tráfego. Então vai selecionar a opção Consideração > Tráfego e dar um nome para a campanha.
Por padrão, a opção Otimização do orçamento da campanha vem ativada. Com esta opção ativa, você distribui o orçamento entre os conjuntos de anúncios para obter mais resultados dependendo das configurações de otimização de veiculação e estratégia de lance.
Defina o orçamento da sua campanha. Você tem duas opções:
Para mais informações, veja como funcionam as estratégias de lances do Facebook.
Em seguida, clique em Configurar conta de anúncios e especifique país, moeda e fuso horário.
Clique em Continuar.
Na próxima etapa, entramos na configuração do Conjunto de Anúncios.
Visto que o objetivo escolhido foi “Tráfego”, agora é necessário especificar para onde desejamos levar este tráfego.
É nesta opção que você vai inserir o público-alvo dos seus anúncios. Ou seja, informações sobre as pessoas que você deseja que visualizem seus anúncios. Isto inclui localização geográfica deles, faixa etária, gênero e idioma.
Em Direcionamento Detalhado, você pode dar mais detalhes para expandir seu público. Basta inserir as primeiras letras do “interesse” do seu público e a ferramenta dá diversas sugestões.
Clicando em Mostrar mais opções é apresentado a opção de Conexões.
Em Conexões, você pode filtrar seu público especificando alguns critérios. Por exemplo: exiba anúncios somente para pessoas que curtiram sua página no Facebook. Ou somente para amigos de pessoas que curtiram sua página.
É na opção Posicionamentos que você especifica se seus anúncios serão exibidos somente no Instagram. Como estamos falando sobre anúncios no Instagram, vamos escolher esta opção.
Para isso, você deve clicar em Posicionamentos manuais.
Marque a opção Instagram. Marque também onde seus anúncios devem ser exibidos (feed e/ou stories).
Por último, você deve inserir dados sobre Controles de gasto e otimização.
A opção Otimização para veiculação de anúncio procura obter o melhor resultado do objetivo selecionado. Por exemplo: se você escolher “cliques no link” seus anúncios são exibidos para pessoas com maior probabilidade de clicar neles.
O Controle de custo refere-se aos lances de CPA máximo desejado. O objetivo é controlar os custos e direcioná-los para os resultados mais importantes para sua empresa.
Nos Limites de gasto do conjunto de anúncios você define um limite mínimo ou máximo para controlar os gastos com este conjunto de anúncios.
Lembrando que, ao passo que você vai inserindo dados sobre o público-alvo e orçamento, o Gerenciador de Anúncios exibe o alcance potencial dos seus anúncios, ou seja, o número de pessoas alcançadas com sua publicidade.
Pronto! Basta clicar em Continuar para iniciar a criação dos anúncios.
Vamos falar sobre os tipos de anúncios disponíveis no Instagram.
São cinco opções. Confira cada uma delas e veja quais estão melhores adequadas às suas metas.
São anúncios em tela cheia que aparecem nos stories dos usuários.
O Stories tem um formato semelhante às postagens normais e traz uma experiência imersiva para seu público.
Junto com a imagem ou vídeo, você pode exibir uma frase de chamariz na parte inferior do stories, utilizando este espaço para direcionar as pessoas para seu site.
Usando os critérios de segmentação, você escolhe quem vê seus anúncios e com que frequência.
Acredite: este formato tem peso. Tanto que 50% das empresas no Instagram criam pelo menos um story durante o mês.
Por ocuparem toda a tela do dispositivo móvel, os anúncios com stories não possuem distrações.
Os anúncios do Stories expiram após 24 horas. Isso significa que podem ser usados em estratégias específicas como promoções com tempo limitado.
Neste formato, é utilizado uma foto única transformada em anúncio. Qualquer foto postada no Instagram pode se tornar um anúncio.
No Gerenciador de anúncios:
Vídeos são poderosos e têm muito espaço no Instagram Ads.
