Painel de Informações do Google: O que é e como aparecer nele

O painel de informações é uma caixa de resultados do Google com um resumo do conteúdo pesquisado. Ele aparece em destaque na posição lateral. Neste artigo, você vai conhecer detalhes sobre este painel e o que você precisa fazer para sua marca aparecer ali.


Existem muitas formas de ganhar visibilidade em mecanismos de buscas. Entre os formatos de resultados da pesquisa do Google estão:

  • Rotas e trânsito
  • Snippets (trechos) em destaque
  • Resultados diretos
  • Assuntos do Discover
  • Mapa de informações

O mapa de informações possui um resultado exclusivo conhecido como Painel de Informações.

Esta área (também chamada de painel do conhecimento) traz informações adicionais sobre a empresa ou pessoa, e consegue aumentar a exposição da entidade nos resultados dos mecanismos de busca. Vale lembrar que quando o Google fala sobre “entidades”, ele se refere a pessoas, marcas, coisas, lugares e eventos que aparecem neste painel lateral.

Neste artigo, vamos aprender o que é o painel de informações. Vamos ver também o que você precisa fazer para aumentar suas chances de aparecer nesta área de destaque dos buscadores.

Embora o painel de informações também apareça em outros buscadores, o foco deste artigo é o painel do Google.

O que é o painel de informações

O painel de informações é uma caixa rica de resultados que aparece em mecanismos de pesquisa como Google e Bing. O objetivo é apresentar um resumo do conteúdo pesquisado. O painel é exibido nos resultados laterais quando os usuários pesquisam por entidades como pessoas, marcas e lugares. E os resultados são gerados de forma automática.

painel de informações google

As informações apresentadas no painel são recolhidas a partir de diversas fontes. Em outras palavras, não existe uma área do Google onde você faz o preenchimento manual (embora seja possível realizar a validação por meio de feedback direto, conforme veremos mais a frente).

O Painel de Informações foi lançado em 2012. Desde então, passou a reunir informações sobre entidades a partir de diversas fontes. Entre as fontes mais utilizadas estão:

  • Wikipedia
  • LinkedIn
  • Crunchbase
  • Reuters
  • Refinitiv
  • Freebase
  • IMDb
  • Site da empresa

O painel apresenta a seção “itens também pesquisados” que dá uma ideia de como o Google relaciona sua entidade com outras.

Quais os benefícios de aparecer no painel de informações?

Em resumo, visibilidade e credibilidade.

Visibilidade porque o painel de informações aparece em destaque. É facilmente notado e se destaca entre outros resultados orgânicos e links patrocinados. Combinando recursos de texto e imagem, o painel é informativo, atraente e chamativo.

Credibilidade porque as pessoas estão acostumadas a associar estes resultados com confiança. Afinal, grandes marcas aparecem ali. Portanto, se sua marca também aparece em um painel de informações, isto ajuda a aumentar sua credibilidade.

Sem dúvida, eles são como um cartão de visitas com aparência profissional. E melhor ainda, contribuem para a otimização do SEO.

Como o painel de informações é atualizado

Assim como o painel é gerado de forma automática, a atualização acontece da mesma forma. Ou seja, à medida que as informações das fontes confiáveis são alteradas, o Painel de Informações vai sendo atualizado.

Mas esta não é a única forma de alterar os painéis. O Google também faz alterações por meio de feedbacks dos usuários e das próprias entidades representadas no painel.

Como sugerir alterações no Painel do Google

Como mencionado, embora as alterações sejam feitas automaticamente, é possível que as entidades representadas no painel façam sugestões de atualização.

O processo para isso envolve duas etapas:

1. Ser verificado como representante autorizado da entidade

Ou seja, não basta ser um fã – você precisa ser um representante autorizado para sugerir alterações nos dados do painel.

O processo para isso é o seguinte:

  1. Faça login na sua conta Google e acesse a Pesquisa.
  2. Em seguida, faça uma pesquisa pela entidade que você representa.
  3. Localize o Painel de informações e clique em Reivindicar Painel de informações.
  4. Revise as informações.
  5. Para ser verificado, você precisa fazer login em um dos sites ou perfis oficiais listados, por exemplo: YouTube, Google Search Console e outros.
  6. Após isto, você é autorizado pelo Google.

2. Sugerir alterações

  1. Faça login na conta Google associada à sua entidade e acesse a Pesquisa.
  2. Em seguida, ative a Atividade na Web e de apps.
  3. Pesquise pela entidade que você representa e localize o Painel de informações.
  4. Na parte superior, clique em Sugerir uma alteração. Se esta opção não aparecer, isto significa que o Google não reconhece seu endereço de login como representante verificado da entidade.
  5. Clique nas informações que você deseja atualizar. Se tiver várias sugestões, envie feedback para cada item, separadamente.
  6. Na caixa de resposta você precisa escrever a sugestão de alteração e argumentar porque a sugestão deve substituir o conteúdo existente. Se existirem fontes na internet que confirmem a validade das suas sugestões, inclua as URLs.
  7. Finalmente, clique em Enviar.

Você pode sugerir alterações para diversos itens como imagens em destaque, título, subtítulo, descrição, perfis sociais e muito mais.

Mas talvez nenhum painel de conhecimento esteja sendo exibido para sua marca. Neste caso, surge a pergunta: “o que preciso fazer para aparecer no painel de informações?”

Como aparecer no painel de informações

Sua entidade não aparece no painel de informações? Se ainda não, é provável que o Google não tenha reunido informações confiáveis suficientes para gerar um painel para você.

Assim, para aparecer no painel de informações você precisa expandir sua presença e aparecer nas fontes utilizadas pelo Google para criar estes resultados.

Ter uma página em plataformas como LinkedIn e IMDb (dependendo de sua área de atuação) é uma das maneiras de ajudar o Google a encontrá-lo e criar um painel para você. Mas, vá além de apenas possuir um perfil nestas páginas – mantenha-o sempre atualizado.

Mas o grande destaque entre as fontes do Google é o Wikipedia. Um estudo aponta que mais da metade das citações do painel de informações, na maioria dos países, é extraída da enciclopédia colaborativa. Portanto, se sua entidade não está no Wikipedia, o que acha de criar uma página dedicada? Mas cuidado para não investir tudo aqui. Afinal, se por acaso sua página no Wikipedia for excluída é provável que seu gráfico de informações também desapareça.

Outra forma de instruir o Google a criar um painel para sua entidade é ser citado em sites de referência e confiáveis no seu ramo de atuação.

No caso de empresas locais, o recurso Google Meu Negócio é de grande ajuda para aparecer em destaque no painel lateral.

Ter uma conta de marca Google também é importante. Uma conta de marca é diferente de uma conta padrão do Google. Por exemplo, é possível que uma conta de marca seja administrada por várias contas de usuário, compartilhando direitos administrativos. E, claro, atualize sua conta de marca com informações detalhadas e de qualidade.

Mas nem só de referências de terceiros vive o painel de informações. Seu site também é útil neste processo.

Como seu site pode ajudar

O Google depende de fontes confiáveis para apresentar os dados neste painel lateral. E a boa notícia é que o seu site pode ajudar a fornecer dados precisos sobre a entidade.

Portanto, vale a pena investir tempo e esforço para preparar seu site como uma fonte de informações confiáveis para o Google.

Mas, como fazer isso?

Uma das maneiras é utilizar dados estruturados do schema.org. Com este esquema de marcação de dados, você consegue marcar e estruturar suas páginas de forma organizada. Daí fica mais fácil para os buscadores entenderem cada conteúdo presente no seu site. Esta organização é ponto positivo para você!

Outra dica é caprichar na página “Sobre nós”. Mas não se limite apenas a dizer quem é e o que faz. Aproveite esta página para destacar seus prêmios, entrevistas, selos e certificações. De fato, todos estes elementos reforçam sua autoridade e aumentam as chances de ser destaque em um painel de conhecimento.

Atualizar o painel de informações

Como já mencionamos, o Google crie e atualiza os dados do painel de informações com base no conteúdo publicado por suas fontes.

Mas isso não significa que você precisa ficar de braços cruzados. De fato, nenhuma estratégia de marketing é bem-sucedida se não for otimizada o tempo todo.

No caso do Painel de Informações, depois de reivindicar uma entidade, basta clicar no link Feedback no rodapé do painel para sugerir edições nos dados da caixa informativa. Portanto, faça isso quando notar alguma informação errada ou quando algum dado for atualizado.

Sem dúvida, estes são passos válidos para manter uma presença marcante no painel de informações exibido pelos buscadores. De fato, uma maneira excelente de atrair a atenção do seu público.

E por falar em atrair a atenção, você sabe como aparecer nos anúncios do Google? Confira como funciona o Google Ads.