Por este motivo, é muito fácil criar um anúncio de vídeo no Instagram.
Para isso, siga os mesmos passos mencionados acima para os anúncios de foto. A diferença é que você vai selecionar um vídeo em vez de uma imagem.
E se sua empresa não tiver vídeos publicitários para divulgar no Instagram? Fique tranquilo! Você ainda pode anunciar neste formato. Para isso, clique em Criar vídeo e acesse o Kit de Criação de Vídeo. Depois, selecione algumas imagens e o Instagram cria uma versão de vídeo para você.
Este formato é um grupo de fotos e/ou vídeos – daí vem o nome carrossel. Ele precisa ter, pelo menos, duas fotos ou dois vídeos. O limite máximo é de 10 imagens e/ou vídeos.
Com este formato, a empresa pode explorar diferentes estratégias. Por exemplo, exibir 10 produtos diferentes. Outra sugestão é criar uma pequena história dividida em diversas partes.
O botão de chamada à ação possui várias opções como Obter Cotação, Comprar Agora, Ver Cardápio e muito mais.
Ao criar este formato de anúncio, você pode incluir um título, descrição e destino para cada cartão exibido.
Este formato apresenta diversas peças publicitárias que ocupam a tela cheia do dispositivo.
São apresentados como uma vitrine onde os clientes podem comprar a partir do próprio anúncio.
Os anúncios de coleção aceitam fotos e vídeos.
Ao criar este formato, o Instagram oferece modelos pré-criados.
Eles são classificados de 2 formas:
Com tantas opções e formatos de anúncios, é natural ficar um pouco indeciso, especialmente se você é marinheiro de primeira viagem. Qual destes formatos é o melhor para sua empresa? Em qual deles você deve investir?
Para responder estas perguntas, você precisa primeiramente identificar quais são suas metas ao anunciar no Instagram.
Por exemplo, digamos que você queira aumentar o reconhecimento e lembrança de sua marca. Bem, neste caso, já sabemos que você deve evitar os anúncios de coleção. Como mencionamos acima, este formato é usado principalmente por empresas que querem vender seus produtos – já que ele permite esta compra direta.
Portanto, para campanhas de branding, você poderia utilizar um anúncio de foto única ou vídeo único com um link para direcionar o público para seu website.
Mas, se sua meta é realmente vender produtos, então, os anúncios de coleção são uma boa opção. Assim, as pessoas podem comprar a partir do próprio anúncio.
Vamos considerar outra situação. Digamos que sua empresa tenha acabado de lançar uma nova linha de produtos e você quer divulgar este catálogo.
Neste caso, os anúncios de carrossel é a solução ideal. Visto que você pode exibir até 10 fotos e/ou vídeos por anúncio, este formato permite apresentar o novo catálogo em uma única peça publicitária.
Nós já vimos um pouco sobre como os anúncios podem ser criados dentro do Gerenciador de Anúncios.
Mas é possível iniciar suas campanhas publicitárias no Instagram utilizando diretamente o aplicativo. Na verdade, esta é a forma mais simples e rápida para criar uma publicidade na rede social.
Para isso, você precisa ter uma conta no Instagram Business e uma página no Facebook.
Para que você consiga criar seus anúncios, é preciso que você converta seu perfil do Instagram para uma conta comercial. O próprio aplicativo do Instagram permite que você faça esta conversão. Depois disso, você precisa vincular sua conta comercial à página no Facebook.
Depois que isto estiver pronto, você pode começar a criar suas campanhas com o Instagram for Business.
Faça isso clicando no botão “Promoções”.
O destino se refere ao local para onde você deseja enviar as pessoas que visualizam seu anúncio, por exemplo, o site da empresa ou seu perfil no Instagram.
Quem você deseja que veja seus anúncios? Na próxima etapa você vai configurar isso.
As opções para direcionar os anúncios para as pessoas certas no Instagram são as seguintes:
Na próxima etapa, o Instagram quer saber quanto você pretende gastar por dia. Nesta hora, você define suas metas de marketing e seu orçamento publicitário para encontrar um valor que esteja de acordo com suas possibilidades.
Além disso, o Instagram pergunta por quanto tempo sua campanha será veiculada.
Com base nas informações inseridas, o Instagram vai apresentar uma estimativa de quantas pessoas serão alcançadas com sua publicidade.
Um resumo de todas as opções selecionadas é apresentado.
Se estiver tudo ok, basta confirmar e o anúncio estará apto para ser veiculado.
De modo geral, o marketing digital oferece ferramentas de inteligência de dados. Elas permitem entender toda a interação do público com sua mensagem e converte estas informações em estratégia.
No Gerenciador de Anúncios do Facebook, você consegue ter acesso a insights sobre o desempenho das campanhas no Instagram.
Acompanhar o que funciona e o que precisa ser otimizado é parte essencial de qualquer campanha de sucesso.
Portanto, faça testes. Explore diferentes formatos de anúncios (por exemplo, testando anúncios de foto única e anúncios de carrossel). Teste diferentes imagens, altere frases de chamariz. Ao realizar estes testes, sempre compare o desempenho. Finalmente, otimize as campanhas que precisam de ajustes.
Faça disso uma rotina. Assim, você consegue extrair o melhor do Instagram Ads for Business.
Existem alguns requisitos para que seus anúncios no Instagram tenham sucesso.
Um deles é a necessidade de conhecer bem seu público. Assim fica mais fácil escolher as fotos, vídeos e mensagens mais envolventes. Para você conseguir se conectar e influenciar seu público, é preciso entendê-lo, saber quais são suas dores e necessidades.
Instagram é essencialmente visual. No entanto, os anúncios permitem o uso de textos. Portanto, visto que o texto é um elemento que ocupa bem menos espaço na tela, dê bastante atenção a ele. Escolha boas frases de chamariz que estimulem seus clientes a realizar a ação esperada.
Aproveite o poder das hashtags. Alguns estudos apontam que o uso de hashtags pode aumentar em mais de 12% o engajamento com uma postagem. Escolha as palavras-chave para marcar com hashtags. Mas cuidado: não use muitas hashtags – assim você não polui o texto dos anúncios e se mantém focado nas palavras certas.
Assuma uma identidade visual. Os filtros do Instagram são famosos por dar um look diferencial nas imagens. Em vez de explorar diferentes filtros a cada postagem, procure utilizar somente um. Com isso, você mantém uma consistência, fazendo com que sua mensagem tenha uma identidade única, imediatamente reconhecida pelos fãs.
Assim como você espera que as pessoas reajam às suas postagens patrocinadas, você também deve reagir ao seu público. Sempre que possível, interaja com seus seguidores. Mostre que você se importa com o que eles pensam. Isto fortalece a relação com seus clientes e aumenta o impacto dos anúncios. Afinal, seus clientes podem se sentir estimulados a compartilhar suas fotos e vídeos com os seguidores deles.
Reconhecimento e lembrança da marca, conversões e vendas. Tudo isso e muito mais é exatamente o que o Instagram Ads pode oferecer para sua empresa.
Em conclusão, vimos como o público no Instagram é gigantesco. Portanto, há um grande potencial de novos negócios em exibir sua publicidade enquanto as pessoas olham fotos e vídeos na rede social.
No entanto, e se formos pensar nos outros momentos importantes do dia a dia dos seus clientes? Por exemplo, quando eles estiverem procurando um produto ou serviço no Google (às vezes, até com urgência)? Ou quando estiverem assistindo seus vídeos favoritos no YouTube?
Para encontrar os clientes nos momentos mais importantes do dia, muitas empresas criam estratégias que combinam anúncios no Instagram com os Links Patrocinados no Google Ads.
Assim, estas marcas podem ser encontradas pelo público, independentemente de onde ele esteja.
Achou a ideia interessante? Para saber mais sobre os anúncios no Google, acesse nossa página de Google Ads.
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